Gestão do conhecimento como estratégia de negócios para universidades

Compartilhe esse post:

O entendimento de que realizar uma gestão do conhecimento em alto nível deve estar entre as prioridades de uma universidade precisa estar no mindset de gestores e decisores.

Muitas IEs focam seus esforços na gestão do conhecimento, principalmente, para cumprir requisitos básicos definidos pelos órgãos regulamentadores ligados ao Ministério da Educação. Isso realmente é uma premissa muito importante para as universidades, já que a não comprovação documentada de uma produção acadêmica relevante pode custar o descredenciamento de cursos ou, até mesmo, de toda a IE.

O que várias universidades ainda não exploram é o potencial que uma boa gestão do conhecimento tem como estratégia de negócio.

Neste post, trazemos dicas para universidades fazerem da gestão do conhecimento um importante diferencial para posicionamento de mercado e atração de mais alunos.

Trabalhe para uma gestão do conhecimento efetiva

Antes de tudo, para uma universidade utilizar a gestão do conhecimento como estratégia de negócio, é preciso cuidar para que essa gestão do conhecimento seja efetiva, que cumpra sua funções sociais, acadêmicas e científicas.

Nós já falamos mais detalhadamente sobre como fazer a gestão do conhecimento.

Para cuidar da gestão do conhecimento da sua IE, é preciso trabalhar na identificação e no engajamento dos diferentes públicos presentes no seu universo de atuação, definir estratégias de comunicação, padronização e integração de informações, além de contar com ferramentas de tecnologia facilitadoras de seus processos, como o Mettzer ou o Google Acadêmico.

Aprimore o relacionamento com a comunidade

Para trabalhar a gestão do conhecimento como estratégia de negócio, essa gestão precisa andar de mãos dadas com o aprofundamento do relacionamento entre a universidade e sua comunidade.

Neste contexto, é muito relevante para a instituição de ensino estar cada vez mais inserida socialmente, indo além das relações construídas diretamente com seus alunos.

Realizar a pesquisa e produção de conhecimento científico, desenvolvendo um trabalho conjunto e voltado a entidades governamentais e não governamentais, indústria, comércio, agronegócio, projetos sociais, dentre outros, faz com que uma universidade ganhe em posicionamento, alcance e relevância além de seus muros.

Incentive a produção de conhecimento relevante

Por falar em relevância, mobilize as coordenações dos cursos e todo o seu corpo docente para que incentive a produção de diversos tipos de trabalhos acadêmicos produzindo assim conhecimento científico aplicável na realidade da comunidade na qual sua universidade está inserida.

Busque parcerias que permitam aos alunos que se destacam em seus trabalhos de conclusão de curso, artigos cientificos,  mestrado ou doutorado, boas oportunidades para intercâmbios, programas de trainee, participação em congressos e eventos de renome, ou mesmo que se coloquem no mercado de trabalho com maior rapidez.

Faça com que essas ações se tornem de conhecimento do máximo possível de pessoas.

Assim, além de cumprir a função social primordial de uma universidade, você irá colocá-la em um nível de visibilidade bem legal para atrair a atenção de novos alunos.

Explore as boas avaliações em sua estratégia de negócio

Um trabalho eficiente de gestão do conhecimento, que consiga estimular a pesquisa relevante, a integração de informações e a documentação de tudo o que é produzido, irá resultar, fatalmente, em boas avaliações oficiais para seus cursos e sua instituição de ensino como um todo.

Isso preciso ser explorado em sua estratégia de negócio.

Um bom planejamento para ações de marketing educacional irá apoiar sua universidade a explorar as boas avaliações recebidas, como forma de atrair mais alunos.

Resumo
Artigo
Gestão do conhecimento como estratégia de negócios para universidades
Descrição
A gestão do conhecimento em alto nível deve estar entre as prioridades de uma universidade como estratégia para a geração de negócios.
Autor
Publicador
Mettzer

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.