Os benefícios de configurar a monografia enquanto escreve

Compartilhe esse post:

Você já teve que formatar um trabalho nas normas ABNT? Se a resposta for sim, fez isso enquanto escrevia o material ou deixou para configurar tudo depois?

Muitos alunos preferem escrever todo o conteúdo da monografia para depois adequá-la às normas ABNT, mas essa não é a melhor estratégia a ser utilizada, pois favorece o surgimento de erros de formatação, exige mais atenção e cuidado com a revisão do trabalho, consome mais tempo para terminar o projeto, entre outras desvantagens.

Neste post, vamos mostrar que a melhor opção é fazer a formatação da monografia à medida que a escreve, pois isso traz alguns benefícios para o autor do trabalho e vamos abordar quais são essas vantagens nos parágrafos abaixo.

Facilita a organização

Quando você escreve sua monografia já de acordo com as normas ABNT, fica mais fácil visualizar todas as partes que compõem o trabalho e assim dividir o projeto todo em pequenas tarefas que vão tornar mais fácil sua realização.

A ABNT possui uma padronização que separa a monografia em elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais e, dentro de cada um destes elementos, você encontra os itens que os constituem. Por exemplo: dentro dos elementos pré-textuais, temos a capa, a folha de rosto, a ficha de aprovação, o resumo, etc.

Quando você já segue essa padronização desde o início da elaboração da monografia, fica mais fácil visualizar tudo o que você terá que escrever até finalizar o trabalho e poderá usar essa divisão proposta pelas normas para criar um cronograma de tarefas e também fazer o acompanhamento e controle do desenvolvimento do seu TCC.

Ajuda a evitar plágio

Um dos aspectos mais importantes e mais sensíveis da elaboração de uma monografia é o embasamento teórico utilizado pelo aluno, que é reforçado por citações ao longo de todo o texto.

As citações contribuem para a explicitação das referências teóricas utilizadas no trabalho e introduzem os autores que serviram de base para a construção da monografia.

Porém, quando as citações diretas não são corretamente referenciadas de acordo com as normas ABNT, o aluno corre o risco de cometer plágio por utilizar a obra de outro autor sem dar seu devido crédito, o que pode invalidar todo o TCC e garantir sua reprovação, além de acarretar ainda outros problemas.

Essa situação se torna mais provável de ocorrer quando você deixa para formatar tudo no final, pois corre o risco de se esquecer de algumas das citações utilizadas, que podem passar a ser consideradas plágio.

Contudo, esse tipo de problema pode ser evitado se você estiver escrevendo sua monografia nas normas ABNT desde o início, pois assim você se certifica de referenciar todas as citações corretamente à medida que as vai inserindo no texto.

É menos trabalhoso

Imagine que você terminou de escrever todo o seu trabalho, finalmente acabou o TCC e agora pode descansar um pouco, certo? Errado! Quando você deixa para formatar a monografia no final, ainda há muito trabalho pela frente depois de finalizar a parte textual do TCC.

Já quando você se preocupa em aplicar as normas ABNT desde cedo, todo esse trabalho extra é evitado, pois você estabelece um padrão de formatação no começo do seu trabalho e só precisa segui-lo até o final.

Ou seja, ao terminar de redigir o conteúdo da monografia, você terá de fato terminado o trabalho porque não terá que revisar todo o TCC apenas para adequá-lo às normas.

Simplifica a revisão

Como abordado no item anterior, a tarefa de revisar a monografia fica muito mais simples quando você já escreve seu trabalho no formato estabelecido pelas normas ABNT.

Ao produzir o conteúdo do seu TCC no formato adequado, você garante que a revisão do trabalho se restringirá apenas à procura por erros pontuais e não será preciso editar a monografia toda novamente para colocá-la nos padrões ABNT.

Isso evita que você tenha que ficar identificando cada elemento do seu trabalho e encontrar sua devida norma de formatação, tais como citações diretas curtas e longas, notas de rodapé, utilização de imagens, etc, facilitando muito o processo de revisão.

Economiza tempo

Como já deve ter ficado claro até aqui, configurar sua monografia desde cedo facilita sua produção em diversos aspectos e a soma de todos esses benefícios faz com que você ganhe muito tempo na elaboração do trabalho.

Ao permitir uma melhor organização do projeto, evitar erros que podem resultar em plágio e simplificar o trabalho de escrever e revisar a monografia, você estará economizando muito tempo que seria desperdiçado na realização de todas essas tarefas extras, te deixando assim livre para focar em outras atividades, como matérias que você ainda precisa eliminar, estágio, etc.

Para tornar todo este processo ainda mais simples e ganhar tempo de verdade, você pode utilizar o Mettzer, o editor de texto online que já formata seus trabalhos nas normas ABNT de forma automática!

E o Mettzer ainda possui diversas outras funcionalidades que tornarão a produção da sua monografia mais fácil, como salvamento automático, acesso remoto e a possibilidade de receber orientação do seu professor à distância.

Resumo
Descrição
Neste post, vamos mostrar que a melhor opção é fazer a formatação da monografia à medida que a escreve, pois isso traz alguns benefícios para o autor do trabalho.
Autor
Publicador
Mettzer

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.