Guia completo para citações e referências no Mettzer

alt

Aprenda a fazer citações no Mettzer

A fundamentação teoria é uma etapa essencial de todas as pesquisas acadêmicas. Citar e referenciar são tarefas indispensáveis para quem está produzindo um trabalho de conclusão de curso, monografia, dissertação ou tese.

No Mettzer não tem erro, toda citação tem referência e toda referência tem citação. Conferir manualmente se todas as citações estão corretamente referenciadas é um serviço nada agradável, pior ainda, esquecer-se de adicionar uma referência ou ter que colocar a lista de referência em ordem alfabética “no braço”. Por favor, né?

Para você entender como o Mettzer pode te ajudar nesta missão, fizemos um passo a passo de como adicionar uma referência na lista de referências e como adicionar uma referência na citação utilizando o nosso editor.

Vai planeta!

Como adicionar uma referência na Lista de Referências

Passo 1 - Vá até a Lista de referências nos Elementos Pós-textuais, utilizando a barra de navegação.

alt

Passo 2 - Clique no botão “Criar Referência” localizado acima da lista de referências.

alt

Passo 3 - Escolha o tipo de referência, ou seja, informe de qual o tipo de publicação você retirou o conteúdo da citação, informe se foi de um livro, jornal, revista, blog, constituição, etc.

alt

Passo 4 - Insira as informações da referência como nome e sobre nome do autor, título, subtítulo, edição, local, ano, número de páginas, tente adicionar o máximo de informação possível e clique em salvar.

alt

Resultado na lista de referências. A referência vai para a lista com a formatação correta e em ordem alfabética. Quando você adicionar uma nova referência a lista será atualizada automaticamente na ordem correta.

alt

Gostou? Clique aqui para se cadastrar ou aqui para testar.

Como adicionar uma referência na citação

Passo 1 - Digite o conteúdo da citação, seja ela uma citação direta curta, direta longa ou indireta e clique no menu para adicionar referência na citação. Este menu aparece sempre quando você para de digitar.

alt

Passo 2 - Assim que você clicar no menu ‘Adicionar Referência na Citação’ abrirá uma nova tela. Caso você já tenha adicionado a referência na lista de referências, como nós vimos antes, basta você buscar a referência na barra de busca. Caso você NÃO tenha adicionado a referência, clique no botão ‘Cadastrar Referência’, como indicado na imagem abaixo.

alt

Passo 3 - Siga o mesmo fluxo de adicionar uma referência, como vimos anteriormente. Escolha o tipo de referência, diga se você utilizou um livro, jornal, revista, um artigo da internet, etc.

alt

Passo 4 - Insira o máximo de informações da referência e clique em salvar.

alt

Passo 5 - Nas citações diretas, sejam elas curtas ou longas, se você utilizou de publicações com paginação, por exemplo, livros, revistas e jornais é obrigatório inserir o número da(a) página(a) de onde você retirou o texto. Deixamos um espaço reservado para isto como você pode ver na imagem abaixo. Caso você tenha feito uma citação indireta, ou seja, descreveu um trecho do livro com as suas próprias palavras, NÃO é necessário informar o número de páginas.

Além disso, você deve escolher como deseja que a referência apareça no texto, marcando uma das opções disponíveis. A primeira opção, com todas as informações entre parênteses, é a opção padrão. Você também poderá editar isto a hora que quiser.

alt

O resultado no texto. O editor cria para você a referência na citação e também adiciona a referência lá na lista, com a formatação correta e em ordem alfabética. Legal né? Bom, você quer saber com toda certeza se uma citação tem a sua referência adicionada corretamente no Mettzer? Basta colocar o cursor do mouse em cima da referência na citação, se ela ficar azul é por que você fez tudo certinho.

alt

Resultado na lista de referências. Como já foi dito, a referência vai automaticamente para a Lista de Referências, com a formatação correta e na ordem correta.

alt

Mais uma vez, no Mettzer não tem erro, se você usar direitinho, toda citação tem referência e toda referência tem citação.

Gostou?