Comparativo mostra as áreas com maior volume de recursos e projetos aprovados pela CAPES e o CNPq entre 2011 e 2018.

Em termos de volume de projetos e recursos a CAPES e o CNPq lideram os investimentos em pesquisa e servem como referência para outras agências de fomento. Muito além da curiosidade, o objetivo deste levantamento é compreender quais áreas estão recebendo mais oportunidades de pesquisa nas universidades brasileiras.

No Brasil, o financiamento é fornecido por diversas instituições como a CAPES, CNPQ, BNDES, as FAPS, FINEP e FNDCT. Além disso, há um pesado investimento privado por parte de empresas com a finalidade de impulsionar a inovação e que representa 50% de todo investimento nacional. Em contrapartida, algumas universidades possuem os seus próprios fundos de apoio à Pesquisa e Desenvolvimento.

As 05 grandes áreas mais financiadas no Brasil

No gráfico abaixo utilizamos como base os dados do Mapa de Investimentos da CAPES e do CNPQ para observar o número de projetos financiados por estas instituições, divididos em 05 grandes áreas: Ciências da Natureza, Engenharia e Tecnologias, Ciências da Saúde, Agricultura e Ciências Sociais.

Número de projetos aprovados individualmente pela CAPES e CNPq:

CAPES

Engenharias: 18.478
Ciências Naturais: 43.788
Ciências da Saúde: 17.829
Agricultura: 8.281
Ciências Sociais: 1.614

CNPQ

Engenharias: 29.419
Ciências Naturais: 78.076
Ciências da Saúde: 31.323
Agricultura: 13.020
Ciências Sociais: 3.133

Cortes no orçamento e alternativas de financiamento

Entre 2018 e 2019 os cortes no orçamento de pesquisa da CAPES e do CNPq ultrapassaram dois bilhões de reais. Como já foi dito, entre 2017 e 2018, 50% dos recursos investidos em pesquisas no Brasil vieram de fontes públicas, a outra metade foi proveniente de fontes privadas e internacionais. A tendência é que a iniciativa privada e as organizações internacionais assumam a maior parte dos investimentos, de modo que os pesquisadores e as Instituições de Ensino Superior terão que se adaptar à nova realidade.

Aqui na Mettzer temos ajudado dezenas de instituições a melhorar os seus resultados de pesquisa, com soluções para Busca de Editais, Gestão de Editais e Projetos, Gestão do Conhecimento, Desenvolvimento de Pesquisas e Metodologias para captação de recursos e engajamento dos pesquisadores. Conheça o nosso trabalho em https://www.mettzer.com/universidade.

Espero que este post contribua com o planejamento e a captação de recursos na sua instituição.

Até a próxima!