Um guia completo de todos os tipos de citações nas normas da ABNT

compartilhe

Não corra risco de cometer plágio. Aprenda a fazer todos tipos de citações nas normas da ABNT com exemplos.


Sumário

  1. O que é uma citação?
  2. Por que utilizar todos os tipos de citações?
  3. Por que formatar as citações de acordo com as normas da ABNT?
  4. Como fazer citação ABNT em seu trabalho?
  5. Citação indireta
  6. Citação direta
  7. Citações de citações ou APUD
  8. Como fazer citações de forma automática?
  9. Perguntas frequentes

Nenhum trabalho começa do zero, né? Pra construir a sua fundamentação teórica, você precisa partir de ideias de outras pessoas que já escreveram sobre o mesmo tema. É aqui que entram as citações.

Então, pra não correr risco de cometer plágio, saber como fazer todos os tipos de citações nas normas da ABNT é fundamental.

Se você ainda não sabe como fazer, chegou a hora. Vamos lá 🙂

O que é uma citação?

As citações nada mais são do que referências às informações extraídas de outros trabalhos, como livros, filmes, periódicos, sites e outras fontes que já trabalharam anteriormente com o seu tema.

Então, são as citações que dão a certificação de que o trabalho possui um embasamento teórico firme e técnico.

Ou seja: as citações são uma parte fundamental da tua pesquisa, porque elas garante a confiabilidade e qualidade técnica do trabalho.

Então, mesmo que a lente de análise ou a abordagem não sejam as mesmas, alguém já escreveu sobre o tema do seu trabalho. E isso é essencial para que você possa fundamentar e criar o seu referencial teórico de maneira sólida.

E são as citações que te auxiliam a incorporar essas outras produções ao seu texto, dando o devido crédito a quem escreveu.

Quer dizer, elas dão suporte técnico e científico à sua ideia. Por isso, servem para esclarecer e sustentar o assunto do texto.

Por que utilizar todos os tipos de citações?

É fundamental que você referencie as informações extraídas de outros trabalhos de forma correta.

Todos os tipos de citações devem obedecer às normas da ABNT, que permitem que os leitores identifiquem as fontes de pesquisa do seu trabalho.

Ela tende a contextualizar o trabalho na temática, dando credibilidade e registrando opiniões similares ou conclusões opostas. Por consequência, quanto mais confiável o trabalho é, maior é sua qualidade científica e técnica.

Por essa razão, você não pode escolher apenas citações que te agradam e que confirmam suas hipóteses. É fundamental que as teorias conversem e construam uma ideia nova.

Além do mais, é sempre bom lembrar que, se você não citar a fonte original das ideias, acaba cometendo plágio. Então, você precisa ter atenção nisso.

Por que formatar as citações de acordo com as normas da ABNT?

Nesse mesmo contexto, é essencial que você formate as citações de forma correta. Quer dizer: as citações precisam obedecer às normas da ABNT.

Isto porque, além de garantir a melhor compreensão da sua ideia, as normas da ABNT padronizam a apresentação do trabalho e afastam a possibilidade de plágio.

referencias

Como fazer citação ABNT em seu trabalho?

Talvez você já saiba, mas existem três tipos de citações a citação direta (curta e longa), a citação indireta e a citação de citação (apud).

Vamos ver como cada tipo de citação é feita? Sempre dentro do padrão que a ABNT estabelece.

Citação indireta

A citação indireta também é conhecida como paráfrase.

Ela é utilizada quando quem está escrevendo o texto incorpora ideias do texto original, mas as apresenta com as suas próprias palavras.

Então, acontece uma tradução ou uma explicação daquela ideia, para facilitar a compreensão de quem está lendo o texto.

Mas, tenha um cuidado especial para jamais alterar a ideia ou o contexto do texto original.

Qual é o objetivo da paráfrase?

O objetivo da paráfrase é expressar a ideia de forma mais acessível, com uma linguagem de fácil compreensão.

Além do mais, é possível dar o seu “tom” a uma ideia do texto da fonte. Ou seja: adaptar a ideia ao contexto da pesquisa.

Nesse sentido, esse tipo de citação deixa claro que você entende o conteúdo de forma correta. Inclusive, pode explicar a ideia com seus próprios termos.

Para fazer uma boa citação, o ideal é que você compreenda todo o contexto da obra, para não pegar uma parte isolada e acabar deturpando a ideia do autor ou da autora.

Como fazer paráfrase nas normas da ABNT

Assim como em qualquer outro formato de citação, a referência da fonte de pesquisa original deve ser feita.

É sempre preferível fazer a referência de forma completa. Contudo, em alguns casos, o uso da paráfrase não precisa da inclusão do número de página. Isso acontece, de forma especial, quando a ideia pertence ao todo da obra consultada.

As citações indiretas não incluem a mera reprodução ou troca de uma palavra por outra.

Você pode considerar esses dois pontos no momento da escrita:

a) Faça um comentário explicativo, para apresentar a ideia e desenvolver os conceitos e esclarecimentos.

b) Desenvolva ou amplie as ideias do texto original, acrescentando exemplos ou comparações.

Não se esqueça que, diferente da citação direta, a citação indireta deve seguir a formatação do texto, sem recuo ou alteração no tamanho da fonte.

Exemplo de citação indireta

  • Soares (2009, p. 16) diz que numa sociedade que se divide em classes, a ideologia que domina, de acordo com a ideologia marxista, é a ideologia da classe dominante.
  • Em uma sociedade que se divide em classes, a ideologia que domina, de acordo com a ideologia marxista, é a ideologia da classe dominante (SOARES, 2009).

Citação direta

Ao contrário da citação indireta, a citação direta é feita com as palavras do próprio autor do texto original. Ou seja, é uma transcrição dos exatos termos da fonte de pesquisa.

Não é, portanto, a tradução de uma ideia, mas a utilização da ideia na íntegra. Você só copia e cola o trecho.

Grifo em citação direta

Então, quando o texto original contém algum tipo de grifo é necessário reproduzi-lo fielmente seguido da expressão “grifo do autor”.

Exemplo:
  • “São velhas e persistentes as teorias que atribuem capacidades específicas inatas a raças ou a outros grupos humanos” (LARAIA, 1986, p. 17, grifo do autor).

Se você quiser saber mais, temos um conteúdo específico sobre grifo nosso. É só clicar no link 🙂

Existem dois tipos de citação direta: a citação direta curta e a citação direta longa. Vamos apresentar cada uma delas.

Citação direta curta

A citação direta curta vem de trechos reproduzidos do texto original de no máximo três linhas.

Você deve citá-las ao longo do texto, entre aspas, sem alterar o tamanho da fonte.

Por exemplo:

  • Segundo Anderson (2006, p. 19) “obviamente, essa é a função da economia: ela busca desenvolver modelos simples e facilmente compreensíveis que descrevam os fenômenos do mundo real.”
  • “Obviamente, essa é a função da economia: ela busca desenvolver modelos simples e facilmente compreensíveis que descrevam os fenômenos do mundo real” (ANDERSON, 2006, P. 19).
Exemplo de citações diretas curta:
citação direta curta

Como fazer citação direta longa

A citação direta longa, por sua vez, é a transcrição de trechos maiores da fonte de pesquisa. Para ser uma citação direta longa deve ter mais de três linhas.

Além disso, sua formatação é diferente: a citação direta longa deve ser apresentada com recuo de 4 centímetros, de forma separada, com fonte no tamanho 10, espaçamento simples, alinhamento justificado e sem aspas.

Mas tome cuidado com o excesso de citações diretas longas. Quando são utilizadas muitas citações desse tipo em uma mesma página a leitura fica desagradável e pode parecer que você está apenas copiando os autores originais e não desenvolvendo e construindo uma ideia própria.

Se você precisar se aprofundar mais, temos um conteúdo específico sobre citações diretas. Basta você entrar no link.

Exemplo de citações diretas longas:
citação direta longa

Citação de citação ou APUD

A citação de citação também pode ser chamada de apud, que é um termo em latim que significa “junto a, perto de, em”. No contexto científico e acadêmico este termo é utilizado como sinônimo de “citado por”.

A citação de citação é, de forma geral, quando se insere no texto a citação de um autor que foi encontrada em outra obra.

É importante frisar que o ideal é sempre consultar a obra original, especialmente porque garante a credibilidade da fonte de pesquisa.

Entretanto, caso essa citação seja relevante e a obra original seja inacessível, você pode utilizar o recurso de citação de citação com moderação.

Este formato de citação, assim como todos os demais, possui regras próprias, definidas pelas normas ABNT.

Exemplos  de citação de citação ou apud:

Veja o seguinte trecho, encontrado na obra de Nardi (1993, p. 94) que cita as ideias de um outro autor:

No modelo serial de Gough (1972, p. 59), “o ato de ler envolve um processamento serial que começa com uma fixação ocular sobre o texto, prosseguindo da esquerda para a direita de forma linear.”

Exemplo 1

A primeira maneira fazer uma citação de citação é incluindo os autores referenciados e o apud no começo da citação:

  • De acordo com Gough (1972, p. 59, apud NARDI, 1993, p. 94), “o ato de ler envolve um processamento serial que começa com uma fixação ocular sobre o texto, prosseguindo da esquerda para a direita de forma linear.”
Exemplo 2

A segunda opção para fazer a citação do trecho seria incluir o apud no final da frase:

  • Segundo Gough (1972, p. 59), “o ato de ler envolve um processamento serial que começa com uma fixação ocular sobre o texto, prosseguindo da esquerda para a direita de forma linear” (apud NARDI, 1993, p. 94).
Exemplo 3

Por último, existe a terceira alternativa que dispensa a utilização do termo apud, mas continua indicando que se trata de uma citação de citação:

  • De acordo com Gough (1972, p. 59), conforme citado por Nardi (1993, p. 94),  “o ato de ler envolve um processamento serial que começa com uma fixação ocular sobre o texto, prosseguindo da esquerda para a direita de forma linear.”

Como fazer citações de forma automática?

Ufa! São muitos detalhes de formatação, não é mesmo? Muitas vezes acabamos perdendo muito tempo formatando cada pequeno detalhe. Desde os parágrafos, o espaçamento, até, é claro, as citações.

Se você está fazendo um TCC, uma tese ou uma dissertação, pode contar com a ajudar da Mettzer.

No editor da Mettzer todas as adequações às normas da ABNT são feitas de forma automática, sem complicações.

Nos casos das citações, as referências podem ser adicionadas ali mesmo, basta clicar no menu “adicionar referência na citação” que aparece sempre quando você termina de digitar.

Ao final, a referência aparece formatada no texto e também na lista de referências bibliográficas já em ordem alfabética.

Veja como é fácil criar citações no Mettzer:

Faça um teste gratuito agora mesmo e comprove como é bom ter o Mettzer para te ajudar!

Perguntas frequentes

Por que utilizar citações?

Para referenciar de forma correta as fontes de pesquisa que você utilizou, para não cometer plágio.Também por isso as citações devem obedecer às normas da ABNT. No fim, as citações dão credibilidade ao trabalho.. Por consequência, quanto mais confiável o trabalho é, maior é sua qualidade científica e técnica.

Quais são os tipos de citações?

Os tipos de citações são: citação direta, citação indireta e citação de citação (apud).

O que é citação direta?

A citação direta é feita com as palavras do próprio autor do texto original. Ou seja, é uma transcrição dos exatos termos da fonte de pesquisa.

O que é citação de citação?

A citação de citação também pode ser chamada de apud, que é utilizado como sinônimo de “citado por”.

compartilhe

57 comentários em “Um guia completo de todos os tipos de citações nas normas da ABNT”

  1. Boa tarde.
    Estou utilizando o Mettzer, e minha dúvida esta em relação as referencias no final de frases. Quando vou fazer este tipo de referência que tem que ser em maiúsculo, o programa só adiciona em minúsculo. Como posso solucionar este problema? Obrigado

    Responder
    • Olá, tudo bem?

      A referência é dessa forma:
      Título (Primeira palavra em letras maiúsculas). Diretor/produtor. Local: Produtora, ano.

      Na citação é importante colocar, pelo menos, a primeira palavra do título (em letras maiúsculas).

      Um abraço!

      Responder
    • Oi, Isadora.

      Sim, o tamanho da fonte é 10. Foi um erro de digitação.
      Já ajustamos.

      Obrigada por nos avisar.

      Responder
    • [Um estudo do Relatório Especial do Edelman Trust Barometer 2020: Confiança nas Marcas, repassado à CNN Brasil revelou que “no Brasil, 82% dos consumidores passaram a priorizar a saúde e a segurança financeira como pré-requisitos para o consumo” (HERÉDIA, 2020)]

      eu referenciei assim no texto, mas queria saber se está certo

      Responder
      • Oi, Tulio! Tudo bem?

        Essa é uma citação direta, certo?
        Então, você fez a referência de forma correta.
        Só falta incluir a página da fonte de pesquisa que você encontrou aquele trecho.

        Um abraço.

        Responder
        • Mas quando é uma citação direta com mais de 3 linhas, a fonte é de um site com autora e ano identificado, mas sem página?

          Responder
          • Oi, bom dia 🙂

            Pode fazer a citação sem a página, indicando a autora e o ano.

            Um abraço!

    • Oi, Tulio. Tudo bem?

      No texto do seu trabalho, você deve incluir os trechos dos artigos a partir de citações.
      As citações podem ser diretas (quando você escreve exatamente o texto do artigo) ou indiretas (quando você usa suas palavras para explicar o que o artigo quer dizer).
      Você pode ler mais sobre como fazer citações nesse post: https://blog.mettzer.com/tipos-de-citacoes-conforme-os-padroes-abnt/
      Nós temos um conteúdo específico para cada tipo de citação.

      Nosso editor de textos já faz todas as citações dentro das formatações da ABNT de forma automática.
      Você pode fazer um teste gratuito por 7 dias. É só clicar nesse link: https://www.mettzer.com/#topo

      Espero ter ajudado.
      Um abraço.

      Responder
  2. eu quero fazer uma citação e não sei como. No caso, eu fiz varias perguntas acerca de um determinado assunto e quero referenciar algumas das respostas que foi me dada. As perguntas foram feitas via WhatsApp, mas não sei como faço. Qual o formato.? Devo fazer: SOBRENOME(ano) “trecho da resposta”.
    A estrutura é essa?

    Responder
  3. Qual é a referência do texto (Segundo Anderson(2006,p.19)”obviamente, essa é a função da economia: ela busca desenvolver modelos simples e facilmente compreensíveis que descrevem os fenômenos do mundo real.”)?

    Responder
  4. Boa noite.
    Como devo referenciar la nas refrencias bibliogáficas, segundo ABNT, quando saõ mais de dois autores em um artigo? AZEVEDO A.J.P, ARAÚJO A.A, FERREIRA M.A.F.( esta certo? ou eu uso et ao.,?

    Responder
  5. Excelente, gosto de me basear em dados técnicos, portanto,há um maior esclarecimento de tudo.

    LINDOLFE P DE SOUZA

    Responder
  6. Boa noite. Gostaria de saber se deve-se colocar o número da página nas citações? Estou encontrando alguns trabalhos sem a página, indicando apenas na referência. No exemplo que você colocou em citação direta curta também não tem. Desde já agradeço por nos ajudar.

    Responder
    • Oi Cristiane, tudo bem?

      Na citação não é obrigatório, mas se você tiver essa informação pode usar sim.

      Espero ter ajudado.

      Abraços

      Responder
  7. Olá.

    Eu posso manter todas as CITAÇÕES sem nenhuma numeração expoente e na parte das REFERÊNCIAS colocar cada referência bibliográfica na ordem que foram citadas no trabalho ao invés de ordem alfabética?

    Responder
    • OI Claudio, tudo bem?

      Na parte de referências, elas devem estar em ordem alfabético, não de acordo com a ordem que foi citada em seu trabalho.

      Espero ter ajudado.

      Abraços

      Responder
    • OI Marcia, tudo bem?

      Não existe um limite de linhas que uma citação direta longa possa ter.

      Mas sempre use o bom senso quando usar uma citação longa.

      Abraços

      Responder
    • Oi Ana, tudo bem?

      Essa informação realmente precisa ir no conteúdo do seu texto?

      Se sim, pode colocar sim, porém com recuo de 4 cm, pois é uma citação direta longa.

      Você também pode pode colocar essa crítica como um anexo do teu trabalho e citar em seu texto quando precisar.

      Espero ter ajudado.

      Abraços

      Responder
    • Oi Fernanda, tudo bem?

      Você pode sim, mas o ideal é usar citações e outros autores no desenvolvimento ou revisão bibliográfica.

      Abraços

      Responder
  8. Boa noite. Muito bom! Fiquei na dúvida de uma aqui e não consegui esclarecer após a leitura. Qual citação seria a desse trecho?
    De acordo com as Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial, de 2010, a HAS É diagnosticada pela detecção de níveis elevados e sustentados de PA…
    Não vi nada sobre o ano estar entre vírgulas em citações indiretas.

    Responder
    • Oi Andrey, tudo bem?

      Sim, essa é uma citação indireta. Acredito que foi um pequeno descuido do autor, porém contem todas as informações necessárias para uma citação indireta.

      Abraços

      Responder
    • Oi Kleiton, tudo bem?

      Você pode fazer dessa forma. SOBRENOME, Nome. SOBRENOME2, Nome2. título do livro.

      Abraços

      Responder
      • Boa tarde. Acho que ele se refere a citação no corpo do texto.
        (Sousa & Silva, 2015) ou (Sousa e Silva, 2015) ou (Sousa; Silva, 2015)
        Nesse caso, qual se deve utilizar segundo a abnt?

        Responder
        • Oi, Lavínia. Tudo bem?

          Deve-se utilizar (Souza; Silva, 2015). Nesse padrão.
          Exceto se sua universidade estabelecer algum padrão diferente.

          Um abraço.

          Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade