Mão na massa: o que é e como fazer um fichamento bibliográfico?

compartilhe

O fichamento bibliográfico é uma sistematização dos livros e artigos que o texto utilizou para construir suas ideias.


Sumário

  1. O que é fichamento bibliográfico?
  2. Para quê serve um fichamento bibliográfico?
  3. Características de um fichamento bibliográfico
  4. Passo a passo de como fazer um fichamento bibliográfico
  5. Dicas para fazer um bom fichamento
  6. Exemplo de fichamento bibliográfico
  7. Conte com a Mettzer para ajudar no seu trabalho

Imagine a cena. Você precisa escrever um trabalho e retomar as ideias de todos os livros e artigos que leu sobre o tema do trabalho. Todos. A lista de livros é imensa. Como fazer para lembrar as ideias de cada um?

Ou, então, você precisa pesquisar sobre um tema novo e não sabe quais pessoas autoras são referências teóricas no assunto. O que fazer?

Pois bem. Esses são os dois objetivos do fichamento bibliográfico: sistematizar as bibliografias de um texto.

De forma geral, quando o fichamento é para uso pessoal, a formatação e a estrutura acabam sendo mais livres.

Contudo, quando é solicitado como uma forma de avaliação no curso, começam a surgir dúvidas por todos os lados: desde o limite de páginas, a formatação e até o modo de impressão.

Mas, calma. Esse artigo é para tirar todas as suas dúvidas sobre esse tipo de fichamento. Se, ao final, você ainda tiver alguma dúvida, não hesite em nos escrever, ok?

O que é fichamento bibliográfico?

Antes de mais nada, é importante entender o que é um fichamento bibliográfico. De forma geral, esse tipo de fichamento compreende uma análise da bibliografia do texto.

Ou seja, o fichamento bibliográfico consiste na sistematização dos livros e artigos que o texto utilizou para construir suas ideias.

Na prática, deve-se identificar quais foram as pessoas autoras, as escolas de pensamento e os conceitos mais utilizados no texto.

Para quê serve um fichamento bibliográfico?

O fichamento bibliográfico tem dois objetivos principais: em primeiro lugar, serve para aumentar o repertório de leituras. Então, um livro ou artigo proporciona conhecer outros.

Isso é bastante importante, especialmente no começo de uma pesquisa em uma área de conhecimento diferente ou sobre um tema novo.

Afinal de contas, provavelmente você vai conhecer pouco (ou nada!) sobre o assunto e vai precisar de uma ajudinha para saber quais são as principais bases teóricas.

Além disso, em segundo lugar, o fichamento bibliográfico serve para mapear e identificar, com antecedência, os argumentos e as perspectivas que a pessoa autora vai utilizar.

Nesse caso, o fichamento bibliográfico funciona como um mapa mental ou uma ficha de leitura do texto que você está fichando. Ou seja, reúne as principais ideias dos textos.

É por isso que esse tipo de fichamento é fundamental para quem está construindo o referencial teórico do trabalho.

Não é por menos. Ao utilizá-lo, é possível organizar as principais ideias do texto e ter controle sobre todo conteúdo que você já acessou sobre o tema.

Mesmo porque, de uma forma ou outra, você vai precisar fazer uma revisão da literatura sobre o tema que você escolheu. Usar fichamentos nesse processo vai te trazer mais segurança e organização.

modelo de fichamento

Características de um fichamento bibliográfico

Sendo assim, em resumo, as principais características de um fichamento bibliográfico são:

  • Servem para identificar outros livros e artigos sobre o tema de pesquisa;
  • Compreende um resumo do conteúdo e os principais conceitos do texto;
  • Identifica a página e a pessoa autora para localizar as citações e as referências;
  • Embasa a construção do referencial teórico;
  • Dá um panorama geral sobre o posicionamento e a opinião das pessoas autoras.

Passo a passo de como fazer um fichamento bibliográfico

Para começar, você deve ter em mente que o fichamento bibliográfico é um tipo de trabalho bastante flexível. Sem uma estrutura tão definida.

Quando é para uso pessoal — ou seja, você que vai usá-lo e não enviar para ninguém, a formatação e a estrutura são livres.

A única condição é que o fichamento tenha todas as informações necessárias. Isto é, que ele seja funcional e útil para o que você precisa.

No entanto, quando é para avaliação de alguma disciplina ou curso, é importante tomar cuidado para seguir todas as regras da ABNT. Para facilitar, você pode começar seu trabalho com o modelo de fichamento da Mettzer.

Depois disso, esse passo a passo vai te ajudar. Vamos lá:

1. Defina qual é o objeto do fichamento

Como você já sabe, o objeto do fichamento será um livro, um capítulo de um livro ou um artigo. Na verdade, é qualquer texto ou conteúdo de vídeo que você quiser (ou precisar fazer).

Isso vai depender da sua necessidade e intenção. Por exemplo, uma professora pode solicitar um fichamento de 3 capítulos específicos de um livro.

Se você está fazendo fichamento para construir um referencial teórico, é fundamental reunir toda a literatura sobre o tema do trabalho – livros, artigos, textos, blogs e revistas científicas.

Tome cuidado com as fontes de conteúdo online. Nada de espalhar fake news ou conteúdo de sites de credibilidade questionável, ok?

2. Leia o texto pela primeira vez com atenção

Depois disso, é imprescindível que você faça uma primeira leitura do texto com atenção. A ideia, nesse momento, é que compreender o assunto geral do tema.

3. Leia fazendo grifos e anotações

Em seguida, você deve fazer uma nova leitura. Dessa vez, pode ir grifando as partes mais importantes, além de pesquisar conceitos de palavras que você não conhece.

Além disso, uma boa dica é fazer anotações importantes sobre o tema. Você pode, por exemplo, incluir uma opinião para não esquecer depois ou anotar uma conexão que você fez com outro conceito.

4. Comece a estruturar seu fichamento

Você já sabe que não existe uma estrutura ideal de fichamento. Cada pessoa tem um objetivo diferente com o trabalho e o fichamento poderá servir de forma diferente.

Então, ele pode conter tudo que você julgar ser necessário: comentários, breves avaliações, críticas e por aí vai. Contanto que você mantenha uma certa ordem e organização para não se confundir depois.

Afinal de contas, o fichamento é para ajudar na organização de um grande número de leituras, certo? Se você fizer isso de forma desleixada, não vai atingir sua função principal.

Além disso, é importante que você saiba que, de forma geral, o fichamento bibliográfico é o modelo mais simples de todos os fichamentos. É basicamente a descrição das ideias do objeto em tópicos.

No entanto, nesse modelo, é essencial usar citações diretas e indiretas, mas de forma um pouco mais específica e objetiva. Você precisa identificar a página, o nome do livro e da pessoa autora para localizar com facilidade.

De todo modo, a organização das referências é um processo bastante pessoal e variável. Encontre o estilo que é mais simples e fácil para você 🙂

Depois disso, tendo esse fichamento em mãos, você pode simplesmente copiar e colar as citações no seu trabalho. Isso vai te poupar bastante tempo no desenvolvimento do trabalho.

Dicas para fazer um bom fichamento

Antes de encerrar, aqui vão as últimas dicas para fazer um bom fichamento:

  • Mantenha o fichamento simples, objetivo e organizado. Só assim você vai conseguir manter um padrão até o final.
  • Identifique todas as informações possíveis dos texto que você fichar. Isso vai ajudar muito na organização final das referências.
  • Identifique as páginas de onde as citações foram tiradas. Essa é a dica mais importante! Imagina só você precisar recorrer para uma releitura de um trecho e não encontrá-lo?
  • Faça as referências de acordo com as normas da ABNT. Depois você vai só vai precisar dar Ctrl C + Ctrl V. Use nosso gerador de referências para fazer isso. Ele gera a referência de forma automática e é gratuito.
  • Antes de começar os tópicos com os trechos, faça um pequeno resumo do texto.
  • Delimite os principais conceitos do texto. Isso servirá para entender a opinião da pessoa autora.
  • Anote o motivo pelo qual você escolheu ler e fichar aquele texto. Depois você pode não lembrar mais.

Exemplo de fichamento bibliográfico

Aqui está um exemplo de fichamento bibliográfico:

Hooks. Bell. Tudo sobre o amor: novas perspectivas. São Paulo: Editora Elefante, 2021.

O livro da bell hooks trata sobre as perspectivas diferentes que o amor tem. A principal ideia do livro é que o amor é um ato de vontade. É uma ação e uma escolha. Não apenas um sentimento.

Sobre a autora:

bell hooks nasceu em 1952, no sul dos Estados Unidos. Batizada como Gloria Jean Watkins,adotou o nome pelo qual é conhecida em homenagem à bisavó, Bell Blair Hooks. Formou-se em literatura inglesa na Universidade de Stanford, fez mestrado na Universidade de Wisconsin e doutorado na Universidade da Califórnia.

Seus principais estudos estão dirigidos à discussão sobre raça, gênero e classe e às relações sociais opressivas, com ênfase em temas como arte, história, feminismo, educação e mídia de massas. É autora de mais de trinta livros de vários gêneros, como crítica cultural, teoria, memórias, poesia e infantil.

bell hooks foi premiada com um The American Book Award, um dos prêmios literários de maior prestígio dos Estados Unidos. Entre suas maiores influências, além de Martin Luther King, Malcom X e Eric Fromm, estão as teorias de educação defendidas pelo brasileiro Paulo Freire.

  • “Há tanta injustiça nos Estados Unidos e tal conspiração para que não se fale sobre isso: e tanto sofrimento e muita esquiva para que não a notemos. Dizem-nos que esses problemas são secundários ou que seria muito custoso consertá-los – como se o dinheiro fosse o mais importante. A ganância é considerada legítima agora, enquanto o amor fraternal não é” (p. 152).
  • “O amor é o que o amor faz. Amar é um ato da vontade — isto é, tanto uma intenção quanto uma ação. A vontade também implica escolha. Nós não temos que amar. Escolhemos amar” (p. 56).
  • Para amar verdadeiramente, devemos aprender a misturar vários ingredientes — carinho, afeição, reconhecimento, respeito, compromisso e confiança, assim como honestidade e comunicação aberta” (p. 32).
  • Começar por sempre pensar no amor como uma ação, em vez de um sentimento, é uma forma de fazer com que qualquer um que use a palavra dessa maneira automaticamente assuma responsabilidade e comprometimento” (p. 76)

Conte com a Mettzer para ajudar no seu trabalho

Não sei se você já sabe, mas Mettzer é uma ótima aliada de estudantes.

Isso porque, independentemente do tipo de trabalho – seja um TCC, uma monografiadissertação e até tese – e da área do conhecimento, você deve respeitar as normas científicas de formatação.

Se você seguir as regras, seu trabalho vai ficar pronto. Mas o tanto de trabalho que dá né?

A boa notícia é que você não precisa passar por isso: você pode usar a tecnologia a seu favor.

Mettzer é a primeira e única plataforma digital que integra — em um único lugar, todo o ciclo do trabalho acadêmico.

Ou seja, nós integramos todo fluxo do trabalho acadêmico de ponta a ponta: desde o planejamento, a escrita, a formatação nas normas acadêmicas, a pesquisa de referências, a orientação online, a verificação de plágio e a publicação de trabalhos.

editor de texto da Mettzer é o melhor do mercado, que formata de forma automática qualquer trabalho nas normas ABNT: desde a capa até às referências.

Inclusive, você pode começar seu texto a partir de um modelo de trabalho de aula. Incrível né?

Assim, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente ao que importa, que é o conteúdo do seu texto.

Se interessou? Você pode fazer um teste gratuito por 7 dias.

Nem precisa cadastrar o cartão para fazer o teste 🙂

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade