Quais os principais indicadores da produção acadêmica

Compartilhe esse post:

Há uma série de indicadores que uma instituição de ensino superior deve cumprir para conquistar credenciamento junto ao MEC, e posteriormente, autorização e reconhecimento para seus cursos de graduação e pós-graduação.

Nos processos avaliativos reguladores, indicadores como análise de missão, viabilidade de PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional), efetividade institucional, suficiência administrativa, recursos financeiros, autoavaliação institucional, dentre outros, são fundamentais para uma IES atuar plenamente junto a alunos e comunidade.

Neste post, vamos tratar especificamente de um desses indicadores fundamentais: o da produção acadêmica.

Mas antes, é importante entender, em linhas gerais, quais indicadores são considerados nas avaliações dos cursos de instituições de ensino superior.

Indicadores de qualidade da produção acadêmica

O Índice Geral de Cursos (IGC) e o Conceito Preliminar do Curso (CPC) são os principais indicadores de qualidade do ensino superior.

Para calcular o IGC, é feita a média ponderada dos conceitos preliminares do curso e os conceitos da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (Capes).

Já o CPC considera rendimento dos alunos, infraestrutura e corpo docente. O desempenho dos estudantes representa 55% da nota final do CPC. Infraestrutura (15%) e corpo docente (30%) completam a nota.

A produção acadêmica

A produção acadêmica impacta diretamente em como seus alunos e seu corpo docente são avaliados, podendo “puxar” para cima ou para baixo os índices alcançados por sua instituição de ensino.

Veja agora em quais fatores da produção acadêmica sua IE deve focar esforços para conquistar reconhecimento e projeção por meio das avaliações.

Política de incentivo à produção acadêmica

Tudo o que envolve a produção acadêmica da sua IES precisa estar previsto dentro de um plano estratégico maior.

É essencial investir e ter muito bem definida uma política de estímulo à produção científica. Essa política precisa valorizar e dar prioridade ao trabalho acadêmico em equipe, capaz de envolver plenamente alunos e corpo docente.

Além disso, essa política de incentivo à produção acadêmica deve estimular a repercussão de ensino, pesquisa e extensão que vá além dos “muros” da universidade, levando conhecimento científico relevante à comunidade.

Este é um importante indicador para o sucesso de sua produção acadêmica.

Quantidade e qualidade

Há índices estabelecidos pelos órgãos reguladores que relacionam a quantidade e a qualidade da produção acadêmica realizada nas instituições de ensino superior.

Qualidade é sempre mais importante, mas para IES que buscam evoluir suas notas em avaliações, é preciso dar atenção também à quantidade de monografias, pesquisas, artigos, dissertações e teses produzidas.

Ter entre seus alunos e corpo docente pesquisadores com bons números em índices que relacionam quantidade e qualidade da produção científica, como o Índice H (ou H-index) e Fator de Impacto (FI), ou citações no Google Acadêmico acaba impactando positivamente os indicadores relacionados à produção acadêmica da sua IE.

Organização do controle acadêmico

Outro importante indicador de uma produção científica eficiente é a organização do controle acadêmico.  

Os principais processos avaliativos pelos quais passam as IES analisam se estão previstos processos bem definidos, capazes de garantir plenamente o registro e o controle das informações sobre tudo o que alunos e docentes realizam academicamente.

Para IES que buscam evoluir este indicador da produção acadêmica, uma ferramenta facilitadora de todo o processo de registro, organização e controle das informações é o Mettzer.

O Mettzer funciona como um repositório para toda a produção acadêmica realizada em uma instituição de ensino, ao integrar, padronizar e garantir acesso rápido e organizado a todas as informações.

Converse com a gente e entenda como o Mettzer pode tornar a gestão da produção acadêmica um grande indicador de sucesso para a sua IE.

Resumo
Artigo
Quais os principais indicadores da produção acadêmica
Descrição
Há uma série de indicadores que uma instituição de ensino superior deve cumprir para conquistar credenciamento junto ao MEC. Neste post, vamos tratar especificamente de um desses indicadores fundamentais: o da produção acadêmica.
Autor
Publicador
Ensino Privado

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.