Podcast – Cientista também é inusitada com Márcia Barbosa

|
Tempo médio de leitura: 2 minutos
5
(1)

A convidada da semana do nosso Podcast acumula muitos prêmios individuais na ciência, mas sua cereja do bolo é, na verdade, um processo de construção e de interesse coletivo: seu grande sonho é ver muito mais mulheres no mundo científico e acadêmico <3

Márcia Barbosa é uma das 20 mulheres mais poderosas do Brasil, pela Revista Forbes. É professora de física da UFRGS, membra da Academia Mundial de Ciências e diretora da Academia Brasileira de Ciências. 

Possui graduação, mestrado e doutorado em Física pela UFRGS. Atua tanto nos estudos sobre o uso de anomalias da água para processos físicos e biológicos, quanto nos estudos sobre questões de gênero.

Por suas conquistas científicas e por sua luta para mais mulheres sejam protagonistas na ciência,  Profa. Márcia foi contemplada com os prêmios: Loreal-Unesco de Mulheres e Medalha Nicholson da American Physical Society. 

Consegue imagina o Currículo Lattes dessa pesquisadora?

A menina que, guiada pela curiosidade, criou uma pipa de plástico para aguentar a chuva, tornou-se uma das mulheres que mudou o mundo com a ciência segundo a ONU Mulheres, a partir de sua pesquisa para tentar descobrir, dentro das diversas propriedades, como é possível termos mais água limpa. 

Essa é a parte mais bonita da ciência: quando é colocada na prática e muda a vida real das pessoas 🙂

Hoje em dia, Profa. Márcia se enxerga como uma ponte para valores fundamentais, como democracia, diversidade e igualdade, muito além dos conhecimentos científicos.

Esse papo dá um quentinho no coração, uma sensação de coisas boas estão por vir. Para ouvir é só entrar nesse link e apertar o play 🙂

O que você achou disso?

Mande corações

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.