A conversa especial do podcast da semana é com Sylvia Affonso que é graduada em Biologia, pesquisadora e mestranda em Psicobiologia 🙂
Desenvolve pesquisa especialmente sobre marcadores genéticos que podem nos avisar com antecedência se a pessoa vai sofrer de Sacorpenia (que é a perda muscular). Mas também estuda sobre dança, sobre mindfulness e sobre “dançar a ciência“.
É voluntária do projeto de saúde mental “Dragon Café” em Londres e Proesq/Unifesp e divulgadora científica em Parceria com o Instituto Brasileiro de Estudos em Apoio Comunitário (IBEAC) com as Mães Mobilizadoras do território de Parelheiros.
No podcast, Sylvia fez uma reflexão muito interessante sobre a comunicação e o engajamento da ciência com a sociedade.
Ela nos lembrou que nossa área acadêmica é baseada num processo de escrita e de comunicação do final do Séc. XVIII e do começo do Séc. XIX. Só que esses processos não funcionam mais!
Por isso, entende que a gente precisa acelerar o processo de mudança e aceleração da forma de comunicar e fazer ciência. Tudo a ver com a Mettzer né?
Eu sei que somos suspeitos, mas tá incrível! Corre pra ouvir!
Pesquisadora. Mestra em Direito pela UFSC. Acredita que conhecimentos acadêmicos só servem se ultrapassarem os muros das universidades e que conhecimento bom é conhecimento compartilhado e construído por todas as pessoas.