Currículo lattes e seu impacto na carreira dos estudantes!

compartilhe

O Currículo Lattes é um currículo das atividades acadêmicas. Saiba como você deve fazer o seu perfil e como pesquisar o perfil de outras pessoas.


Sumário

  1. O que é currículo Lattes?
  2. Quem pode fazer um currículo Lattes?
  3. É preciso pagar para fazer um currículo Lattes?
  4. Diferença entre currículo Lattes e a Plataforma Lattes
  5. Diferença entre currículo Lattes, currículo Vitae e LinkedIn
  6. O que é o CNPq?
  7. Quais as vantagens de ter um currículo Lattes?
  8. Quais informações devem constar no currículo Lattes?
  9. Dicas para fazer um bom currículo Lattes
  10. Passo a passo de como cadastrar um currículo Lattes
  11. Tutorial rápido sobre currículo Lattes
  12. Aprenda a buscar um currículo Lattes
  13. Como atualizar seu currículo Lattes?
  14. Como utilizar o currículo Lattes?

Quem está no meio acadêmico com certeza já ouviu falar do currículo Lattes. Mas tudo bem se esse termo ainda soar como uma novidade.

O currículo Lattes nada mais é do que um currículo com enfoque no âmbito acadêmico, um local onde você descreve sua trajetória acadêmica. Ele faz parte da Plataforma Lattes e é uma iniciativa do CNPq.

Esse tipo de currículo é fundamental em sua trajetória acadêmica e também pode influenciar positivamente em sua vida profissional.

Pensando nisso, separamos algumas dicas de como preencher seu Currículo Lattes e como buscar currículos de outras pessoas.

Se ficar com alguma dúvida, não deixe de me escrever, ok? 🙂

O que é currículo Lattes?

O CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Pesquisa) desenvolveu, nos anos 1980, uma plataforma integrada a partir de um formulário padrão.

O objetivo era catalogar e registrar os pesquisadores brasileiros e suas obras e produções.

No fim, essa base de dados recebeu o nome de Lattes, em homenagem a um dos maiores cientistas do Brasil, César Mansueto Giulio Lattes.

César Lattes foi responsável por avanços nas pesquisas científicas sobre estruturas atômicas.

Da forma como conhecemos atualmente, o Currículo Lattes foi lançado em 1999.  Ele é adotado por basicamente todas as universidades do país onde há incentivo e fomento à pesquisa.

Em outras palavras, é uma forma padronizada de registrar da vida acadêmica dos acadêmicos e cientistas do país.

Vale dizer que o acesso aos currículos é público. Isso quer dizer que todas as pessoas podem visualizar livremente todos os currículos. Basta fazer a pesquisa a partir do nome do pesquisador.

Quem pode fazer um currículo Lattes?

Todas as pessoas podem fazer um Currículo Lattes. Mesmo que ainda não tenham tantas informações para inserir.

De todo modo, esse tipo de currículo é fundamental para estudantes que se interessam pela área científica.

Então, se você está buscando um emprego como assistente de comércio exterior, por exemplo, o Lattes não vai te ajudar tanto assim.

Contudo, se a vaga dos seus sonhos é para ser professor acadêmico, é possível que a própria instituição te solicite esse tipo de currículo.

Mas não é importante só no momento de procurar emprego. Ele também serve para estudantes da graduação que fazem iniciação científica ou que simplesmente se interessam pela área da pesquisa.

Nesses casos, os estudantes podem publicar as pesquisas e os trabalhos desenvolvidos em sala de aula. Isso traz relevância ao trabalho.

É preciso pagar para fazer um currículo Lattes?

Não. O Currículo Lattes é totalmente gratuito. Isso porque faz parte da base de programas que são incentivados e mantidos pelo CNPq, com objetivo de fomentar e desenvolver a ciência no Brasil.

Diferença entre currículo Lattes e a Plataforma Lattes

Você precisa tomar cuidado para não confundir o Currículo Lattes e a Plataforma Lattes.

O currículo é o registro das produções científicas dos pesquisadores. A Plataforma, por outro lado, é o ambiente virtual que reúne as bases de dados de currículos, dos grupos de pesquisa e das instituições de ensino do Brasil.

Mais que isso: além dos currículos, a Plataforma também publica estatísticas de produção científica e programas de incentivo à pesquisa (como bolsas, auxílios e prêmios, por exemplo).

Diferença entre currículo Lattes, currículo Vitae e LinkedIn

Também preciso distinguir Currículo Lattes de Currículo Vitae.

O Currículo Vitae, também conhecido por “CV”, agrupa todas informações pessoais de um profissional. Como, por exemplo, sua formação acadêmica e sua trajetória no mercado de trabalho.

Através do Currículo Vitae, o profissional pode demonstrar suas qualificações, suas competências e suas habilidades. O modelo é, portanto, voltado à atuação profissional.

Por sua vez, o LinkedIn é uma rede social voltada aos relacionamentos profissionais. Através dele, é possível manter uma lista de contatos e encontrar pessoas e empresas relevante à sua vida profissional,

Veja que, embora o Lattes seja online, ele não oportuniza esse tipo de interação com outros profissionais e estudantes. Todo o conteúdo produzido no Currículo Lattes tem viés simplesmente acadêmico.

Ou seja, você não poderá escrever um artigo de opinião, como o LinkedIn permite.

E ainda, mesmo que o Currículo Vitae traga informações da trajetória profissional e acadêmica, os objetivos são diferentes dos previstos ao Lattes.

Isso porque o Currículo Vitae é simplesmente profissional, enquanto o Lattes é exclusivamente acadêmico.

Por essa razão, todos esses formatos se complementam e não se excluem entre si. É fundamental que você saiba qual é o momento adequado de utilizar cada um.

modelo de artigo

O que é o CNPq?

O CNPq é algo maior, que abrange a Plataforma Lattes e o Currículo Lattes.

Nas palavras do próprio site, o CNPq é a uma agência que pertence ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Dentre suas principais funções, está o incentivo à formação de pesquisadores e o fomento à pesquisa científica.

Então, por exemplo, é competência do CNPQ a compra de equipamentos necessários a uma atividade de pesquisa. Também é competência do CNPQ promover acordos com entidades públicas e privadas.

Quais as vantagens de ter um currículo Lattes?

Em linhas práticas, as vantagens de ter um Currículo Lattes são:

Abrangência nacional

É um padrão que compreende todo o território nacional. Isso significa que instituições de ensino de todo o país adotam e solicitam o Currículo Lattes.

Então, não é necessário se adaptar aos diversos tipos e modelos de currículos. Quando o assunto for alguma situação acadêmica, você já sabe que deve incluir o Currículo Lattes.

Registro da participação em eventos e das produções científicas

O Currículo Lattes registra todas as suas participações em eventos e todas as suas produções científicas. Resumos, resenhas, dissertação, tese, TCC, apresentação em evento… você deve registrar todas as produções com caráter acadêmico devem estar em seu Lattes.

Inclusive, esse é um ponto essencial: você deve se organizar e incluir todas as publicações possíveis. Isso dá mais valor ao teu currículo. Caso as publicações tenham identificadores ISSN, ISBN e DOI, adicione-as na publicação, para gerar mais credibilidade.

Tradução automática das informações para inglês

Após preencher e atualizar as informações, é possível exportar o currículo em português e inglês, de forma automática.

Consulta online em qualquer lugar do mundo

O Lattes é uma plataforma online. Assim você enviar todas as informações, seu Currículo poderá ser acessado de qualquer lugar do mundo.

Quais informações devem constar no currículo Lattes?

O Currículo Lattes tem muitos detalhes. Além de informações de dados pessoais, é necessário preencher com todas as informações acadêmicas e profissionais:

– Formação acadêmica

– Instituição de ensino

– Publicação de artigos científicos de toda espécie;

– Participação em eventos científicos de toda espécie;

– Iniciação científica;

– Áreas específicas de produção científica;

– Idiomas;

– Grupo de pesquisa;

Projetos de pesquisa ou de extensão;

Bancas de TCC;

Em recente decisão, o CNPq aprovou a inclusão da data de nascimento ou de adoção dos filhos ao currículo.

Essa medida é um passo importante para analisar o impacto do nascimento ou da adoção dos filhos na produtividade e na carreira acadêmica, principalmente das mães, que ainda são as maiores responsabilizadas pelos cuidados com a família.

Dicas para fazer um bom currículo Lattes

Aqui vão nossas dicas para fazer um bom Currículo Lattes – e principalmente, para que ele não se torne um pesadelo na sua vida:

Organize seus certificados e diplomas

Em primeiro lugar, faça uma compilação e separe todos os documentos, certificados, diplomas, participações em eventos, trabalhos acadêmicos e traduções que já tenhas feito.

Planeje uma organização para guardá-los em local físico ou digital. Isso vai ajudar muito nos processos seletivos.

Comece o quanto antes

Quando ainda não existem tantas informações para inserir, é bom se familiarizar e adotar o processo de inclusão no Lattes como automático.

Depois você não vai ter que perde dias inteiros para cadastrar todos os certificados da sua vida acadêmica completa.

referencias

Alimente seu Lattes sempre que receber um novo certificado

Faça com que, sempre depois de apresentar ou publicar um trabalho ou de participar em eventos acadêmicos, a atualização das informações seja automática.

Dê uma espiada em outros Currículos

É interessante fazer uma boa pesquisa e observar como alguns outros acadêmicos organizam o Lattes. Tal qual você faria no LinkedIn.

Você pode, por exemplo, observar o Currículo Lattes de seus professores e dos colegas de sua área de conhecimento.

Faça mais de duas revisões nos textos

Isso vai te ajudar a evitar erros de português e de digitação. Esse tipo de erro passa uma imagem de descuidado, que vai no caminho oposto de se ter um Currículo Lattes.

Não minta de forma alguma

Por fim, embora pareça óbvio, não custa repetir. Você não deve mentir no seu Currículo Lattes. Então, inclua apenas informações verídicas, que possam ser comprovadas pela respectiva certificação.

Seja um biscoiteiro de certificados

Pergunte se estão entregando certificados em toda e qualquer atividade dentro ou fora da academia.

Entenda que certificados nunca são demais 🙂

Passo a passo de como cadastrar um currículo Lattes

Se você quer cadastrar o seu Currículo Lattes pela primeira vez, vai gostar de conhecer esse passo a passo 🙂

Primeiro passo

Acesse a Plataforma Lattes e clique em “cadastrar um novo currículo”.

Selecionar cadastrar novo Currículo Lattes

Segundo passo

Preencha os campos de informações básicas e defina um e-mail e uma senha de acesso. 

Incluir e-mail e senha

Terceiro passo

Você deve preencher a próxima página com as informações pessoais, endereço e contatos. Lembre-se que você pode optar por utilizar o nome social. É só responder à pergunta no final da página.

É interessante que você também insira uma foto no perfil. Opte por colocar uma foto neutra e sóbria, com uma boa iluminação. Evite fotos com óculos de sol.  

Incluir informações pessoais

Quarto passo

Nessa etapa, inclua seu endereço:

Incluir endereço no Currículo Lattes

Quinto passo

Preencha com a sua formação acadêmica, instituição de ensino e datas de início e conclusão.

Incluir formação acadêmica no Currículo Lattes

Sexto passo

Essa parte é mais profissional: preencha sobre suas experiências no mercado de trabalho, proficiência em idiomas e áreas de atuação.

Incluir informações profissionais no Currículo Lattes.

Sétimo passo

Nessa etapa você deve adicionar todas as suas produções acadêmicas, como artigos, resenhas, dissertações, resumos, livros, traduções e participações em eventos acadêmicos ao seu Currículo Lattes.

Saiba que a participação em eventos acadêmicos, pode ser tanto como ouvinte, palestrante ou mediador.

Faça isso com bastante calma e atenção. Os campos para preencher exigem muitos detalhes, como datas, locais, nomes e temas.

Oitavo passo

Embora tenha muitos detalhes, o processo é bem didático e autoexplicativo.

Por último, o sistema vai retomar todos os seus dados. Agora é só conferir tudo, aceitar os termos de adesão e enviar ao CNPq.

Para exportá-lo em PDF, você deve selecionar a opção “exportar para impressão”.

No prazo de 24 horas, seu Currículo Lattes estará disponível para consulta no mundo todo.

Tutorial rápido sobre currículo Lattes

Elaboramos alguns tutoriais rápidos que demonstram como fazer as principais funções da Plataforma Lattes.

Tutorial sobre como buscar um Currículo no Lattes

Veja como é simples buscar um Currículo Lattes:

Tutorial sobre como se cadastrar no Lattes

Também pode aprender a se cadastrar no Lattes:

Aprenda a buscar um currículo Lattes

Em primeiro lugar, para fazer uma busca, você deve acessar à Plataforma Lattes e clicar em “buscar um currículo”.

Buscar currículo lattes

Você pode optar por buscar pelo nome do pesquisador ou pelo assunto.

Incluir nome ou assunto da busca

Caso você esteja procurando por pesquisadores que ainda não têm o título de doutor, selecione a opção “demais pesquisadores (mestres, graduados, estudantes, técnicos, etc)”.

Selecionar por demais pesquisadores

Também é possível selecionar a nacionalidade do pesquisador, se estrangeira ou brasileira. Se quiser ser mais específico, é possível pesquisar pelo país de nacionalidade do cientista.

Por fim, você pode utilizar os diversos filtros de pesquisa. Como, por exemplo, pesquisar apenas por bolsistas de produtividade do CNPq. Ou então, por um determinado idioma.

Incluir filtro de busca

No final, é só selecionar “buscar”, no canto inferior direito da tela:

Selecionar buscar

Como atualizar seu currículo Lattes?

Para começar a atualizar o seu Lattes, você deve selecionar a opção “atualizar currículo“, na Plataforma Lattes.

Atualizar currículo

Depois, você deve preencher com o seu login (CPF ou e-mail) e senha de acesso.

A próxima etapa é atualizar todas as informações que você deseja. Na barra superior estão as categorias das informações.

Se você deseja incluir um artigo que foi aceito para uma publicação, por exemplo, você deve ir em “produções”, selecionar “artigos aceitos para publicação” e “incluir novo item”.

Lembre-se de incluir todas as informações detalhadas de suas produções.

Por fim, você deve enviar a atualização ao CNPq. É só clicar no item “enviar” na barra superior à direita da tela:

como enviar atualização do lattes

Por último, você deve aceitar os termos de uso e pronto! É só enviar ao CNPq.

Fique atento! As informações só serão atualizadas se você enviá-las ao CNPq. Na mesma hora, você vai poder exportar o arquivo com as informações atualizadas.

Contudo, o CNPq demora cerca de 12 horas para certificar as novas informações e depois disponibilizá-las nas consultas públicas no Portal da Plataforma Lattes.

Como utilizar o currículo Lattes?

O Currículo Lattes pode ser importante para diversas seleções e processos seletivos na pós-graduação, como o programa de mestrado e doutorado.

Sendo assim, você também deve inserir a publicação de artigos científicos para revistas e eventos. Também não esqueça de adicionar todas as participações em eventos, palestras, projetos, etc.

Agora é hora de começar a produzir seus trabalhos acadêmicos e desenvolver suas pesquisas científicas e rechear seu Currículo Lattes com novas informações.

Conte com o Mettzer para otimizar a sua produção. O Mettzer é o melhor editor de textos do mercado, que formata de forma automatizada qualquer trabalho nas normas ABNT: desde a capa até às referências bibliográficas e citações.

Assim, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente à pesquisa 🙂

Se interessou? Faça um teste gratuito agora mesmo.

mettzer
O que é Currículo Lattes?

 O Currículo Lattes é uma forma padronizada de registrar da vida acadêmica dos acadêmicos e cientistas do país. Faz parte da Plataforma Lattes e é uma iniciativa do CNPq.

Quem pode fazer um Currículo Lattes?

Todas as pessoas podem fazer um Currículo Lattes. Mesmo que ainda não tenham tantas informações para inserir.

É preciso pagar para fazer um Currículo Lattes?

Não. O Currículo Lattes é totalmente gratuito.

Qual é a diferença entre o Currículo Lattes e a Plataforma Lattes?

O currículo é o registro das produções científicas dos pesquisadores. A Plataforma, por outro lado, é o ambiente virtual que reúne as bases de dados de currículos, dos grupos de pesquisa e das instituições de ensino do Brasil.

Quais os benefícios de ter um Currículo Lattes?

– Abrangência nacional;
– Registro de participação em eventos e produções científicas;
– Tradução automática das informações para inglês;
– Consulta online em qualquer lugar do mundo.

Quais informações devem constar no Currículo Lattes?

Além de informações de dados pessoais, é necessário preencher com todas as informações acadêmicas e profissionais: desde a participação em eventos científicos, a publicação de artigos, participação em projetos e grupos de pesquisa, participação em bancas de TCC.

Dicas para fazer um bom Currículo Lattes?

– Organize todos os seus documentos de participação em eventos e publicação de artigos;
– Pesquise os currículos de outros pesquisadores para saber como organizam seu currículo;
– Evite erro de português.
– Não minta nenhuma informação.

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade