Entenda o que significa MBA e sua importância para Administração e Gestão de empresas

compartilhe

Não caro amigo! MBA não é aquela liga de basquete dos Estados Unidos. Essa é a NBA.  O MBA – Master in Business Administration – ou, de acordo com nossa amada língua, é qualificação para mestre em administração de empresas.

Embora tenha a palavra “mestre,” o MBA não tem nenhuma relação com o programa de mestrado.

No Brasil, o MBA é considerado um curso de especialização profissional, inserido na categoria Lato Sensu.

 Esse tipo de curso é mais indicado para profissionais que já estão no mercado há algum tempo e querem estruturar e impulsionar suas carreiras.

Esse tipo de curso é focado no aprimoramento das áreas de gestão e negócios, com o objetivo de desenvolver novos executivos.

Por dentro do MBA

O MEC (Ministério da Educação) define que os cursos de MBA devem conter uma carga horária mínima de 360 horas-aula (padrão Brasil).

Existe também o critério da Anamba (Associação Nacional de MBA) cujos cursos de 480 horas são considerados “padrão global”. De toda forma, ambos são validados em todo o território nacional.

Embora a modalidade “a distância” seja muito popular no Brasil, os cursos de MBA não podem exceder 20% da carga horária nesta modalidade.

Os processos de seleção variam de universidade para universidade, mas em geral, os critérios são:

– Análise de currículo
– Testes lógicos
– Entrevista
– Redação Técnica
– Avaliação de domínio de idioma estrangeiro

Para aqueles que cursam o MBA, eles estarão em contato constante com ferramentas de gestão e solução de problemas reais através de cases.

Ao final do curso, os alunos devem apresentar uma espécie de TCC ou monografia em geral seguindo as Normas ABNT.

Os MBAs também podem ser focados em áreas específicas, como saúde, agronegócio, marketing e TI.

Nesses casos, as matérias combinam a área de gestão com a aplicabilidade na área específica.

anotações de aula

Mas o MBA é para mim?

Agora que você já está craque e sabe de cor e salteado o que é um MBA, pode ser um bom momento para refletir se é a especialização correta para a sua carreira profissional.

Muito universitários já se formam na graduação e imediatamente emendam um curso de pós-graduação.

Geralmente, os cursos Lato Sensu são focados em especialização profissional, sejam eles especializações, pós-graduações ou MBA.

Se você acabou de se formar na graduação e seu diploma ainda cheira a novidade, é aconselhável ir com calma em relação a especializações.

Como você ainda não deve possuir muita bagagem no mercado de trabalho, muitas vezes uma pós-graduação pode supervalorizar seu currículo profissional ou Currículo Lattes, que carecerá de experiências profissionais complementares.

É como um excelente jogo de rodas, mas ainda sem possuir um carro.

Outra dica é combinar sua especialização com o seu emprego atual.

Após algum tempo de estabilidade e uma certeza maior de que a área em que você está atualmente é uma área que você se identifica, isso pode sinalizar que é o momento de buscar por uma especialização.

Algumas empresas até se responsabilizam por ajudar com os custos de uma especialização, como o MBA, para alguns profissionais que atuam na área executiva.

De toda forma, a maioria dos processos de seleção para cursar um MBA é rigorosa, e um recém-formado dificilmente conseguirá competir com profissionais experientes e estabilizados no mercado.

Planejar sua carreira junto com a sua profissional pode ser uma opção para não atropelar nenhuma etapa.

Gostou desse conteúdo? O Mettzer, uma plataforma especializada em formatação de trabalhos acadêmicos, se preocupa com você e sempre busca as melhores dicas. Quer saber um pouco mais? É só clicar aqui.

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade