Um grande desafio para as universidades é conseguir lidar de forma organizada e controlada, utilizando processos inteligentes, com a imensa quantidade de dados gerados diariamente em sua rotina administrativa e acadêmica.

Dentro deste desafio de sistematizar e otimizar informações, está o de fazer a gestão da produção acadêmica.

Gestão da produção acadêmica é o conjunto de processos, técnicas, recursos e pessoas que uma instituição de ensino superior dispõe para administrar todo o volume de dados e conhecimento gerado por meio do que é produzido academicamente pelo trabalho de seu corpo docente e de seus alunos.

A importância de gestão da produção acadêmica

De nada adianta para uma IE ter uma produção acadêmica robusta e relevante se não conseguir controlá-la, facilitar seu acesso e comprovar tudo o que está incentivando e realizando. Esse é um ponto bastante frágil na maioria das instituições de ensino superior.

Isso porque uma instituição de ensino superior precisa cumprir uma série de normas sobre seus cursos de graduação e pós-graduação. O governo federal é responsável por fazer essa regulamentação, avaliando, credenciando, supervisionando e autorizando uma IE a exercer suas funções.

Um desses importantes critérios avaliados é a produção acadêmica e científica realizada pela IE. Quando esta IE não possui uma gestão adequada da produção acadêmica, dificilmente consegue comprovar as informações necessárias para ser bem avaliada. Com isso, pode até perder seu credenciamento junto ao Ministério da Educação.

Estratégias e ferramentas para a gestão da produção acadêmica

Para fazer uma gestão da produção acadêmica mais eficiente, uma instituição de ensino superior precisa adotar estratégias e políticas internas junto aos seus clientes (leia-se corpo docente, pessoas com funções administrativas e alunos), que estimulem a iniciativa colaborativa de todos os envolvidos na missão de cumprir as normas de regulamentação exigidas.

Além disso, uma boa gestão da produção acadêmica exige o uso de ferramentas que permitam o registro e disponibilização facilitados das informações exigidas pelas comissões governamentais de avaliação.

Uma ferramenta que pode auxiliar uma instituição de ensino superior na gestão da produção acadêmica é o Mettzer, uma solução que descomplica o registro, acompanhamento e controle de tudo o que é produzido academicamente por alunos e docentes.

Quer saber mais sobre o Mettzer e como ele mudará a forma de sua IE gerenciar a produção acadêmica? Então converse com a gente.