Como escolher uma consultoria em marketing educacional

Compartilhe esse post:

Diante da concorrência cada vez mais agressiva no segmento, uma instituição de ensino precisa, necessariamente, focar energias em marketing educacional. Porém, realizar um trabalho estratégico de marketing voltado à educação não é tarefa das mais simples.

Muitas vezes, mesmo uma IE que já conta com um profissional de marketing em seu quadro de colaboradores encontrará dificuldade para que esse profissional, sozinho, dê conta de todo o planejamento, execução e acompanhamento das ações previstas.

Por isso, contar com uma consultoria especializada em marketing educacional torna-se um diferencial importantíssimo nesta verdadeira disputa com outras IEs por maior captação, retenção e fidelização de alunos, uma “arma secreta” para garantir que as melhores práticas em marketing educacional sejam realizadas.

Mas como escolher uma consultoria em marketing educacional? Quais os critérios de escolha e os diferenciais que você deve observar para contratar o melhor serviço de consultoria em marketing educacional? O objetivo deste post é te ajudar nisso.

Atendimento

Perceba desde o início como você é atendido pela consultoria. Observe critérios como cuidado, atenção, a quantidade de perguntas feitas a você para entender mais profundamente sobre quais são as dores da sua IE, e também para alinhar as expectativas com a contratação desta prestação de serviços.

Note também se o discurso da consultoria é realista. Quem tenta te vender o céu, com promessas de resultados incríveis do dia para a noite, sem mal conhecer a realidade do seu negócio, possivelmente só está querendo o seu dinheiro.

Especialidade da agência

Há milhares de agências de marketing espalhadas pelo país, mas não são todas cuja especialidade é o planejamento voltado ao marketing educacional.

Há diferenças muito importantes entre o marketing digital comum e o marketing direcionado a instituições de ensino. Nós já falamos um pouco sobre elas neste post e neste outro também. Esse é um aspecto muito importante a ser observado para você escolher a melhor consultoria em marketing educacional.

Cases de sucesso de uma consultoria em marketing educacional

Escolha uma consultoria em marketing educacional que apresente cases de sucesso variados, de preferência com diferentes objetivos de negócio alcançados após o trabalho realizado.

Quando uma consultoria já trabalhou com IEs de diferentes portes, com aquelas que ainda são novas no mercado, e também com outras mais tradicionais, se possui experiência com IEs de cursos in-company, e se apresenta bons resultados para objetivos distintos (sucesso em prospecção, posicionamento, retenção, fidelização etc.), essa consultoria se mostra versátil e com projetos de atendimento customizáveis. Assim, terá mais chances de atender às suas necessidades.

Grau de envolvimento e comprometimento com resultados

Na hora de escolher uma consultoria em marketing educacional, preste bastante atenção sobre o grau de envolvimento e o comprometimento dos consultores com os resultados esperados.

Nem sempre será fácil notar essa característica logo de cara. Porém, já no início do desenho de uma estratégia de marketing educacional específica para a sua IE, procure perceber como a consultoria pretende realizar o acompanhamento e controle das ações previstas.

Busque também por referências de outras IEs que já tenham trabalhado com essa consultoria. Mesmo em um segmento cheio de concorrência, muitos profissionais da área acabam se conhecendo, e podem ajudar com uma boa indicação de quem realiza um trabalho sério.

Possuir ferramentas próprias e disruptivas
Trabalhar estrategicamente o marketing educacional exige o uso de uma série de ferramentas digitais.

Quando uma consultoria investe em ferramentas próprias de trabalho, demonstra entender a real amplitude de uma atuação em marketing educacional, uma maior preocupação em garantir qualidade e segurança do que oferece, em todas as frentes.

Ferramentas inovadoras, disruptivas dentro de um segmento, permitem a execução muito mais assertiva, com resultados robustos e altamente mensuráveis, de cada ação de marketing educacional realizada.

O Mettzer é uma dessas ferramentas disruptivas para o segmento do marketing educacional, pois apoia a captação e retenção de alunos.

Resumo
Artigo
Como escolher uma consultoria em marketing educacional
Descrição
As instituições de ensino precisam focar energias em marketing educacional e a melhor forma de fazer isso é trazer quem entende para ajudar, aprenda escolher o parceiro ideal.
Autor
Publicador
Ensino Privado

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.