Veja como vender cursos In-Company

compartilhe

À proporção que aumenta a necessidade das empresas serem mais competitivas e avançarem em produtividade e resultados, aumenta também a oportunidade para instituições e profissionais que oferecem os cursos in-company, a educação corporativa a distância ou em modelos mistos (blended learning), os projetos de coaching, dentre outras modalidades de ensino e aprendizagem que visam capacitar colaboradores de modo alinhado com os objetivos de um negócio.

Nesse cenário de muita oferta e procura, a sua IE de educação corporativa precisa de diferenciais na forma de atuação. Mais do que isso, precisa fazer com que esses diferenciais sejam notoriamente conhecidos pelo seu público de interesse, e que esse público (no caso, outras empresas) seja convencido da sua excelência e dos resultados que seu trabalho é capaz de trazer.

Neste post, traremos algumas dicas sobre como evidenciar seus diferenciais em treinamento corporativo e vender mais cursos in-company.

Atenção às práticas de cursos in-company

Antes de mais nada, a sua IE de coaching e educação corporativa precisa estar atenta às práticas de vendas B2B (de empresa para empresa), que são diferentes de quando se vende para o consumidor, o cliente final.

As vendas B2B possuem tickets médios maiores, envolvem uma série de fatores e critérios, e de gente que precisa ser convencida, até a tomada de uma decisão de compra.

Por isso, a venda de cursos in-company torna-se mais complexa, desde a etapa de prospecção.

Força em prospecção

É muito raro encontrarmos um time comercial com um número adequado de prospecções que possam resultar nas metas de vendas estabelecidas. Dentro do segmento de cursos in-company e educação corporativa, em geral, isso não é diferente.

Para sua IE de treinamento corporativo reverter o cenário de baixa prospecção, é fundamental aliar ações digitais às ações mais tradicionais, tais como a participação em feiras e eventos sobre empreendedorismo, coaching e educação corporativa, o uso do telefone para início de uma venda consultiva, as visitas presenciais a empresas, os pedidos de recomendações e referências de empresas que você já atende às empresas prospectadas etc.

Trabalhe conteúdos próprios e inovadores

Um importante diferencial observado por empresas na busca por cursos in-company é avaliar se a sua IE não apenas replica teorias, métodos e conhecimentos já existentes.

Quando você investe no desenvolvimento autoral de soluções de aprendizagem e conteúdos relacionados, sua instituição mostra maior propriedade sobre sua área de atuação, além de evidenciar a capacidade de produzir soluções personalizadas e inovadoras aos seus clientes.

Nesse contexto, a educação corporativa que oferece somente bons facilitadores, mesmo que alinhados ao discurso corporativo, ficam para trás.

Diversifique sua atuação

Trabalhar a diversificação de atuação dentro de uma área tão ampla como a educação corporativa é um diferencial importante para quem busca vender mais cursos in-company, dentre outras modalidades de serviços de consultoria e treinamento corporativo.

Segmente sua atuação, de forma que seja pautada por objetivos-chave e verticais de mercado. Demonstre que você tem projetos específicos e customizáveis para a indústria, para o varejo, para empresas de tecnologia, para empresas que vendem para outras empresas, para empresas que vendem somente para pessoas físicas, por exemplo.

Deixe claro que você guia cada projeto por objetivos principais, tais como vendas, gestão financeira, re-design de estratégia, RH, capacitação e motivação de equipe etc.

Sinta as “dores” do seu cliente

Esta é outra importante dica de como vender educação corporativa. Você ganha em competitividade sobre sua concorrência quando vai além da simples implementação de cursos in-company, apresentando um projeto mais amplo, que prevê um bom período de imersão na empresa a qual irá prestar serviços. Assim, você vai entender com maior nível de profundidade e sentir as verdadeiras dores do seu cliente. Então, a cada passo certo dado rumo a um objetivo, ou a cada definição estratégica que, na prática, não deu certo, sua IE deve estar presente, disponível e com o sentimento de que cada vitória ou percalço também é seu.

Essa postura, além de gerar empatia e consequente facilidade para desenvolver um bom trabalho de educação corporativa, também ajudará em sua estratégia de posicionamento junto ao mercado, além de estimular recomendações e o alcance espontâneo de suas ações.

Invista em marketing educacional

Há uma série de outras recomendações para quem quer vender cursos in-company e outras modalidades de educação e treinamentos corporativos. Porém, deixamos para o final uma das mais importantes, e na qual podemos te ajudar: o marketing educacional.

Já mencionamos aqui prospecção, diferenciais nas práticas para vendas B2B, posicionamento, atenção ao conteúdo… tudo isso pode ser trabalhado dentro de uma estratégia de marketing educacional.

O trabalho de marketing educacional para empresas e especialistas em cursos in-company ajuda a mostrar para um público qualificado todo o trabalho relevante já desenvolvido, além de orientar sobre mudanças simples, até ações mais complexas, capazes de fazer com que você venda mais e melhor.

Quer saber como isso é possível, e de um jeito adequado à sua realidade de investimentos? Então entre em contato conosco.

 

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade