Saiba como formatar citações e referências nas normas APA

compartilhe

Esse é um guia para formatação de trabalhos nas normas APA, com todas as atualizações.


Sumário

  1. O que são as normas APA?
  2. Formatação de citações nas normas APA
  3. Tipos de citações nas normas APA
  4. Citações de diferentes fontes de pesquisa nas normas APA
  5. Referências bibliográficas de materiais de sites nas normas APA

As normas APA são regras que padronizam trabalhos acadêmicos, assim como as normas da ABNT e as Normas de Vancouver 🙂

Se você precisa formatar algum trabalho nas normas APA, o papo é contigo. A gente quer te ajudar. Vamos lá, esse post inclui:

  1. Explicação sobre as regras de formatação nas normas da APA.
  2. Uma dica especial de como formatar trabalhos de forma automática nas normas APA.

O que são as normas APA?

As normas APA compreendem um padrão de formatação para trabalhos acadêmicos, mais especificamente para artigos de periódicos.

Essas normas surgiram com o manual de estilo da American Psychological Association (APA), em 1929. Depois disso, o estilo APA teve diversas reedições, com o intuito de adequá-lo às novas necessidades das pesquisas científicas.

Em outubro de 2020, a APA apresentou a 7ª Edição do Manual de Estilo APA, que substitui a última atualização das normas de 2009. A 7ª Edição é, portanto, a versão mais atual das normas.

As novas normas atendem às demandas mais recentes do mundo acadêmico. É por isso que a nova edição dá atenção especial à citação de materiais online e à busca por uma linguagem mais inclusiva.

As normas APA não apresentam padrões de formatação para a apresentação gráfica e nem para a estrutura do trabalho acadêmico. Isso significa que ela não estabelece regras de espaçamento, margens, recuo, tamanho e estilo da fonte.

O foco da padronização da APA é somente nas citações, nas referências e nos quadros e tabelas.

É bastante comum, portanto, que os trabalhos misturem duas formatações: por um lado, adotam a estrutura do trabalho nas normas da ABNT, mas também usem a formatação das citações e das referências bibliográficas nas normas APA.

mettzer

Formatação de citações nas normas APA

As citações nada mais são do que referências às informações das fontes de pesquisa que você utilizou: seja um livro, uma revista, um site, enfim.

Elas são uma parte fundamental de qualquer trabalho, porque elas garantem que seu trabalho tenham a confiabilidade e qualidade técnica. Além de garantir que você não cometa plágio.

Nas normas APA utiliza-se o sistema autor-data. Isto é, de forma geral, deve-se informar o sobrenome de quem escreveu e o ano de publicação.

No final do trabalho, deve-se elaborar uma lista de referências com as informações completas das fontes de pesquisa em ordem alfabética.

Tipos de citações nas normas APA

Veja como fazer os diferentes tipos de citações nas normas APA:

Citações diretas nas normas APA

A citação direta é a transcrição exata das palavras do próprio autor. Sem alterações. Não é, portanto, uma tradução de uma ideia. Mas, a utilização da ideia exatamente na íntegra. Ou seja: quando você copia e cola o trecho da fonte da pesquisa.

Nas normas APA, a citação direta deve conter o último sobrenome do autor e a data de publicação.

No entanto, há uma diferença na formatação, dependendo do tamanho do trecho.

Citação direta curta nas normas APA

Caso a citação tenha menos de 40 palavras, você deve incorporar o trecho no texto principal do trabalho entre aspas. Essa é uma citação direta curta.

Exemplo

Segundo Anderson (2006) “essa é a função da economia: ela busca desenvolver modelos simples e facilmente compreensíveis que descrevam os fenômenos do mundo real”.

Citação direta longa nas normas APA

No entanto, caso tenha mais de 40 palavras, a citação direta deve ser escrita em um novo parágrafo, com recuo de 1,25 cm, tamanho e fonte iguais às do texto e espaçamento simples.

Na lista de referências, não se deve citar o local da edição do trabalho.

Citação indireta nas normas APA

A citação indiretatambém conhecida como paráfrase, é a utilização de uma ideia de um autor, mas sem transcrevê-la de forma literal.

Ou seja: quem está escrevendo utiliza as próprias palavras para explicar a ideia que leu da fonte original.

Nas normas APA, para fazer uma citação indireta, deve-se citar o sobrenome do autor e o ano de publicação. Dispensa-se a numeração da página.

Citação de citação nas normas APA

A citação de citação acontece quando você não tem acesso ao texto da ideia principal. Só tem acesso a um texto que citou essa ideia.

Ou, em outras palavras, é quando se insere ideias de alguém que você encontrou no texto de outra pessoa.

Nesse caso, deve-se colocar o nome do autor da obra original seguido do ano de publicação (caso você tenha essa informação), em seguida o termo “como citado em” e informar o nome do autor, o ano de publicação e o número da página da fonte que você está consultando.

Na lista de referências, basta informar os dados da obra que você consultou.

Exemplo:

Dizem-nos que esses problemas são secundários ou que seria muito custoso consertá-los – como se o dinheiro fosse o mais importante. A ganância é considerada legítima agora, enquanto o amor fraternal não é (Williamson como citado em hooks, 2021, p. 152), “

Citações de diferentes fontes de pesquisa nas normas APA

Saiba como fazer as citações de diferentes fontes de pesquisa nas normas APA:

Citações de trabalhos com um autor

Para fazer a citação de trabalhos com um autor, deve-se escrever o sobrenome do autor com a primeira letra maiúscula e o restante em minúsculo, independente de estarem fora ou dentro dos parênteses.

Exemplo:

  • No texto: (Giddens, 1978) ou Giddens (1978)
  • Nas referências: Giddens, A. (1978). Novas regras do método sociológico. Rio de Janeiro: Zahar.

Citações de trabalhos com dois autores

Quando um trabalho tiver dois autores, você deve citar os sobrenomes (na ordem em que aparecem no material original) seguidos da data de publicação toda vez que a referência ocorrer no texto.

Exemplo:

  • No texto: Moody e White (2003) ou (Moody & White, 2003)
  • Nas referências: Moody, J., & White, D. R. (2003) Structural cohesion and embeddedness: a hierarchical concept of social groups. American Sociological Review, 68(1), 103-127.

Citação de trabalhos com três ou mais autores

Quando um trabalho tem três, quatro ou cinco autores, em todas as citações deve-se incluir apenas o sobrenome do primeiro autor seguido de et al. e a data de publicação — entre parênteses.

Exemplo:

  • No texto: Alves Filho et al. (2004) ou (Alves Filho et al., 2004)
  • Nas referências: Alves Filho, A. G., Cerra, A. L., Maia, J. L., Sacomano Neto, M., & Bonadio, P. V. G. (2004). Pressupostos do gerenciamento da cadeia de suprimentos: evidências de estudos sobre a indústria automobilística. Gestão & Produção, 11(3), 275-288.

Citação de autoria institucional

A citação de autoria institucional é quando você precisa citar informações de coorporações, associações, órgãos governamentais.

Nesse caso, deve-se escrever o nome da instituição por extenso e o ano de publicação na primeira citação. Nas citações seguintes, você deve colocar a abreviação do nome e o ano de publicação.

Exemplo

  • No texto (primeira citação): Banco Central do Brasil [BACEN] (2003)
  • No texto (citações subsequentes): BACEN (2003) ou (BACEN, 2003)

Sem autoria

Nas citações em que não existir um autor, inclusive legislações, deve-se as primeiras palavras do título ou o título inteiro se ele for curto e o ano de publicação. Na lista de referências coloque o título na posição do autor.

Exemplo:

  • No texto: Lei n. 9.984 (2000) ou Constituição (1988)
  • Nas referências: Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. (1998). Brasília. Recuperado em 10 abril 2007.

Citação de material da internet

No caso de citações diretas de conteúdos da internet, você deve informar o nome do autor, o ano de publicação e o número de páginas entre parênteses.

Caso não tenha página, você deve informar o número do parágrafo ou o nome do cabeçalho ou da seção.

Exemplo:

A endometriose é uma condição crónica, com altas taxas de recorrência pós-cirúrgica e o seu tratamento pode comprometer a fertilidade. Quanto mais nova for a paciente, maior o número de cirurgias a que poderá estar sujeita. As taxas de recorrência a 2 e 5 anos após cirurgia rondam os 20 e 40-50% (TOMÁS, 2019, Seção Endometriose e preservação da fertilidade).

Referências bibliográficas de materiais de sites nas normas APA

No entanto, na lista de referências, deve-se informar o link do site, não a seção. Além do mais, as URLs não precisam mais ser precedidas da expressão “Recuperado de:” e os códigos DOI devem aparecer em URL:

Exemplos:
  • TOMÁS, Cláudia. Endometriose e infertilidade – onde estamos? Acta obstétrica e Ginecológica Portuguesa: 235-2341. http://www.scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-58302019000400006&lang=pt

Formatação automática dos trabalhos nas normas APA

Bom, a boa notícia é que você não precisa se preocupar com todas essas regras. Use a tecnologia a seu favor. E nisso nós podemos te ajudar nisso.

O Mettzer é um editor de texto que formata, de forma automática, todos os trabalhos acadêmicos nas normas APA.

Veja como é fácil formatar seu trabalho nas normas APA na Mettzer:

Assim, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente ao desenvolvimento do seu trabalho. Que é o que realmente importa.

Faça um teste gratuito por 7 dias e descubra como a tecnologia pode ajudar 🙂

formatação
compartilhe

65 comentários em “Saiba como formatar citações e referências nas normas APA”

    • Oi, José.

      Nesse caso, você deve referenciar como se fosse um texto sem autoria, assim como uma lei:

      “Nas citações em que não existir um autor, inclusive legislações, deve-se as primeiras palavras do título ou o título inteiro se ele for curto e o ano de publicação. Na lista de referências coloque o título na posição do autor”

      Exemplo:
      No texto: Lei n. 9.984 (2000) ou Constituição (1988)
      Nas referências: Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. (1998). Brasília. Recuperado em 10 abril 2007.

      Espero que ajude.
      Um abraço.

      Responder
    • Oi, Yerenith.

      Qual é a norma que você está usando como base no seu trabalho?
      Me conte um pouco mais sobre o contexto para eu conseguir te ajudar.

      Um abraço!

      Responder
    • Oi, Loren. Tudo bem?

      Você precisa saber como referenciar artigo de revista nas normas APA dentro do texto, certo?
      Se for um artigo com apenas um autor, você deve referenciar assim: (Giddens, 1978) ou Giddens (1978).
      Se for com dois autores assim: Moody e White (2003) ou (Moody & White, 2003).

      Espero ter ajudado.
      Um abraço.

      Espero ter ajudado.
      Um abraço.

      Responder
    • Oi Daniel, tudo bem?

      Por enquanto, o Mettzer só faz referências nas normas da ABNT.
      Ainda não fazemos APA.

      Um abraço.

      Responder
  1. Por que o texto diz que o número do volume deve ser destacado em itálico, mas os exemplos não contam com tal formatação? O título da obra ou do periódico também não deveria ter esse mesmo destaque?

    Responder
    • Oi, Ivan. Tudo bem?

      O título da obra ou do periódico deviam estar com destaque sim.
      Obrigada por avisar. Vamos ajustar 🙂

      Um abraço.

      Responder
    • Oi, Marta.

      As notas de rodapé são apenas explicativas, já que as referências são no formato autor-data.

      Um abraço.

      Responder
  2. Como posso referenciar as citação de uma redação de minha autoria ou como devo constituir as referencias bibliográficas quando o trabalho foi feito com os meus comentários. Fruto dos conhecimentos adquiridos no percurso acadêmico das classes anteriores?

    Responder
    • Oi Domingos, tudo bem?

      Quando a citação é feita de um texto seu, você deve referenciá-lo assim como os outros textos.
      Quando você está escrevendo apenas com base nos seus conhecimentos, mas que não tenha sido escrito, você não precisa referenciar.

      Espero ter ajudado.

      Um abraço.

      Responder
    • Oi Lajyarea, tudo bem?

      Você quer dizer a formatação da divisão da tabela? Ou dos tipos de notas em uma tabela?

      Um abraço.

      Responder
    • OI Inez, tudo bem?

      Você não precisar referências o padrão de normas utilizado. Fique tranquila.

      Espero ter ajudado.

      Abraços

      Responder
  3. Boa tarde.
    Por favor, como formato a capa e o resumo de um artigo pela APA? Não encontro nada neste sentido nas regras de normatização na internet.

    Responder
    • OI Marisa, tudo bem?

      Formato de capa e resumo, geralmente quem passa nesses casos é a instituição onde você estuda. Se não existe nada especifico, você pode usar o padrão da ABNT para capa e folha de rosto.

      Espero ter ajudado.

      Abraços

      Responder
  4. Estou formatando meu primeiro livro em português a ser publicado por mim mesma na Amazon. Como vivo nos EUA e estudei por aqui estou acostumada com a APA. Quero fazer minhas referências bibliográficas nesse formato. Eu sei que o livro é meu e eu faço o que quiser com ele, mas na sua opinião, fica esquisito publicar um livro com formação que não é ABNT no Brasil?

    Responder
    • AS normas APA, são mais usadas por alguns cursos de faculdades no Brasil, principalmente na área de Saúde e Psicologia.

      Eu acredito que não teria nenhum problema em você manter esse formato.

      Principalmente por que se o leitor gostar de uma citação que você usar em seu trabalho, provavelmente ele vai buscar a obra original para ler mais sobre o assuntou ou se citar através do seu terá que usar o APUD e dessa forma criar uma referência.

      Espero ter ajudado com minha opinião.

      abraços

      Responder
  5. Olá, gostaria de saber se a APA possui normas para referenciar um parágrafo com duas ou mais referências diferentes, exemplo:

    (Borges, 2011; Correia, 2007; Alves, 2018)

    Eu devo colocar em ordem alfabética ou pelo ano de publicação?
    E a pontuação seria com ponto e vírgula mesmo, ou com pontos?

    Grata

    Responder
    • Oi Betriz, tudo bem?

      Basta você seguir o padrão que colocamos no texto.

      Giddens, A. (1978). Novas regras do método sociológico. Rio de Janeiro: Zahar.
      AUTOR. (ANO). Nome da Tese. Cidade de publicação.

      Espero ter ajudado.

      Abraços

      Responder
  6. Boa tarde.
    Muito obrigada por disponibilizar informações muito úteis da APA, que é muito solicitada para publicação de artigos em Anais de congressos internacionais.
    Gostaria de dois esclarecimentos: essas informações acima são da APA 6ª edição? e se existe normatização da APA para Epígrafe.
    Obrigada.

    Responder
  7. Tenho uma referencia que tem dois autores e uma colaboração, como referencio isso?
    Terré, O.C., Vigo, S.I., (2015). El Juego en la educacion infantil: Desarrollo y Estimulación infantil a través de actividades lúdicas. (1 ed). Con colaboración de Reyna Pérez Nahuatlato [et.al.] Castelar: Doble E, 2015 96p

    Responder
    • Oi Elisangela, tudo bem?

      Você deve seguir esse padrão aqui:

      O sobrenome do autor deverá ser escrito com a primeira letra em maiúsculo e o restante em minúsculo, independente de estarem fora ou dentro dos parênteses.

      Exemplo:

      No texto: (Giddens, 1978) ou Giddens (1978)
      Nas referências: Giddens, A. (1978). Novas regras do método sociológico. Rio de Janeiro: Zahar.

      Abraços

      Responder
  8. Gostaria da informação de como deve-se colocar no corpo do texto, referências em parágrafos com mais de um autor. Por exemplo:

    Blá-blá-blá-blá-blá-blá-blá-blá-blá-blá-blá-blá-blá-blá-blá-blá-blá-blá-blá-blá-blá-blá-blá-blá-blá-blá-blá-blá-blá-blá-blá-blá-blá-blá-blá-blá-blá-blá-blá-blá-blá-blá-blá-blá-blá-blá-blá-blá-blá-blá-blá-blá-blá (Oliveira, 2011. Santos, 2015). – ou – (Oliveira, 2011; Santos, 2015).

    Responder
    • Oi Ana, tudo bem?
      O padrão de referência APA é parecido com o ABNT.

      Você pode seguir isso aqui de exemplo: Giddens, A. (1978). Novas regras do método sociológico. Rio de Janeiro: Zahar

      Abraços

      Responder
      • Qual a forma de apresentação correta da bibliografia do livro cujos dados são estes segundo as normas APA?

        Autor: Jean-Baptiste Duroselle

        Título: L´Europe de 1815 à nos jours

        Editora: PUF (Presses Universitaires de France)

        Ano de edição: 1993

        Responder
        • Oi, Marisol. Tudo bem?

          Nas citações do texto: (Durosselle, 1993) ou Durosselle (1993)
          Nas referências: Durosselle, J. (1993). L´Europe de 1815 à nos jours. França: Editora PUF.

          Espero que ajude 🙂
          Um abraço!

          Responder
  9. Boa tarde! Estou a fazer meu TCC, durante o levantamento de alguns dados obtive características técnicas de uma máquina. Construí uma tabela. Como posso fazer a citação da mesma na norma apa, uma vez sendo eu o autor?

    Responder
    • OI Elísio, tudo bem?

      No caso de você ser o autor por usar na legenda assim: tabela X – do autor

      Espero ter ajudado.

      Abraços

      Responder
  10. Bom dia, no caso , a minha faculdade é estrangeira e pede as normas APA com o programa tem como colocar nessas normas?. Grato aguardando para realizar os testes.
    ATT

    Adilson

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade