Quer ganhar dinheiro estudando na universidade? Veja!

compartilhe

Você precisa ganhar dinheiro enquanto está se dedicando à faculdade? Não se preocupe existem algumas formas de ganhar dinheiro estudando.


Você precisa arrumar uma forma de como ganhar dinheiro estudando enquanto está se dedicando à faculdade?

Não se preocupe: existem algumas formas de ajudar sua saúde financeira que estão ligadas ao mundo acadêmico e universitário, como bolsa-auxílio e estágio.

Quer saber como se integrar a esse mundo e conseguir financiar seus estudos por conta própria? Então fica de olho nas nossas dicas!

Como ganhar dinheiro estudando: Forma 01 – Bolsa Auxílio

A primeira coisa a se compreender é a bolsa-auxílio.

Ela é uma forma que certas instituições encontram de fomentar a permanência do aluno na universidade, o que acaba sendo bom para o país e para a comunidade científica.

Se muitos alunos desistem de suas vagas, isso pode ser ruim para todos, não só para o estudante.

Algumas universidades oferecem bolsa-auxílio para grupos específicos de alunos, como os moradores dos alojamentos ou em situação socioeconômica mais desvantajosa.

Se você se enquadra dentro dessas categorias, procure a secretaria da sua universidade para saber como se inscrever para elas.

Outra forma de receber a bolsa-auxílio é prestando serviços para a universidade, algumas vezes na área administrativa e outras em setores como a parte de fotocopiar material para os alunos.

Essas vagas costumam ser consideradas “estágios” internos.

Como ganhar dinheiro estudando: Forma 02 – Estágio

Existem várias vagas de estágio remuneradas disponíveis, e você pode ir atrás de uma delas.

Elas seguem regras específicas sobre a remuneração, que não será exatamente um salário, mas também conta com limitações de atividades para que o estagiário não seja explorado.

O estágio pode ser ainda uma ótima forma de se inserir no mercado de trabalho e de se relacionar com o cotidiano da profissão que se pretende seguir.

Ter uma experiência do tipo no currículo pode ser um diferencial essencial para o seu futuro.

Outra vantagem que o estágio apresenta é a possível efetivação, quando o estagiário é eventualmente contratado depois de se formar pela empresa onde já trabalhava.

Esse tipo de atitude é mais comum do que muitos pensam, uma vez que se trata de uma pessoa acostumada aos detalhes culturais do emprego.

Como ganhar dinheiro estudando: Forma 03 – Bolsa de Pesquisa

Existem muitas formas de se ganhar a bolsa de pesquisa, mas todas elas estão relacionadas à trabalhar em atividades de cunho acadêmico.

A forma mais comum é através da Iniciação Científica.

A bolsa de pesquisa pode ser adquirida através de um projeto próprio ou ingressando no de um professor como auxiliar. De toda forma, será necessário um orientador que possa dar apoio através desse processo.

Algumas bolsas de pesquisa são cedidas dentro de grupos de extensão universitária, que exigem permanências e atividades programadas para ceder o benefício.

Entre as atividades que podem estar inclusas temos monitorias em laboratórios. Todas elas, entretanto, tem a ver com pesquisa.

Existem, entretanto, bolsas específicas da extensão, que não estão relacionadas à pesquisa.

Como ganhar dinheiro estudando: Forma 04 – Bolsa de Extensão

A bolsa de extensão é cedida pela participação em projetos de extensão ligados à universidade que podem ter diversas possíveis origens.

Por exemplo: alguns projetos estão relacionados a atividades comunitárias, como a criação de jornais para bairros pobres.

Outros estão relacionados a tirar dúvidas de alunos. Outros ainda têm um caráter aberto, como a produção de vídeos institucionais.

Existem ainda as atividades em empresas júnior que rendem também uma bolsa de extensão.

Elas permitem uma experiência próxima do que se espera profissionalmente, mas em um ambiente que condiz diretamente com as necessidade acadêmicas dos estudantes.

Se você conseguir uma bolsa de extensão ou de pesquisa, provavelmente vai precisar escrever alguns trabalhos acadêmicos.

Nem sempre o tempo de permanência da bolsa permite muita dedicação a outras coisas, mas você pode contar com a ajuda do Mettzer, um editor de texto especializado que vai economizar seu tempo em formatar seu texto nas normas ABNT.

Quer saber mais? Então clique no link abaixo para uma experiência grátis.

plataforma
compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade