Entrevista com Laercio Dona – Turn It In – 23º CIAED

Compartilhe esse post:

Engajamento é um assunto importantíssimo, pois ele remete à retenção de alunos. Para falar sobre este tema nós entrevistamos, no 23º CIAED, o Diretor Executivo da Turn It In no Brasil, o Laercio Dona. Entre as soluções desenvolvidas pela empresa está o sistema que verifica a similaridade dos trabalhos e um dos objetivos da ferramenta é melhorar o engajamento dos alunos e professores.

Ensino Privado: – “Estou aqui com o Laercio Dona, Diretor Executivo da Turn It In no Brasil, e um dos assuntos que tem se falado bastante é sobre engajamento de alunos, uma dificuldade que a grande maioria das instituições de ensino enfrentam e até existem algumas soluções, mas nada que de fato resolva totalmente o problema. A gente acredita que o engajamento é o somatório de vários fatores, Laércio, como a Turn It In está ajudando nesta questão de engajar alunos e professores?”

Laercio Dona: – “Este tema engajamento ele é realmente polêmico, realmente ninguém tem uma solução completa, mas o que a gente tenta fazer para auxiliar tanto professores, quanto alunos e toda comunidade acadêmica, no ensino superior e na educação básica, que a gente tem soluções para estes dois segmentos, nós entendemos que o aluno precisa ser acolhido na sua instituição, participar do processo de aprendizagem não como mero ouvinte, numa posição passiva, ele tem que atuar de forma proativa, então a Turn It In disponibiliza para o professor ferramentas que permitem dar feedbacks para o aluno, que ele trabalhe com padrões de avaliações, e que dessa forma ele consiga dar mais atenção aos alunos para que eles se sintam mais acolhidos. A gente também auxilia no desenvolvimento de texto, os alunos de ensino superior têm muitas dúvidas sobre como fazer citações, como evitar que ele faça plágio, e eles muitas vezes fazem isso não por malandragem, mas simplesmente porque eles não sabem fazer direito. Então a gente auxilia tanto o professor quanto a instituição a incorporar no aluno estes conceitos de escrita acadêmica e transferindo para o aluno o protagonismo.

Ensino Privado: – “A gente parte do princípio de que o engajamento, ele é uma questão de a instituição de ensino ajudar esses alunos a alcançar os objetivos deles. A instituição quando ajuda essa pessoa, entende o que essa pessoa tem de necessidade real, num sentido de ‘educação por educação?’ ou uma ‘educação que me leva a algum lugar?’ e este é um processo de construção. A Turn It In ajuda no protagonismo, como que isto tem impactado nos alunos que utilizam a ferramenta, que produzem textos mais autênticos, como vocês têm observado isto em seu engajamento?”

Laercio Dona: – ”A autenticidade do texto tem muito a ver com o desenvolvimento do pensamento criativo e do pensamento crítico. Um aluno quando ele resolve plagiar algum texto em seu trabalho, ele perde uma grande oportunidade de desenvolver o seu pensamento porque ele acaba copiando, então, o plágio ele acaba sendo um atalho que o aluno utiliza para chegar em algum objetivo, como você falou. E o atalho geralmente é perigoso, o atalho poupa etapas e o aprendizado só vem se você cumpre as etapas necessárias para isto, que são leitura e escrita. Trabalhar a questão da originalidade impede que a sua instituição forme estudantes que não sabem escrever. A gente sabe da importância da escrita na empregabilidade.”

Para conhecer mais sobre a Turn It In acesse: http://turnitin.com/pt_br/

Assista a entrevista:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.