Entrevista com Romero Tori – Educação Sem Distância – 23º CIAED

Compartilhe esse post:

Durante o 23º CIAED, em Foz do Iguaçu, tivemos a alegria de presenciar o lançamento da 2º Edição do livro Educação Sem Distância, do Romero Tori, professor e pesquisador da USP. Numa rápida e pertinente conversa, Tori nos falou sobre metodologias e tendências para o ensino presencial e à distância.

Ensino Privado: – ”Estou aqui na companhia do Prof. Romero Tori, que é professor e pesquisador da USP e que acabou de lançar a 2º Edição do livro Educação Sem Distância e que tem um tema importante para o mercado de educação à distância. Gostaria que o senhor comentasse sobre o lançamento do livro e também sobre as metodologias utilizadas nesta publicação.”

Romero Tori: – “Este livro que está na sua segunda edição, atualizada e ampliada, trabalha com as questões relacionadas ao uso das tecnologias na educação e sem fazer distinção entre educação à distância e educação presencial, buscando integração no que há de melhor em ambas as modalidades, por que tanto na presencial nas EAD, o que se procura sempre é a redução de distâncias, seja entre o aluno e professor, entre o aluno e o conteúdo e entre os próprios alunos. Claro que na educação à distância essa necessidade é maior ainda, pois existem muitas barreiras, mas por isso mesmo o livro incluiu todas as metodologias e técnicas que foram criadas para eliminar as barreiras na educação à distância e que podem ser usadas também no presencial. E esta volta, em que a educação à distância está contribuindo com o presencial também precisa ser trabalhada e essa separação de que as modalidades são mutuamente exclusivas, não elas têm que se integrar cada vez mais. Recursos como realidade virtual, realidade aumentada, metodologias ativas, em tudo isso as tecnologias possuem papel fundamental, mas não pode ser a tecnologia apenas pela tecnologia.”

Ensino Privado: – “Perfeito! Hoje se fala muito em ensino híbrido, que é justamente o encaixe das tecnologias com o ensino à distância e o presencial…”

Romero Tori: – “Quando eu lancei a primeira edição não se falava muito de ensino híbrido, eu até coloquei um capítulo sobre Branding Learning, mas era uma novidade, hoje isto já é bastante aceito, era algo que o livro já previa sete anos atrás e que agora se concretizou. A tendência é uma aproximação entre o presencial e o à distância. Ou seja, a tendência é termos um ensino flexível e que cada pessoa de acordo com a sua necessidade, com as sua limitações ou com seu próprio perfil de aprendizagem, vai fazer uma hibridização entre presencial e virtual. A tendência é que não tenha mais um ensino massificado e sim personalizado.”

Para mais informações sobre o livro Educação Sem Distância acesse a página oficial do Romero Tori.

Assista a entrevista do Romero Tori:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.