Entenda como fazer a bibliografia de acordo com as normas da ABNT

compartilhe

A bibliografia é o conjunto de pesquisas que você deve usar para fazer a fundamentação teórica do trabalho.

Publicado por Naina Tumelero em 09 de agosto de 2019. | Atualizado em 18 de outubro de 2022.


Sumário

  1. Mas, afinal, o que é bibliografia?
  2. Por que usar bibliografia no trabalho acadêmico?
  3. Como fazer a bibliografia do seu trabalho acadêmico
  4. Como pesquisar a bibliografia do seu trabalho de faculdade?
  5. Onde pesquisar a bibliografia do seu trabalho?
  6. A Mettzer também pode te ajudar na pesquisa de novas bibliografias

Você precisa pesquisar bibliografias para seu trabalho acadêmico e não sabe por onde começar?

Pois então chegou no lugar certo. Esse artigo vai te explicar o que é e como pesquisar a bibliografia, além de te mostrar como você deve formatar nas normas da ABNT.

Se você seguir todas as nossas dicas, garanto que o caminho vai ser bem mais fácil, ok?

A boa notícia é que você pode contar com a ajudar de algumas ferramentas nesse caminho. Eu conto tudo no post. Vem ver 🙂

Mas, afinal, o que é bibliografia?

Para começar, o primeiro passo é entender o conceito de bibliografia.

De forma geral, a bibliografia é o conjunto de fontes de pesquisas que as pessoas devem usar para desenvolver a fundamentação teórica de seu trabalho acadêmico.

Você já deve saber, mas a fundamentação teórica – que também pode ser chamada de revisão bibliográfica, referencial teórico, revisão de literatura – é a revisão das pesquisas e das discussões de outros autores sobre o tema do trabalho. Ou seja: é a contribuição das teorias de outros autores para a sua pesquisa.

Sendo assim, a bibliografia é o conjunto dessas fontes de pesquisas sobre as quais se desenvolve a discussão do tema do trabalho.

Então, a bibliografia compreende o produto de fontes de pesquisa, que podem ser livros, revistas científicas e artigos científicos, por exemplo.

Por essa razão, a bibliografia remete à lista de referências bibliográficas do trabalho, que é a listagem de identificação de cada uma das fontes de pesquisa que constitui a bibliografia.

Ou seja, a lista de referências bibliográficas é o local em que você deve identificar todas as bibliografias que você usou, a partir de elementos como pessoa autora, título, local, edição, editora e data de publicação.

Por que usar bibliografia no trabalho acadêmico?

Mas, você sabe por que é necessário desenvolver a bibliografia no seu trabalho acadêmico?

Bom, a resposta é simples. O melhor jeito de dar embasamento teórico para a própria ideia em um trabalho é buscar referências de outras pessoas que já escreveram sobre aquele assunto.

E tudo começa a partir de uma boa pesquisa bibliográfica. Que consiste na coleta de fontes de pesquisa confiáveis e na análise de cada conteúdo.

Quer dizer, é a partir das teorias de outras pessoas que você poderá provar que a fundamentação do seu trabalho tem embasamento e respaldo teórico de outros estudos.

É aqui que entram as citações e as referências. Já que você vai usar as fontes de pesquisa primeiro a partir das citações e, no final, nas referências bibliográficas.

Afinal de contas, para utilizar conceitos e teorias de outras pessoas autoras, você precisa referenciá-los para dar os devidos créditos. Entendeu?

Sem as citações e as referências bibliográficas é como se você estivesse se apropriando das ideias que não são suas e isso caracteriza plágio.

Além do mais, mesmo nas dissertações e nas teses (que as pessoas já têm maior autonomia teórica), a bibliografia é um requisito obrigatório para o trabalho.

Como fazer a bibliografia do seu trabalho acadêmico

Agora que você já sabe o que é a bibliografia e a importância de desenvolvê-la no seu trabalho acadêmico, vamos à pergunta que vale ouro: como fazer a bibliografia do trabalho?

Vamos lá. Tentei sistematizar em três passos principais. Mas já vou logo te avisando que não são passos simples.

Mas tenha em mente que se você conseguir seguir o passo a passo, o desenvolvimento de sua bibliografia vai parecer muito mais fácil.

Faça a pesquisa bibliográfica

O primeiro passo é realizar a pesquisa bibliográfica. É a partir da pesquisa você vai coletar as fontes de pesquisa que serão necessárias para o desenvolvimento do seu trabalho.

Para fazer essa pesquisa, você já vai ter que ter muito bem delimitado o tema, os objetivos e o problema de sua pesquisa científica. Eu costumo dizer que esses itens são a lente através da qual você vai conseguir ver o seu trabalho.

Afinal de contas, antes de iniciar a procurar, você precisa saber o quê você está procurando, certo? 🙂

Você também deve buscar por fontes de pesquisa confiáveis e que sejam atuais.

Desenvolva o referencial teórico

Eu poderia dizer que o próximo passo é desenvolver o referencial teórico. Mas a verdade é que esses dois passos são feitos quase ao mesmo tempo.

Enquanto você está pesquisando as fontes de pesquisa, o referencial teórico também já está se desenvolvendo. A construção é bastante simultânea: você encontra fontes de pesquisas e vai construindo a compreensão sobre a teoria de outros autores.

O passo fundamental aqui é, em termos mais simples, escrever o referencial teórico.

Estruture as referências bibliográficas

Talvez você já saiba mas, assim como as citações, espaçamento e margens do trabalho, as referências bibliográficas também devem seguir as normas da ABNT.

A formatação correta das referências nas normas da ABNT garante que o seu trabalho está respeitando os direitos autorais das pessoas autoras.

De fato, esse não é um passo muito simples. Mas você pode usar o gerador de referências gratuito da Mettzer.

É só incluir os dados da fonte de pesquisa e o gerador te apresenta a referência prontinha 🙂

Além do mais, você pode usar o seguinte resumo:

referências bibliográficas
referências bibliográficas

Como pesquisar bibliografia confiável do seu trabalho de faculdade?

Tudo bem, você deve estar pensando: ok, já sei o que é uma bibliografia, mas como pesquisar para seu trabalho?

Estou aqui para isso. Mãos à obra.

Delimite a metodologia da sua pesquisa

É importante que, antes de começar a sua bibliografia, você tenha muito bem delineado o tema, o problema de pesquisa, os objetivos e a metodologia do seu trabalho.

Esses elementos direcionam o olhar da sua pesquisa e indicam o que você deve pesquisar.

Saiba o que você está buscando

Isso pode parecer um pouco confuso. Mas existe uma forma objetiva de fazer isso: delimitando as palavras-chave da pesquisa.

Você pode começar de maneira mais ampla, como por exemplo “pesquisa acadêmica”, e ir refinando para “metodologia da pesquisa acadêmica”.

Quanto melhor for a sua delimitação, mais encontrará fontes específicas sobre seu tema, e menor será a chance de fugir do assunto.

Tome cuidado com os materiais da internet

Tome cuidado com as ferramentas de pesquisa de internet. Limite as consultas aos sites de instituições conceituadas, como instituições de ensino e de pesquisa.

Evite pesquisa em conteúdos de opinião e em artigos da wikipédia. Apesar de ser uma fonte de pesquisa colaborativa, o controle de veracidade e de qualidade do conteúdo não é tão rigoroso.

Enfim, tome cuidado para não espalhar fake news ou informações de site de credibilidade questionável.

Diversifique sua pesquisa

Não tem jeito. Os livros ainda são o tipo de fonte de pesquisa mais confiável que existe. Isso não vai mudar.

Mas não é a forma mais acessível e democrática do mundo. Afinal de contas, alguns livros são caros ou difíceis de se encontrar em bibliotecas e livrarias.

Por isso, você também pode pesquisar em outros tipos de materiais, como revistas científicas, periódicos e diretórios acadêmicos, como, por exemplo, DOAJ, Latindex, Redalyc, Scopus e Ulrichs Web.

Além do mais, as dissertações e as teses também podem trazer contribuições confiáveis e importantes sobre os temas.

Ao reunir todo esse material, você vai conseguir apresentar os conceitos centrais da sua pesquisa, sob a ótica do que já estava sendo pesquisado por outros autores.

Onde pesquisar a bibliografia do seu trabalho?

Para fazer sua pesquisa, principalmente online, você pode começar nos seguintes lugares:

Bibliotecas online

Muitas vezes esquecemos de utilizar as bibliotecas online das universidades, mas elas são ótimos lugares para encontrar fontes de pesquisa tais como dissertações, teses e resenhas.

A melhor parte é que você pode encontrar os materiais nas prateleiras das bibliotecas, mas no repositório online também.

Além disso, você pode pesquisar em bibliotecas online como a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD.

Google Acadêmico

Imagine uma versão do Google que considera como resultados apenas acervos de revistas acadêmicas, organizações profissionais, repositórios de universidades e de outras entidades acadêmicas.

É assim que funciona o Google Acadêmico. Quer dizer, existe um filtro nos resultados, para que apareçam apenas conhecimentos científicos como resultados.

Além do mais, definem-se as posições nas páginas de resultados conforme o número de citações que cada publicação recebeu.

SciELO

A SciELO funciona como uma base de dados, que abrange uma coleção de periódicos científicos brasileiros e outras publicações acadêmicas.

O  principal objetivo da SciELO é desenvolver uma metodologia padrão para a preparação, o armazenamento, a disseminação e a avaliação da produção científica em formato eletrônico. 

Para isso, a SciELO fornece acesso completo às coleções de títulos em série e aos textos completos dos artigos. Diferente do Google Acadêmico que apenas lista artigos científicos com critérios próprios.

O acesso aos artigos está disponível através de índices e de formulários de pesquisa.

A plataforma conta atualmente com cerca de 600 mil artigos e mais de mil periódicos. Mas todos os meses a plataforma se atualiza e publica milhares de textos.

Então, com o avanço das atividades, incorpora-se novos títulos de periódicos regularmente à coleção da biblioteca. Isso amplia muito as possibilidades de pesquisas dos estudantes.

Scopus

O Site da editora Elsevier concentra a maior base de dados de artigos científicos, revistas e livros.

Além disso, o site possui um mecanismo de busca com uma série de filtros que ajudam o estudante na hora da procura por documentos relevantes.

A Mettzer também pode te ajudar na pesquisa de novas bibliografias

Pois bem. Agora você já sabe o que é uma bibliografia, pode começar a fazer no seu trabalho.

Mas preste atenção: você precisa ter cuidado com a confiabilidade e a veracidade das informações que você encontrar pela internet. Imagina só usar fake news no seu referencial teórico, né?

É por isso que você precisar otimizar sua pesquisa para acessar apenas resultados de fontes de pesquisas confiáveis. Certo?

Ótima notícia: eu tenho a solução para isso. A Mettzer pode te ajudar.

A Plataforma da Mettzer une duas características fundamentais para desenvolver pesquisas: facilidade no acesso e segurança das informações.

Isso porque, através do Hub da Mettzer, é possível procurar bibliografias  e referências bibliográficas para usar como fonte de pesquisa.

Para pesquisar no Hub, você precisa digitar as palavras-chave sobre o tema que você quer pesquisar. Assim como uma pesquisa no Google.

Pronto! Nós te apresentamos uma lista de trabalhos sobre esse tema para te ajudar.

Muito além da facilidade de pesquisar, todos resultados da Mettzer são trabalhos construídos na própria plataforma. Quer dizer, você pode confiar.

E a melhor parte: o Hub da Mettzer é completamente livre e gratuito. Você pode usar e pesquisar quantas vezes quiser. Sem pagar nada 🙂

Além disso, a plataforma da Mettzer é integrada ao Google Books. Então, você pode simplesmente pesquisar pelo nome da pessoa autora ou título do livro no gerador de referências.

Nós encontramos o livro na base de dados e gerados a referência conforme as normas da ABNT. Como de costume, de forma automática.

É que, não sei se você já sabe, mas o editor de texto da Mettzer formata todo trabalho de forma automática nas normas da ABNT.

Faça um teste gratuito por 7 dias. E nem precisa cadastrar o cartão para experimentar 🙂

mettzer
compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade