Além de incentivar uma produção científica consistente e relevante como forma de cumprir seu papel institucional e contribuir com toda a sociedade, uma universidade deve manter esforços constantes para controlar sua produção de conhecimento.
Neste post, vamos elencar algumas boas razões para a sua IE controlar a produção de conteúdo científico. Ao final, você encontrará uma dica especial que irá facilitar todo esse trabalho. Vamos lá!?
Por que controlar a produção de conteúdo científico?
Toda universidade precisa comprovar, periodicamente, o que seus alunos e corpo docente estão produzindo cientificamente.
Com a Lei Nº 10.861, que regulamentou o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), essa comprovação tornou-se ainda mais criteriosa.
Para que uma universidade permaneça com seus cursos de graduação e pós-graduação credenciados e bem avaliados, controlar a produção de conteúdo científico é indispensável, pois também impacta no RUF.
Também é por meio da comprovação da produção científica que é possível a inclusão e permanência em programas de pesquisa e extensão que oferecem bolsas, como a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).
Em um segmento cada vez mais competitivo, sua IE sai ganhando com esses importantes diferenciais.
Como realizar o controle da produção científica?
Para realizar o controle da produção científica, primeiramente é necessário mobilizar e engajar as pessoas envolvidas direta ou indiretamente na produção de trabalhos acadêmicos e gestão do conhecimento em sua universidade.
Com comprometimento individual e senso coletivo de trabalho, realizar o controle da produção de conteúdo científico será muito mais fácil.
Além do envolvimento e definição de responsabilidades para todos, sua instituição de ensino precisa de um planejamento para controlar a produção de conteúdo científico, com documentações, fluxos de informação e de trabalho, e processos ágeis e inteligentes.
Tecnologia que facilita o controle da produção de conteúdo científico
Controlar a produção de conteúdo científico também exige de uma instituição de ensino superior a aquisição de ferramentas tecnológicas que permitam uma gestão muito mais precisa e eficiente das pesquisas e projetos realizados.
Uma ferramenta como o Mettzer facilita o controle da produção de conteúdo científico, pois é um repositório seguro e completo de conteúdo, que garante um alto nível de padronização e integração de dados. Tudo fica documentado e pronto para consulta.
Se você é gestor ou coordenador de curso de uma instituição de ensino superior, precisa conhecer o Mettzer.
Ele será seu grande aliado para o controle da produção de conteúdo científico e para todas as comprovações necessárias ao MEC e seus órgãos reguladores.
Felipe Mandawalli é Cofundador da Mettzer, empresa de tecnologia para Educação que desenvolve uma plataforma para gestão de pesquisas acadêmicas, que aumenta o faturamento das instituições de ensino superior. A Plataforma compreende soluções para busca de editais de pesquisa, gestão de editais de pesquisa, gestão do conhecimento, um editor de texto online que formata automaticamente os trabalhos acadêmicos nas Normas ABNT e um sistema de orientação online para os professores.