Como escolher uma consultoria em gestão da produção acadêmica

Compartilhe esse post:

A gestão eficiente da produção acadêmica é uma das grandes cartas na manga para instituições de ensino superior que buscam ter bons indicadores que as destaquem nos processos avaliativos conduzidos pelo MEC e seus órgãos reguladores.

Além disso, uma boa gestão do conhecimento permite a evolução concreta e mensurável nos processos internos de uma universidade, otimizando o trabalho de colaboradores administrativos e do corpo docente.

Ainda: fazer a gestão adequada da produção acadêmica e de um saber científico socialmente relevante pode levar uma IES a um novo patamar de posicionamento no segmento educacional, fazendo com que ela se destaque diante da concorrência, sem a necessidade de investimentos pesados para atrair e reter mais alunos.

Porém, realizar uma gestão do conhecimento científico que traga grandes resultados para uma IES nem sempre é tarefa das mais simples.

Em um cenário onde as mudanças são velozes, com novas exigências protocolares, novas ferramentas tecnológicas surgindo e o nível de competitividade cada vez mais elevado, acompanhar tudo isso pode ser bem complexo.

Nesse contexto, surge o papel da consultoria em gestão da produção acadêmica.

Neste post, traremos dicas para a sua IES escolher a melhor consultoria para gestão da produção acadêmica, conforme as suas necessidades.  

Observe o nível de atenção e disposição à imersão

Ao buscar por uma parceria que apoie o trabalho em gestão do conhecimento acadêmico, observe, desde o início, o nível de atenção e cuidado com que você é recebido, independentemente do meio de abordagem (presencial, por telefone, e-mail, web chat etc.).

O preparo de uma consultoria para te atender já começa a se manifestar aí.

Uma boa consultoria deverá lhe fazer uma série de perguntas para começar a desenhar um plano específico para as suas necessidades.

Também irá prever no planejamento de trabalho um período de imersão na sua instituição de ensino, não necessariamente em formato presencial, mas buscando conversar e entender a realidade de diferentes profissionais que estejam, direta ou indiretamente, ligados à gestão da produção acadêmica.

Nesse contexto, a consultoria em gestão do conhecimento acadêmico deverá envolver, além de gestores e coordenadores de curso, membros do corpo docente, assessoria de comunicação, colaboradores administrativos e alunos, para definir um plano de ações estratégicas.

Experiência em educação é fundamental

O segmento educacional exige conhecimentos específicos que, geralmente, não fazem parte do contexto comum a empresas de outros setores.

Ou seja: a gestão do conhecimento em uma indústria de automóveis, por exemplo, é muito diferente das necessidades que uma universidade apresenta nesse tipo de trabalho.

Uma consultoria capaz de apoiar a gestão do conhecimento em uma IES deve ter experiência prévia em educação.

Isso pode ser observado com a análise de cases prévios de sucesso e com o envolvimento dessa consultoria na promoção de programas de desenvolvimento direcionados a instituições de ensino, por exemplo.

Ter ferramentas próprias para gestão é um diferencial

A tecnologia é aliada fundamental para realizar uma melhor gestão da produção acadêmica, pois esse trabalho exige um controle muito preciso de um grande volume de informações.

Ferramentas de gestão vão facilitar a integração dessas informações, bem como sua padronização e consulta mais ágil.

Consultorias que investem em ferramentas próprias de gestão da produção acadêmica acabam oferecendo um serviço mais eficiente (pelo total controle que possuem sobre a própria solução) e abrangente, já que podem apoiar tanto o planejamento, quanto o acompanhamento e a execução em si do trabalho de gestão.

Nós da Ensino Privado desenvolvemos o Mettzer como ferramenta de apoio à gestão da produção acadêmica, com todas as funcionalidades em tecnologia necessárias para alcançar excelência em gestão do conhecimento científico.

Também somos a consultoria ideal para uma instituição de ensino em busca de melhores resultados, não só em gestão do conhecimento científico, como também em suas estratégias de comunicação e marketing para posicionamento, atração e retenção de alunos.

Resumo
Artigo
Como escolher uma consultoria em gestão da produção acadêmica
Autor
Publicador
Ensino Privado

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.