Como Desenvolver Suas Competências De Mercado Através do TCC

|
Tempo médio de leitura: 3 minutos
0
(0)

Os últimos anos da faculdade é composto por duas fases importantes: o período de finalização do estágio e a entrega a teoria de conclusão de curso da universidade. Os dois momentos são categorizados como de grande alarme e pressão para uma boa parte dos universitários.

Durante esse época, o desafio de entregar um trabalho de conclusão de curso acadêmico acaba tomando bastante tempo, em uma fase em que o mesmo tempo costuma ser bastante escasso. Os últimos anos de estágio costumam ser os mais pegados, quando o estagiário se dedica em dobro pela possibilidade de efetivação.

Afinal, será que dá pra unir o útil ao agradável? Uma boa teoria de conclusão de curso influencia positivamente a carreira, abrindo portas até mesmo para uma possível efetivação? 

A resposta é: sim. Um último trabalho bem feito pode render, além de um diploma, oportunidades de emprego dentro da temática escolhida no TCC. Entenda:

As Diferenças Entre o Mundo Acadêmico e a Carreira em Mercado de Trabalho

A carreira direcionada ao mundo acadêmico é voltada para pessoas que desejam o mundo de pesquisa, trazendo periódicos e artigos que permitem o desenvolvimento de diversos setores importantes da ciência. Muitos estudantes descobrem o seu interesse nessa profissão ao participar de projetos de iniciação científica, atividades de monitoria ou projetos de extensão.

Seguir carreira no setor privado, no entanto, já se insere mais às comuns carreiras no mercado de trabalho, onde se ocupa cargos relacionados às empresas, pessoas físicas, entre outras, com suas normas para remuneração, benefícios, carreira e condutas. Costumam ser carreiras com passos mais alinhados, onde um plano corporativo de desenvolvimento exposto desde sempre. 

O que as duas áreas possuem em comum é a competitividade. “O Mercado Acadêmico e o Mercado de Trabalho são bem competitivos. Ambos possuem uma escada de possibilidades e suas próprias promoções.

O Soft Skill é sempre o que te levará ao sucesso, independente do setor escolhido”, é o que comenta Diego Cidade, CEO e Fundador da Academia do Universitário, Startup de recrutamento e seleção de estagiários.

Os Soft Skills são importantes em todos os setores e um bom projeto de TCC pode ajudar do desenvolvimento de alguns dos mais importantes, como resiliência, colaboração e comunicação, competências baseadas na inteligência emocional e que distinguem os melhores profissionais.

Um Bom TCC Pode Abrir As Suas Portas Para o Mercado do Trabalho

A dedicação na criação de um bom TCC contribui para o seu início no mercado a partir do momento em que você o divulga aos quatro cantos.

É o que diz Felipe Mandawalli, CEO e fundador da Mettzer, “Você pode (e deve) usar o seu TCC para transformar a sua vida profissional. Independente do curso, há sempre uma oportunidade de se posicionar e ganhar relevância em algum tema. Por isso, publique, mostre, fale para as pessoas o que você fez.”

Um canal extremamente estratégico para a divulgação de seu trabalho de conclusão é o Linkedin.

A plataforma, a maior rede profissional do planeta, conta com quase um bilhão de usuário das maiores empresas e instituições de pesquisa, servindo como um meio de conexão com parceiros de desenvolvimento de sua carreira.

“O Linkedin abre portas para mim desde a minha época de Estágio. Hoje ele continua abrindo portas mais largas, me trazendo conexões e negócios. Todo candidato precisa estar e publicar artigos na plataforma”, recomenda Diego Cidade. Ele foi eleito o LinkedIn Top Voice mais novo do mundo, um selo de qualidade da plataforma, dos usuários mais influentes da plataforma.

Quer aprender ainda mais como unir o útil ao agradável e traçar uma estratégia de inserção no mercado através do TCC? Assista ao Webinar “Como fazer do seu TCC um portfólio para o mercado de trabalho”! 

O bate-papo poderá te levar a ótimas conclusões. Só clicar aqui.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.