Marketing educacional para inciantes: Por onde começar

Compartilhe esse post:

Você vai empreender e abrir uma instituição de ensino. Ou então, já é gestor ou faz parte do grupo de decisores de uma IE que sempre se destacou por tradição, por exemplo, mas vem percebendo uma queda significativa no número de novos matriculados, bem como na retenção de alunos.

Este post foi pensado justamente para ajudar quem nunca precisou se preocupar com marketing educacional, mas se viu diante da necessidade urgente de tornar sua IE economicamente viável, bem posicionada, com estabilidade e crescimento real, mas que não sabe ao certo nem por onde começar.

Primeiramente, para um iniciante em marketing educacional, é importante entender seu conceito. Vamos lá:

O que é marketing educacional?

Marketing educacional é o marketing voltado para instituições de ensino. Consiste num conjunto de estratégias para captação, retenção e fidelização de clientes (alunos), comuns ao marketing como o conhecemos, mas com algumas características específicas que o diferencia, como segmentação de público, funil de vendas, indicadores etc.

Por que investir em marketing educacional?

O Brasil passou por um boom no mercado de educação, com o surgimento de muitas IEs nos últimos anos.

A demanda por uma educação mais flexível e técnica, em conjunto com o aumento das possibilidades de financiamento estudantil, estimulou uma série de novos cursos na modalidade a distância (EaD), cursos tecnólogos / tecnicistas (cursos superiores de menor duração, com maior foco na parte prática da formação), e até mesmo as chamadas Universidades Corporativas, financiadas por empresas que criam cursos com currículos que atendam às suas necessidades.

Hoje, infelizmente esse cenário não anda mais tão positivo: com a estagnação econômica e cortes severos em financiamento estudantil, a demanda de alunos diminuiu.

Com a concorrência lá em cima, uma instituição de ensino precisa entender ainda mais as necessidades do seu público, encontrar e trabalhar os diferenciais que tem a oferecer, e fazer com que alunos e outros tomadores de decisão enxerguem valor nisso, valor capaz de definir a escolha pela sua IE.

Por tudo isso, é preciso investir em marketing educacional, e investir “para ontem”.

Marketing educacional para Iniciantes: por onde começar?

Comece pesquisando e estudando o assunto Marketing Educacional. Você não precisa virar um expert do dia para a noite, mas como iniciante, é muito importante ter uma boa noção sobre o que se trata, suas particularidades, as possibilidades de resultados.

A gente diz isso para que você não caia em falsas promessas e não compre “gato por lebre”, ou seja, que não invista em marketing educacional às cegas, com sério risco de ver suas expectativas sendo frustradas.

O intuito do Ensino Privado é justamente esse: trazer essa base sólida de conhecimentos para iniciantes em marketing educacional, sejam eles proprietários, diretores, gestores de instituições de ensino ou profissionais de marketing que venham a trabalhar em IEs.

Portanto, comece sua investida em marketing educacional lendo todos os nossos posts. Valerá a pena!

Resumo
Artigo
Marketing educacional: Por onde começar.
Descrição
Este post foi pensado para ajudar quem nunca se preocupou com marketing educacional e não sabe ao certo nem por onde começar, para fazer sua IES vender mais
Autor
Publicador
Mettzer

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.