Como fazer marketing educacional de baixo custo

Compartilhe esse post:

Em tempos de crise econômica e necessidade real de redução em custos e investimentos dentro das organizações (incluindo as instituições de ensino), uma das primeiras áreas afetadas costuma sempre ser o marketing.

O problema é que isso pode gerar um ciclo vicioso, em que sua IE deixa de aparecer, e consequentemente, passa a captar e reter menos alunos, desencadeando uma situação financeira ainda mais crítica.

Porém, as IEs que já despertaram para a importância do marketing digital e suas melhores práticas sabem que, com visão estratégica, planejamento e um bom trabalho, é possível não deixar o marketing de lado, apostando em comportamentos e ações mais simples e de baixo custo.  

Neste post, vamos apresentar algumas ideias sobre como fazer marketing educacional de baixo custo.

O bom e velho e-mail marketing

A prática de e-mail marketing, por mais que pareça batida, ainda é um grande achado no trabalho de ampliar o alcance de público da sua instituição de ensino, respeitando sua segmentação.

Quando falamos em marketing educacional de baixo custo, então, o envio de e-mail marketing se torna ainda mais poderoso, pois pode ser realizado gastando-se muito pouco ou quase nada.

Existem ferramentas como o Mailchimp, que garantem uma boa taxa de entrega e ainda trazem relatórios bem completos de acesso, e o Mettzer, que ajuda a sua IE a coletar informações valiosas sobre estudantes, apoiando a segmentação das suas comunicações e, consequentemente, a captação e retenção de alunos.

Redes sociais pautadas por interação

Ter página no Facebook quase toda IE tem. O que pode fazer a diferença,  na verdade, é a sua estratégia de posicionamento nas redes sociais, e a capacidade do responsável por marketing da sua instituição de ensino de estar presente de um jeito atuante, interativo, que estabeleça comunicação de verdade com diferentes públicos, em especial com as personas do seu negócio.

Esse trabalho exigirá muito mais estratégia e inteligência do que dinheiro. Ao utilizar as redes sociais oferecendo bons conteúdos, e muitas vezes mais ouvindo do que falando, sua IE consegue fazer um bom marketing educacional, e de baixo custo.

Também são dicas para o trabalho nas redes sociais:

  • Monitorar o alcance do que você posta;
  • Identificar quem está vendo suas postagens, e conhecer as necessidades em educação dessa audiência;
  • Oferecer materiais ainda mais personalizados e adequados aos anseios desse público, que ajudem a estimular a decisão de compra, neste caso, da escolha de alunos (ou pais de alunos) pela sua IE.

Todos querem bons conteúdos…

Oferecer bons conteúdos no blog ou site da sua IE é um diferencial bastante relevante e com baixo custo dentro de uma estratégia de marketing educacional.

Quando um aluno encontra nos seus canais de comunicação um e-book com os 100 erros gramaticais mais comuns que são pegadinhas de vestibular, um guia definitivo sobre todos os ramos de atuação dentro da Medicina ou um post sobre os cuidados que é preciso ter na hora de escolher em qual instituição de ensino estudar, por exemplo, sua IE mostra propriedade sobre o que fala e faz, e avança no funil de vendas.

… Mas cuide para segmentá-los da melhor forma

Como nos exemplos acima mencionados, seu conteúdo precisa conversar com as personas da sua IE, precisa informá-las com qualidade e conforme aquilo que estão buscando.

Cuidar dessa segmentação, identificando interesses e oferecendo materiais ao encontro desses interesses, sempre no momento mais oportuno, faz a sua IE estar à frente das instituições de ensino que produzem conteúdos genéricos, apenas porque “todos estão produzindo”.

Planejamento: o segredo do marketing educacional de baixo custo

Quando o dinheiro está curto ou o momento é de cautela para dar passos maiores do que as pernas, é preciso saber investir os poucos recursos disponíveis.

Pois saiba que é super possível trabalhar o marketing educacional da sua IE de forma relevante, que traga resultados. O segredo de sucesso do marketing educacional de baixo custo está no planejamento.

Porém, não é tarefa das mais simples decidir como, quando, em quê ou para quê investir recursos de marketing educacional, quando o que se tem disponível para gastar é pouco.

Existem planejamentos em marketing educacional super eficientes e compatíveis com todos os tipos de orçamentos.

Se você tem interesse em alavancar resultados da sua IE, mesmo que de forma mais cautelosa e com menos recursos, troque uma ideia com a gente. 

Resumo
Artigo
Como fazer marketing educacional de baixo custo
Descrição
Saiba todos os segredos para trazer alunos para sua universidade gastando pouco com essas dicas do Ensino Privado.
Autor
Publicador
Mettzer

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.