Engajamento é um assunto importantíssimo, pois ele remete à retenção de alunos. Para falar sobre este tema nós entrevistamos, no 23º CIAED, o Diretor Executivo da Turn It In no Brasil, o Laercio Dona. Entre as soluções desenvolvidas pela empresa está o sistema que verifica a similaridade dos trabalhos e um dos objetivos da ferramenta é melhorar o engajamento dos alunos e professores.
Ensino Privado: – “Estou aqui com o Laercio Dona, Diretor Executivo da Turn It In no Brasil, e um dos assuntos que tem se falado bastante é sobre engajamento de alunos, uma dificuldade que a grande maioria das instituições de ensino enfrentam e até existem algumas soluções, mas nada que de fato resolva totalmente o problema. A gente acredita que o engajamento é o somatório de vários fatores, Laércio, como a Turn It In está ajudando nesta questão de engajar alunos e professores?”
Laercio Dona: – “Este tema engajamento ele é realmente polêmico, realmente ninguém tem uma solução completa, mas o que a gente tenta fazer para auxiliar tanto professores, quanto alunos e toda comunidade acadêmica, no ensino superior e na educação básica, que a gente tem soluções para estes dois segmentos, nós entendemos que o aluno precisa ser acolhido na sua instituição, participar do processo de aprendizagem não como mero ouvinte, numa posição passiva, ele tem que atuar de forma proativa, então a Turn It In disponibiliza para o professor ferramentas que permitem dar feedbacks para o aluno, que ele trabalhe com padrões de avaliações, e que dessa forma ele consiga dar mais atenção aos alunos para que eles se sintam mais acolhidos. A gente também auxilia no desenvolvimento de texto, os alunos de ensino superior têm muitas dúvidas sobre como fazer citações, como evitar que ele faça plágio, e eles muitas vezes fazem isso não por malandragem, mas simplesmente porque eles não sabem fazer direito. Então a gente auxilia tanto o professor quanto a instituição a incorporar no aluno estes conceitos de escrita acadêmica e transferindo para o aluno o protagonismo.
Ensino Privado: – “A gente parte do princípio de que o engajamento, ele é uma questão de a instituição de ensino ajudar esses alunos a alcançar os objetivos deles. A instituição quando ajuda essa pessoa, entende o que essa pessoa tem de necessidade real, num sentido de ‘educação por educação?’ ou uma ‘educação que me leva a algum lugar?’ e este é um processo de construção. A Turn It In ajuda no protagonismo, como que isto tem impactado nos alunos que utilizam a ferramenta, que produzem textos mais autênticos, como vocês têm observado isto em seu engajamento?”
Laercio Dona: – ”A autenticidade do texto tem muito a ver com o desenvolvimento do pensamento criativo e do pensamento crítico. Um aluno quando ele resolve plagiar algum texto em seu trabalho, ele perde uma grande oportunidade de desenvolver o seu pensamento porque ele acaba copiando, então, o plágio ele acaba sendo um atalho que o aluno utiliza para chegar em algum objetivo, como você falou. E o atalho geralmente é perigoso, o atalho poupa etapas e o aprendizado só vem se você cumpre as etapas necessárias para isto, que são leitura e escrita. Trabalhar a questão da originalidade impede que a sua instituição forme estudantes que não sabem escrever. A gente sabe da importância da escrita na empregabilidade.”
Para conhecer mais sobre a Turn It In acesse:
Felipe Mandawalli é Cofundador da Mettzer, empresa de tecnologia para Educação que desenvolve uma plataforma para gestão de pesquisas acadêmicas, que aumenta o faturamento das instituições de ensino superior. A Plataforma compreende soluções para busca de editais de pesquisa, gestão de editais de pesquisa, gestão do conhecimento, um editor de texto online que formata automaticamente os trabalhos acadêmicos nas Normas ABNT e um sistema de orientação online para os professores.