Tudo o que você precisa saber sobre NBR – Normas técnicas da ABNT

compartilhe

NBR são um conjunto de normas técnicas brasileiras, relacionadas a documentos, procedimentos ou processos, aplicados a diversas situações.


O que significa NBR?

NBR é uma sigla usada para representar a expressão Norma Técnica. É um conjunto de normas e regras técnicas relacionadas a documentos, procedimentos ou processos aplicados a empresas ou determinadas situações.

Uma NBR é criada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Este órgão é responsável pela organização e elaboração de normas técnicas que são aplicadas em diferentes áreas, que abrangem desde a pesquisa acadêmica até documentos e procedimentos empresariais.

Qual a função?

A NBR, assim como outras normas, serve para padronizar, organizar e qualificar a produção de documentos ou procedimentos. A padronização, através do cumprimento das normas técnicas facilita a compreensão, já que toda documentação é constituída por um mesmo padrão.

Estes padrões podem, por exemplo, ser referentes a:

  • formatação e configurações de documentação,
  • etapas de realização de procedimentos e processos,
  • uso adequado de termos, símbolos, e classificações pré-definidas para facilitar a compreensão.

Além disso, você saber saber toda a história por trás das NBRs neste link.

Vantagens do uso

O hábito de utilizar normas técnicas também é eficiente para reduzir a ocorrência de falhas nos processos, pois garante um padrão de qualidade nos documentos. O investimento na qualidade do que é produzido é sempre positivo para uma empresa, pois dá mais confiabilidade aos materiais elaborados.

Outra vantagem do uso da NBR é a melhora na eficiência da produção de documentos empresariais, já que os procedimentos são sempre realizados seguindo um mesmo padrão. Assim, com o passar do tempo as empresas têm ganhos em produtividade e economia de tempo.

Tipos de NBR

É importante saber que as NBR não se referem somente a elaboração de documentos e processos. Existem centenas de normas técnicas específicas para diversas áreas, como:

  • Normas de sistemas de gestão de qualidade.
  • Padronização de procedimentos operacionais.
  • Normas de acessibilidades.
  • Gestão ambiental.
  • Segurança ocupacional.
  • Construção, acústica e engenharia.
  • Sistemas de armazenamento de dados e de informação.
  • Métodos de medição.
  • Segurança de alimentos.
  • Gestão de arquivos.
  • Normas para produtos de saúde.
  • Controle de combustíveis.

Normas para trabalhos acadêmicos

NBR 14724 – Trabalho Acadêmico

A NBR 14724 estabelece os princípios gerais para construção de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações, TCC, monografias e outros). Seu foco está na apresentação dos elementos para bancas, comissões, especialistas, etc.

NBR 10520 – Citações

Já a norma NBR 10520 discorre sobre como devem ser apresentadas as citações a outras fontes em trabalhos acadêmicos.

NBR 6022 – Artigos científicos impressos

Apresenta os princípios para apresentação de artigos científicos em publicações periódicas.

NBR 6023 – Referências

A NBR 6023 descreve quais elementos devem ser incluídos em cada tipo de referência bibliográfica. Essa norma é bastante extensa e deve ser examinada cuidadosamente, pois pode levar a diversas interpretações.

NBR 6027 – Sumário

Especifica os princípios gerais para apresentação de Sumário em qualquer tipo de documento.

NBR 6028 – Resumo e Abstract

Estabelece os requisitos para apresentação e elaboração de resumos e abstract. Segundo a ABNT, é a apresentação concisa dos pontos relevantes de um documento.

NBR 6024 – Numeração progressiva das seções

Esta NBR define um sistema de numeração progressiva das seções de um documento. Aplica-se a todos os tipos de documento, com exceção dos que possuem sistema de numeração próprio ou não necessitem de numeração.

NBR 6034 – Índice

Apresenta os princípios para elaboração e apresentação de índices.

NBR 15287 – Projeto de pesquisa

Apresenta os princípios para elaboração e apresentação de projetos de pesquisas.

Entretanto, as normas ABNT são apenas recomendações. Portanto, há espaço para personalizações, o que é comum nas Instituições de Ensino Superior (IES).

O que é a ABNT?

A Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, é uma entidade privada sem fins lucrativos, responsável pela normalização técnica de diversos setores no Brasil.

Muita gente relaciona essa entidade apenas à normas textuais, mas a história não é bem assim!

Surpreendentemente o seu surgimento veio da necessidade de se estudar e padronizar o uso do concreto armado em 1940.

Na época uma indústria em plena expansão na época carecia de diretrizes técnicas para sustentar sua utilização em larga escala.

Após sua fundação foi iniciada a inclusão de normas para outras indústrias.

Igualmente se criaram normas para indústrias como as de açúcar e álcool. Seguidas por elementos de máquinas, códigos de instalações hidráulicas, material ferroviário.

Além de produtos químicos industriais, solos, tecidos, códigos de obras, couros, cacau, desenho técnico, estruturas de madeira, módulos de construção, petróleo e vocabulários técnicos.

Na sequência, a partir de 1950 a ABNT passou a atuar também na avaliação da conformidade. Dispondo de programas para certificação de produtos, sistemas e rotulagem ambiental.

Deste modo, tal atividade está fundamentada em guias e princípios técnicos internacionalmente aceitos.

Assim, a ABNT conta com uma estrutura técnica e de auditores multidisciplinares. O que garante a credibilidade, a ética e o reconhecimento dos serviços prestados.

Missão atual da ABNT

Enquanto organização, o trabalho da ABNT é fundamentado pelo objetivo de prover a sociedade brasileira com conhecimento sistematizado.

Seus documentos normativos permitem a produção, a comercialização e a utilização de bens e serviços de forma competitiva e sustentável.

Assim, visa contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico brasileiro. Além de oferecer proteção ao meio ambiente e a defesa do consumidor.

Em outras palavras, a ABNT busca criar diretrizes técnicas e padronizações que contribuam para o avanço das diversas atividades que ela regulamenta. Conheça mais sobre esse processo em nosso post que fala sobre a criação de normas técnicas abnt.

Sendo assim, a produção acadêmica ganha destaque pelo desenvolvimento de novos conhecimentos que contribuem para o progresso.

A NBR é obrigatória?

Em geral o uso de uma NBR não é obrigatório, mas é indicado para garantir maior segurança dos processos, construções, instalações e circulação de documentos.

Em alguns casos específicos as normas podem ser obrigatórias. Nestas situações a obrigatoriedade deve constar de uma lei que define em quais situações ela deve ser adotada.

NBR ISO

As NBR ISO são normas brasileiras correspondentes ao ISO (International Organization for Standardization – Organização Internacional para Padronização), a organização responsável por criar padronizações com validade internacional.

NBR ISO 9001

Esta é uma das normas técnicas mais conhecidas e utilizadas no Brasil. A NBR ISO 9001 define padrões de Sistema de Gestão de Qualidade. O objetivo da norma é assegurar o melhor funcionamento possível para as empresas, garantindo também uma satisfatória prestação de serviço aos clientes.

A existência desta norma estimula que as empresas estejam constantemente revisando e acompanhando o funcionamento seus métodos e processos para garantir uma melhora contínua na qualidade dos serviços oferecidos.

As empresas que seguem as indicações da norma técnica podem receber o selo de qualidade NBR ISO 9001. O selo confirma a excelência de uma empresa no cumprimento de padrões de qualidade.

Diferença entre NR e NBR

A principal diferença entre uma NR e uma NBR é sua obrigatoriedade. As NRs são obrigatórias, regidas pela CLT. Já as NBRs não são exigidas por lei, a não ser que exista alguma regulamentação que obrigue isso.

Outra diferença fundamental é o gestor das normas. Enquanto as Normas Regulamentadoras são geridas pelo Governo Federal, as NBRs são organizadas e possuem responsabilidade da ABNT.

Os assuntos principais tratados por cada uma delas também se diferenciam entre si. A NR trata sobre as regras de Segurança e Medicina do Trabalho, enquanto a NBR faz referência à padronização de documentos, produtos, serviços e processos.

Por último, podemos citar outra grande diferença: os autores das Normas. As normas técnicas brasileiras (NBR) foram escritas por uma comissão composta por especialistas no assunto. Já as Normas Regulamentadoras foram escritas pela comissão Tripartite (empregados, representantes e o Governo Federal).

Formatação automática nas Normas ABNT

Você pode facilitar todo este trabalho de formatação utilizando o Mettzer!

Assim você evita erros e economizar muito tempo e estresse com este editor que formata qualquer trabalho dentro das normas da ABNT!

Entretanto não é só isso que o Mettzer oferece!

Ele também conta com outras vantagens, como lembretes de metas, notificação por e-mail, acesso remoto e orientação online.

Faça um teste gratuito agora mesmo!

compartilhe

2 comentários em “Tudo o que você precisa saber sobre NBR – Normas técnicas da ABNT”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade