NBR 15437: apresentação de pôster nas normas da ABNT

compartilhe

A NBR 15437 abrange todas as regras necessárias para a formatação e apresentação de pôsteres em eventos científicos e acadêmicos.


O que é pôster?

Conforme a ABNT, um pôster é um instrumento de comunicação, exibido em diversos suportes, que sintetiza e divulga o conteúdo a ser apresentado.

Esse conteúdo, assim, é geralmente oriundo de algum trabalho de pesquisa maior, como na iniciação científica, por exemplo.

Elementos obrigatórios de um pôster segundo a NBR 15437

  • Título e subtítulo (se houver): devem constar na parte superior do pôster, o subtítulo deve ser diferenciado tipograficamente ou separado por dois pontos (:).
  • Autor(es): nome completo do(s) autor(es), deve aparecer logo abaixo do título.
  • Informações complementares: nome da Instituição de origem, cidade, estado, país, endereço eletrônico, etc.
  • Resumo na língua do texto: deve apresentar de forma concisa, os objetivos, a metodologia e os resultados alcançados, não ultrapassando 100 palavras.
  • Palavras-chave na língua do texto: palavras ou termos retirados do texto para representar o seu conteúdo, devem figurar abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave:, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto.
  • Conteúdo: Ideias centrais em forma de texto, tabelas ou ilustrações. Deve-se evitar o uso de citações diretas e notas de rodapé.
  • Referências (conforme NBR 6023/2002).

Para saber todos os detalhes sobre referências bibliográficas, consulte o material específico neste link.

Como fazer apresentação de pôster NBR 15437

Suporte – pode ser apresentado impresso (papel, lona, plástico, acrílico, outros) ou em meio eletrônico.

DIMENSÕES:
Largura – 0,60m até 0,90m
Altura – 0,90m até 1,20m
Observação – deve ser legível a uma distância de pelo menos 1m

O que são eventos acadêmicos?

Os eventos acadêmicos reúnem um grande número de pesquisadores, professores, alunos e outras pessoas da academia para divulgar, discutir e compartilhar seus trabalhos mais recentes sobre determinado tema.

Em muitas ocasiões, são nesses encontros que uma nova tecnologia faz sua primeira aparição.

A participação nos eventos acadêmicos não está, necessariamente, atrelada a uma necessidade de apresentar um trabalho ou à publicação em anais.

Por isso, você pode optar por participar como observador, mas isso não renderá um certificado com muita pontuação no currículo lattes, exceto em alguns tipos de encontro.

Existem vários tipos de encontros e eventos acadêmicos. Os principais são Congresso, Seminário, Simpósios, Fórum e Conferência.

Por que participar de eventos acadêmicos?

A importância de tomar parte em um evento acadêmico vem não somente da construção do currículo, mas também do networking e da oportunidade de conversar sobre as áreas.

Além disso, os eventos ajudam a direcionar sua carreira para uma especialidade, com setores mais especializados da sua área de estudo sem necessariamente fazer uma especialização.

Mas mesmo para quem fará uma especialização ou um mestrado, os certificados e a participação em eventos acadêmicos ajudam a destacar o estudante pelo perfil.

A melhor forma de ingressar nesse meio é através de uma Iniciação Científica, que dará ao estudante material para escrever artigos científicos e participar em eventos acadêmicos como mais do que um mero observador, oferecendo certificados que tem valor maior.

Formatação automática de trabalhos para eventos acadêmicos

Além de a formatação de pôster, muitos eventos destes oferecem a possibilidade de publicação de trabalhos em anais, seja artigos completos, resumos, resenha crítica, etc, além do compartilhamento de suas pesquisas científicas.

Para isso, será preciso produzir conhecimento, ou seja, trabalhos acadêmicos.

Para isso, conte com o Mettzer o editor que formata automaticamente qualquer trabalho dentro das normas ABNT.

Faça um teste agora mesmo!

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade