Artigo Científico na ABNT: Guia completo para formatação

compartilhe

Levando em conta a importância deste formato de trabalho e a necessidade que os alunos têm de dominá-lo, assim, preparamos este guia completo para formatar seu artigo científico na ABNT.


O principal problema em se trabalhar com as normas ABNT é justamente esse: as regras variam e muitas vezes é confuso entender quais são aplicadas.

Os trabalhos acadêmicos em formato de artigo científico possuem diversas finalidades, que vão desde a avaliação final de uma disciplina do curso até a apresentação em um congresso.

Diferenças entre artigo científico e monografia

Uma monografia é um trabalho relacionado a uma fase da carreira acadêmica, que será avaliado para descobrir se o aluno em questão está apto a receber o título da fase seguinte.

Esse trabalho pode ser o TCC, a dissertação de mestrado ou a tese de doutorado.

Em cada caso, existem diferentes regras a serem seguidas em termos de elementos textuais obrigatórios, mas a função final do trabalho é sempre de demonstrar a conclusão de um estudo.

Enquanto isso, o artigo científico é um trabalho referente a uma pesquisa esporádica, feita para um evento ou para uma publicação gráfica como uma revista ou livro.

Como tal, ele tem regras de tamanho estabelecidas pelo órgão responsável pelo evento ou publicação.

Enquanto o trabalho acadêmico que não é um  TCC ou semelhante tem como obrigação constatar o máximo de informações relevantes em relação a sua pesquisa em um espaço reduzido.

os trabalhos de conclusão tem que demonstrar dentro de si os dados mais relevantes para a banca.

Dessa forma, os primeiros podem ser mais concisos enquanto os últimos devem ser mais completos.

Diferentes tipos de trabalhos acadêmicos

O artigo é apenas um dos vários tipos de trabalhos acadêmicos possíveis, assim, cada um deles respeita uma diferente regra da ABNT.

Temos, por exemplo, o pôster científico, que é amplamente usado para apresentação em eventos de iniciação científica e outras exposições. Da mesma forma que os artigos, eles estão relacionados a eventos, mas seguem outras regras.

O artigo científico, em si, é um estudo de caso.

Enquanto muitos artigos podem ser considerados monográficos e muitos trabalhos de conclusão de curso possam ser apresentados para eventos e publicações com algumas pequenas edições.

Existem os TCCs que caem na classificação de relatórios, tendo assim um aspecto mais descritivo e menos conclusivo.

modelo de artigo

Artigo científico na abnt

A principal regra para saber quais são as normas ABNT a serem seguidas no trabalho que você está fazendo é a de ter a certeza de qual é o tipo de texto acadêmico que você está trabalhando desde o primeiro momento.

Pode parecer simples, mas é muito comum que se descubra no meio do caminho que o tipo de trabalho sendo realizado na verdade se encaixa melhor em outra classificação.

Nesse caso, talvez seja necessário realizar alterações na formatação do trabalho, um processo no qual alguns erros podem acabar sendo deixados para trás.

Para evitar esse problema, converse com seu orientador ou com um professor de confiança antes de começar a redigir.

Tente ser o mais explícito possível e falar sobre cada aspecto do que pretende escrever, perguntando por fim em qual tipo de trabalho ele acredita que o seu esforço se encaixa.

artigo científico na abnt formatado usando o mettzer

Formatação de artigo ciêntífico na ABNT

A formatação de artigos científicos nas normas ABNT segue o mesmo padrão de outros trabalhos acadêmicos, sendo dividido em elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais.

A formatação de artigos científicos na ABNT seguem as regras estabelecidas pela NBR 6022.

Elementos pré-textuais para

Os elementos pré-textuais de um artigo incluem menos itens que os de uma monografia, porém, eles ainda assim são compostos por uma série de exigências que devem ser seguidas.

Título do artigo científico na abnt

O primeiro elemento obrigatório que aparece em um artigo é o título, que pode ser acompanhado de um subtítulo, o qual é opcional.

Título e subtítulo (se houver) devem ser na língua do texto.

Também devem aparecer logo na página de abertura do artigo, sendo as normas ABNT demandam que eles sejam diferenciados tipograficamente ou através de dois pontos (:).

Autor

Logo abaixo do título, deve constar o nome do autor ou autores do artigo.

O autor do artigo deve ter seu nome acompanhado de um breve currículo e também de endereço de email e estas informações devem aparecer um nota de rodapé indicado por asterisco na página de abertura do artigo.

Assim, os artigos acadêmicos também podem trazer tais informações (currículo do autor e email) ao final dos elementos pós-textuais.

Resumo e palavras-chave

Outro item que é exigido entre os elementos pré-textuais é o resumo do artigo, que deve ser feito na língua do texto do trabalho.

O resumo deve conter um máximo de 250 palavras e ser seguido imediatamente pela apresentação das palavras-chave.

As palavras devem ser antecedidas da expressão “Palavras-chave:” e separadas entre si por ponto e vírgula (;).

Sendo que este é o último elemento da parte pré-textual do artigo científico na abnt.

Elementos textuais para artigos científicos na ABNT

Introdução do artigo científico

De acordo com as normas ABNT para formatação de artigos científicos, o primeiro dos elementos textuais é a introdução.

Nesta parte inicial, deve constar a delimitação do assunto que será tratado no trabalho acadêmico.

Também os objetivos da pesquisa e outros elementos que sejam necessários para fazer a apresentação e situação do tema e problemática que o artigo irá tratar.

Desenvolvimento

O desenvolvimento é a parte central e principal do artigo acadêmico, onde deve-se expor o assunto tratado de forma ordenada e pormenorizada.

O desenvolvimento é dividido em seções e subseções, sendo que estas variam de acordo com a abordagem utilizada e o método aplicado.

Indicativo de seção: Os títulos das seções e subseções devem ser alinhados à esquerda e eles devem ser numerados com algarismos arábicos.

Seguindo o sistema de numeração progressiva:

Seções primárias são indicadas com números inteiros (1, 2, 3, etc).

as subseções são indicadas pelo número da seção primária a que pertence seguido do número que lhe for atribuído na sequência em que aparece no trabalho e separado por ponto (1.1, 1.2, 1.3; 2.1, 2.2, etc)

Conclusão

Finalizando os elementos textuais do artigo, temos a conclusão.

Nesta parte, deve-se apresentar as conclusões do trabalho de acordo com os objetivos e hipóteses abordadas na introdução, sendo possível reconhecer as limitações do próprio artigo e apontar a necessidade de novas pesquisas e investigações acerca do tema.

Elementos pós-textuais para artigos nas Normas ABNT

As normas ABNT para formatação de artigos NBR 6022 estabelece diversos itens entre os elementos pós-textuais do trabalho, mas nem todos estes elementos são adotados por instituições de ensino e outros órgãos para os quais os artigos podem vir a ser utilizados, como congressos, publicações, etc.

Então, é necessário observar as instruções e modelos adotados pela instituição para os artigos acadêmicos.

Elementos em língua estrangeira

Segundo as normas ABNT, os primeiros elementos pós-textuais são constituídos por título e subtítulo (se houver).

Seguidos por resumo e palavras-chave, todos em língua estrangeira e seguindo a mesma formatação da abertura do artigo.

Notas explicativas 

As notas explicativas também estão inseridas entre os elementos pós-textuais, embora apliquem-se diretamente sobre algo abordado no texto do artigo científico.

A numeração das notas explicativas é feita em algarismos arábicos, devendo ser única para cada artigo, ou seja, não se reinicia a numeração a cada página.

Referências em artigos

Outro elemento obrigatório são as referências bibliográficas, que podem ser no sistema autor-data ou numérico, por isso fique atento ao sistema utilizado pela sua faculdade.

No sistema autor-data, as referências são listadas em ordem alfabética, orientadas pelo sobrenome do autor da obra utilizada.

Já no sistema numérico, as referências são listadas de acordo com sua ordem de aparição no texto, identificadas por algarismos arábicos.

Exemplos de referências bibliográficas em trabalhos acadêmicos

Citações em artigos acadêmicos

Um ponto muito importante dos artigos, assim como em outros trabalhos acadêmicos, são as citações, que podem ser diretas curtas, diretas longas ou indiretas.

Segundo as normas ABNT, uma citação direta curta deve ser feita entre aspas (“) e não pode ultrapassar três linhas, além de incluir a referência do autor.

citação direta curta

Já a citação direta longa ocorre quando o trecho citado possui 4 linhas ou mais, assim, devendo ser inserido em novo parágrafo com recuo entre 4 e 6 centímetros na margem esquerda, espaçamento simples e fonte tamanho 10.

As citações indiretas são mais simples, pois não possuem formatação específica.

Elas se configuram pela adaptação das ideias do autor da obra consultada no texto, sem transcrição literal da obra citada, e precisam apenas da referência do autor original.

Existem ainda alguns itens que podem aparecer dentre os elementos pós-textuais do artigo, contudo não são obrigatórios, como glossário, apêndice e anexos.

Formatação automática de artigo científico na abnt

Para facilitar todo este trabalho de formatação do artigo nas normas ABNT e economizar muito tempo você pode usar o Mettzer.

Artigo científico nas normas abnt usando o mettzer

Todas essas regras são aplicadas pelo editor e você precisa se preocupar apenas em escrever o conteúdo do seu artigo científico na ABNT!

Aproveite e teste de forma gratuita abaixo.

mettzer
compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade