Entrevista com Daniel Machado – ABStartups – 23º CIAED

Compartilhe esse post:

Tivemos a oportunidade de conversar, durante o 23º CIAED, com o Diretor de Educação da Associação Brasileira de Startups (ABStartups) e também fundador da Imagine, Daniel Machado e que, provavelmente, foram os dois minutos de conversa mais impactantes do evento. De acordo com Daniel as instituições de ensino ainda não entenderam é que a tecnologia vai mudar o modelo de negócio delas e não apenas o que acontece dentro das salas de aula.

Ensino Privado: – “Estou aqui com o Daniel Machado, Diretor de Educação da Associação Brasileira de Startups (ABS) e fundador da Imagine. Daniel, qual a visão da ABS, como estão os desafios para os empreendedores da área de educação e na área de tecnologia para educação, com relação à abertura de mercado e acesso ao mercado?”

Daniel Machado: – “O desafio que a gente vê é que ainda estamos no início do processo, por que o mercado ainda vai crescer durante os próximos 15 anos, temos certeza disso. E o que as instituições de ensino ainda não entenderam é que a tecnologia vai mudar o modelo de negócio delas, ou seja, todo mundo estava acostumado com o padrão de fazer uma venda direta ao consumidor e isto muda. Os profissionais de educação tradicionais acreditam que a tecnologia vai romper com o que a gente conhece dentro da sala de aula, mas não é bem isto o que está acontecendo. […] O que estamos vendo é o rompimento do que está em torno da sala de aula, especialmente nos processos de consolidação que estão ocorrendo no ensino superior e na educação básica, a tecnologia é fundamental para o ganho de escala, ou você está adquirindo ou está sendo adquirido a qualquer momento e este mercado pertence aos grandes grupos, vai ser difícil competir sozinho com instituições pequenas. As instituições que não abraçarem a tecnologia, não entenderem o conceito de como ela está mudando o entorno, como ela está profissionalizando a educação, vão perder o bonde e acabar sendo consolidadas. Este movimento também está acontecendo na educação básica, as escolas e grandes redes começaram a se consolidar. […] É preciso que as instituições de ensino comecem a conversar, articulem com a Associação Brasileira de Startups, nós existimos também para ajudar as instituições a entender como esse ecossistema vai se transformar nos próximos 15 anos. O que a gente está vendo rompe totalmente com o modelo de negócios e novos modelos de negócios estão surgindo. Já existem no Brasil escolas e instituições de ensino que não cobram do aluno, instituições privadas, e como que isto acontece? Como isto impacta no seu negócio? E esta a discussão que a ABS espera fazer com vocês, não apenas com as empresas de tecnologias, mas também com as instituições de ensino.”

Contatos da ABStartups e do Daniel Machado.

Assista a entrevista da ABStartups:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.