Edital de pesquisa: o que é e como encontrar de forma automatizada

compartilhe

O edital de pesquisa é um ato escrito onde são apresentadas determinações, avisos, citações e demais comunicados de ordem oficial.


1- O que é um edital?

Inicialmente, um edital é um ato escrito onde são apresentadas determinações, avisos, citações e demais comunicados de ordem oficial. Não é uma burocracia qualquer.

A pesquisa, além de todo o trabalho de leitura e produção, abrange algumas questões mais burocráticas, e um bom exemplo é o edital de pesquisa.

Por melhores que sejam as nossas intenções num projeto de pesquisa, a verba e a oficialização desta pesquisa fazem toda a diferença.

O contato com editais de pesquisa abraça desde aquela pessoa que está pensando em prestar o vestibular agora, até aquele pesquisador mais experiente

Os editais podem comunicar uma citação, um proclame, um contrato, uma exoneração, uma licitação de obras, serviços, tomada de preço e etc.

Deste modo, na vida acadêmica inúmeros editais são bastante relevantes, em especial os de pesquisa.

Estes regem todos os critérios, etapas, cláusulas e obrigações de um projeto de pesquisa, e até mesmo as obrigações dos bolsistas.

A ideia é que, por meio da leitura do edital, você não tenha dúvida nenhuma em relação à quais documentos deve entregar, de forma e em qual prazo, além dos passos seguintes.

No decorrer vamos perpassar cada tipo deles, veja.

2- Editais de pesquisa para Iniciação Científica

A iniciação científica tem um papel importantíssimo porque inicia alunos da graduação na vida acadêmica.

Desta forma engloba projetos de pesquisa que visam inserir o estudante universitário no universo da pesquisa acadêmica.

Por isso, com o auxílio de professores orientadores, os acadêmicos têm a oportunidade de desenvolver a pesquisa científica.

Isso ajuda a aprofundar seus conhecimentos teóricos e técnicos, além de avaliar se a carreira acadêmica é adequada para suas habilidades e pretensões.

Além da produção de conteúdo relevante em artigos e revistas que podem servir como alicerce para o Trabalho de Conclusão de Curso – o TCC.

Neste âmbito os editais de pesquisa tem grande importância, já que definem desde o valor da bolsa até o resultado esperado.

PIBIC/PIBITI

São projetos igualmente apoiados pelo CNPq, mas focados em graduandos.

O foco principal do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC) é promover uma ênfase científica aos novos talentos em formação.

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) visa proporcionar ao bolsista a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa tecnológica.

Para alunos da graduação, especialmente em fase de TCC e monografia, esta é uma ótima oportunidade para melhorar a qualidade da pesquisa. 

3- Editais pesquisa, extensão e inovação

Diferentemente dos editais de bolsa, que são destinados à um pesquisador ou pesquisadora, os editais de fomento à pesquisa, extensão e inovação são focados nos projetos.

Por isso, importa ter informações claras e um bom projeto de pesquisa para submissão.

Igualmente, cada edital de pesquisa terá características próprias de acordo com o objetivo do edital.

Neste post não temos o objetivo de esgotar o assunto, por isso preparamos uma lista exemplificativa de modalidades de editais.

Ademais, são inúmeras instituições e modalidades, e para acessar essas oportunidades você terá que fazer pesquisas individuais, a não ser que use o Mettzer.

CAPES

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma fundação do Ministério da Educação (MEC).

Deste modo, atua de forma a expandir e consolidar a pós-graduação stricto sensu.

A CAPES tem editais de bolsas focadas no estudante, de fomento à pesquisa, de prêmios e de modalidades de intercâmbio, entre outros.

Neste link você pode acessar alguns editais abertos.

CNPq

Já, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), tem como principais atribuições fomentar a pesquisa científica e tecnológica e incentivar a formação de pesquisadores brasileiros.

O CNPq concede bolsas para a pesquisa científica e tecnológica, em universidades, institutos de pesquisa, centros tecnológicos e de formação de profissional, tanto no Brasil como no exterior.

Neste link você poderá ter mais informações sobre as modalidades e sobre edital de pesquisa.

FINEP

A Finep – Financiadora de Inovação e Pesquisa, concede recursos reembolsáveis e não-reembolsáveis a instituições de pesquisa e empresas brasileiras.

Por isso, abrange todo o ciclo do desenvolvimento científico e tecnológico: pesquisa básica, pesquisa aplicada, inovações e desenvolvimento de produtos, serviços e processos.

Veja mais no link.

Fundação de apoio à pesquisa

As Fundações de Apoio à Pesquisa são entidades com personalidade jurídica de direito privado, sob a forma de fundação pública.

Por isso, cada estado tem a sua própria fundação, com editais voltados às necessidades locais.

Editais de pesquisa Institucionais

Além de todos os editais públicos e privados, também é importante você saber quais são os editais específicos da sua instituição de ensino.

Muitas oferecem oportunidades próprias que são muito interessantes e têm papel fundamental no desenvolvimento do conhecimento.

4- Parcerias Público-Privadas para editais de pesquisa

Ainda, uma forma interessante de acessar recursos são as parcerias público-privadas (PPP), regulamentadas pela Lei 11.079/2004.

Desta forma, as PPP são o contrato administrativo de concessão, na modalidade patrocinada ou administrativa.

Portanto são contratos firmados entre os setores público e privado, que funcionam mediante pagamento a determinado serviço, como a pesquisa, por exemplo.

5- Plataforma automatizada de busca de editais de pesquisa abertos

A Mettzer desenvolveu um sistema de busca automatizada de editais de pesquisa que potencializa a captação de novos recursos para universidades e pesquisadores.  

Só em 2020 a Mettzer já encontrou 3.599 editais de pesquisa, que possibilitaram as universidades que utilizam a plataforma encontrar quase 5 bilhões de recursos para financiar pesquisas, bolsas ou eventos.

Desses 2.066 já encerraram as inscrições e outros 1.533 estão com processo de submissão em aberto, disponibilizando R$ 1.177.336.188,00 em recursos para financiar sua pesquisa, esses são dados até Fevereiro de 2020.

Nessa plataforma você consegue buscar editais de acordo com as suas preferências, usando palavras chave ou filtros como área do conhecimento ou também tipos de editais ( nacionais, internacionais, etc).

Conheça nossa plataforma aqui.

Assim, você pode aumentar a receita de pesquisa de sua instituição e deixar a busca mais eficiente.

Entre em contato agora mesmo através do site www.mettzer.com/universidade

oportunidades Mettzer
compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade