A importância de controlar a produção de conteúdo científico nas instituições de ensino

Compartilhe esse post:

Além de incentivar uma produção científica consistente e relevante como forma de cumprir seu papel institucional e contribuir com toda a sociedade, uma universidade deve manter esforços constantes para controlar sua produção de conhecimento.


Neste post, vamos elencar algumas boas razões para a sua IE controlar a produção de conteúdo científico. Ao final, você encontrará uma dica especial que irá facilitar todo esse trabalho. Vamos lá!?

Por que controlar a produção de conteúdo científico?

Toda universidade precisa comprovar, periodicamente, o que seus alunos e corpo docente estão produzindo cientificamente.

Com a Lei Nº 10.861, que regulamentou o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), essa comprovação tornou-se ainda mais criteriosa.

Para que uma universidade permaneça com seus cursos de graduação e pós-graduação credenciados e bem avaliados, controlar a produção de conteúdo científico é indispensável, pois também impacta no RUF.

Também é por meio da comprovação da produção científica que é possível a inclusão e permanência em programas de pesquisa e extensão que oferecem bolsas, como a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Em um segmento cada vez mais competitivo, sua IE sai ganhando com esses importantes diferenciais.

Como realizar o controle da produção científica?

Para realizar o controle da produção científica, primeiramente é necessário mobilizar e engajar as pessoas envolvidas direta ou indiretamente na produção de trabalhos acadêmicos e gestão do conhecimento em sua universidade.

Com comprometimento individual e senso coletivo de trabalho, realizar o controle da produção de conteúdo científico será muito mais fácil.

Além do envolvimento e definição de responsabilidades para todos, sua instituição de ensino precisa de um planejamento para controlar a produção de conteúdo científico, com documentações, fluxos de informação e de trabalho, e processos ágeis e inteligentes.

Tecnologia que facilita o controle da produção de conteúdo científico

Controlar a produção de conteúdo científico também exige de uma instituição de ensino superior a aquisição de ferramentas tecnológicas que permitam uma gestão muito mais precisa e eficiente das pesquisas e projetos realizados.

Uma ferramenta como o Mettzer facilita o controle da produção de conteúdo científico, pois é um repositório seguro e completo de conteúdo, que garante um alto nível de padronização e integração de dados. Tudo fica documentado e pronto para consulta.  

Se você é gestor ou coordenador de curso de uma instituição de ensino superior, precisa conhecer o Mettzer.

Ele será seu grande aliado para o controle da produção de conteúdo científico e para todas as comprovações necessárias ao MEC e seus órgãos reguladores.

Resumo
Artigo
A importância de controlar a produção de conteúdo científico nas instituições de ensino
Descrição
Neste post, vamos elencar algumas boas razões para a sua IE controlar a produção de conteúdo científico. Ao final, você encontrará uma dica especial que irá facilitar todo esse trabalho. Vamos lá!?
Autor
Publicador
Ensino Privado

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.