Normas MLA: o guia completo de formatação para trabalhos acadêmicos

compartilhe

Aqui, você saberá mais sobre as Normas MLA  e como aplicá-lo na formatação de seus trabalhos para redigir um material de maior qualidade acadêmica.

Se você está na reta final da sua graduação, sabe que a formatação de um trabalho acadêmico como a monografia requer muita atenção, pois ela é responsável por deixar seu TCC adequado às regras de padronização da instituição de ensino e um erro pode prejudicar sua nota.

Por este motivo, é necessário saber os diferentes estilos de formatação que existem para que se possa aplicá-los corretamente na sua produção acadêmica.

Depois de explicarmos como são as normas ABNT, Vancouver e APA, neste post vamos abordar as Normas MLA, um outro padrão de formatação que você pode utilizar em seus trabalhos acadêmicos.

O que são as normas MLA

O estilo MLA é um conjunto de regras para a padronização da escrita de trabalhos científicos e acadêmicos que foi introduzido pela Modern Language Association, sendo utilizado principalmente para as áreas de humanidades.

Ao contrário do que ocorre com os estilos Vancouver e APA, as normas MLA prescrevem regras não só para a formatação de citações e referências, mas também para o estilo do texto, indicando elementos como fonte, tamanho, papel, formatação de parágrafos, links e pontuação.

No que se refere às citações, o estilo MLA prioriza citações de autores entre parênteses e estabelece padrões para a lista de referências.

Formatação no estilo MLA

Segundo as normas MLA, o trabalho acadêmico deve ser redigido em fonte legível, com clara distinção entre o estilo normal e itálico, em tamanho 12.

As normas não especificam qual deve ser a fonte utilizada, mas procure usar fontes tradicionais para evitar problemas, como Times New Roman.

As margens do trabalho devem ser de 2.54cm (ou 1 polegada) em todos os lados e a primeira linha do parágrafo deve ter um recuo de 3.81cm (1,5 polegada).

A numeração das páginas deve ser inserida na margem superior direita, também com espaço de 3.81cm do topo da página.

Já os títulos dos capítulos do trabalho devem ser precedidos de números arábicos e ponto. Exemplo:

  1. As origens do empreendedorismo
    1.1 Contexto histórico
    1.2 Influência econômica
    1.3 Empreendedorismo no Brasil
    1.4Cenário atual do empreendedorismo

Estilo MLA para citações no texto

A citação durante o texto deve conter o sobrenome do(s) autor(es) e o(s) número(s) da(s) página(s) utilizada(s) entre parênteses.

Um autor: sobrenome + página

Exemplo: (Shelley 794)

Dois autores: sobrenomes + página

Exemplo: (Williams and Ford 45-7)

Três autores: todos os sobrenomes + página

Exemplo: (Demetz, Lyman, and Harris 30)

Quatro ou mais autores: sobrenome do primeiro autor + et al. + página ou todos os sobrenomes + página

Exemplo: (Demetz et al. 30) ou (Demetz, Lyman, Harris, and Johnson 747)

Estilo MLA para referências bibliográficas

Livros

Sobrenome, Nome. Título. Edição (quando houver). Volume (quando houver). Cidade: Editora, Ano. Mídia da publicação (impressa).

Exemplo:

Dolabela, Fernando. A Oficina do Empreendedor. São Paulo: Cultura Editores, 1999. Impresso.

Livros com mais de um autor

Sobrenome, Nome (primeiro autor) e Nome Sobrenome (demais autores). Título. Edição (quando houver). Volume (quando houver). Cidade: Editora, Ano. Mídia da publicação (impressa).

Exemplo:

Grunig, James, Maria Ferrari e Fábio França. Relações públicas: teoria, contexto e relacionamentos. 2 ed. São Caetano do Sul: Difusão Editora, 2011. Impresso.

Artigo científico impresso

Sobrenome, Nome. “Título do artigo”. Título da revista. Dia mês (abreviado) ano: páginas. Mídia da publicação (impressa).

Exemplo:

Salvador, Evilasio. “Fundo público e políticas sociais na crise do capitalismo”. Revista Serviço Social e Sociedade. 02 out 2010: 605-631. Impresso.

Artigo científico eletrônico

Sobrenome, Nome. “Título”. Título do periódico. Edição (ano): páginas. Base de dados. Data de acesso <endereço eletrônico>

Exemplo:

Kyratzis, Amy. “Talk and Interaction among Children and the Co-Construction of Peer Groups and Peer Culture.” Annual Review of Anthropology 33.1 (2004): 625-49 pp. EBSCOhost. 19 June 2009 <http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=a9h&AN=15310233&site=ehostlive>.

Jornal

Sobrenome, Nome (quando houver). “Título do artigo”. Nome do jornal. Dia mês ano. Seção: página. Mídia da publicação (impresso).

Exemplo:

“Satélites criam mapa da Terra sem áreas cobertas por nuvens”. O Globo. 04 set 2017. 16-17. Impresso.

Site

Sobrenome, Nome. “Título do artigo”. Título do site. Dia mês ano (se houver). Mídia da publicação (web). Data de acesso <endereço eletrônico>

Exemplo:

Leonard, Heather. “There will soon be one smartphone for every five people in the world”. Business Insider. Web. 7 fev 2013 <http://www.businessinsider.com/15-billion-smartphones-in-the-world-22013-2>

Você ainda pode tornar esta tarefa de formatar seu trabalho ainda mais simples com o uso de um editor acadêmico como o Mettzer!

Com ele, você insere citações e referências de forma muito mais simples, já de acordo com as normas ABNT e APA e ainda possui outras vantagens, como lembretes de metas, notificação por e-mail, acesso remoto e orientação online!

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade