A história por trás das normas técnicas da ABNT

compartilhe

Quer aprender sobre as normas técnicas da ABNT? Neste post temos uma convidada especial que irá falar tudo para você!


Sumário

  1. A importância das normas técnicas da ABNT
  2. A história por trás nas normas técnicas ABNT
  3. Exemplos da infinidade de objetos que seguem normas

Para falar sobre a importância das normas técnicas da ABNT convidamos a Roberta Liana Pimentel Cajueiro. A autora atua há mais de 17 anos como professora universitária e presta orientação e consultoria para produções e apresentações de trabalhos acadêmico-científicos.

A importância das normas técnicas da ABNT

 Inicialmente vamos esclarecer sobre Normas:

Diferente do que se pensa, elas não servem apenas para uniformizar os trabalhos acadêmicos, Projetos de pesquisa e Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC).

Inevitavelmente nos deparamos todos os dias, em cada lugar ou ambiente, com elementos que sofreram a aplicação das normas da ABNT.

Desde o projeto de construção da nossa residência, sejam nos produtos eletrodomésticos, eletrônicos, objetos domiciliares, materiais escolares, produtos de limpeza. Até nas embalagens, estruturas internas ou externas de arquitetura ou engenharia, como rampas, calçadas, garagens, residências ou estabelecimentos comerciais.

Para tudo existem normas.

Por isso, as normas ocupam-se e preocupam-se especialmente em atender às necessidades do ser humano de forma que garantam segurança do uso e a qualidade dos produtos e dos serviços.

A história por trás nas normas técnicas ABNT

De onde vem as normalizações?

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o Foro Nacional de Normalização.

Por isso, as Normas Brasileiras, cujo conteúdo é de responsabilidade dos Comitês Brasileiros (ABNT/CB), dos Organismos de Normalização Setorial (ABNT/ONS) e das Comissões de Estudo Especiais (ABNT/CEE), são elaboradas por Comissões de Estudo (CE), formadas pelas partes interessadas no tema objeto da normalização.

Neste sentido, a formação das normas surge a partir de problemáticas do cotidiano bem como de pesquisas científicas.

Dessa forma, surgem as grandes discussões baseadas nos estudos técnicos que derivam de uma infinidade de discussões e estudos comprobatórios.

Através dos resultados dessas pesquisas, é que normas que são lançadas em forma de NBR, Normas Brasileiras, que são registradas pela ABNT, adotando-se como base além de pesquisa e experiências, o padrão internacional ISO.

As normas técnicas da ABNT e o ISO

Importante enfatizar que as normas da ABNT derivam inicialmente a partir da tão conhecida ISO, em português, Organização Internacional de Padronização.

A ISO, cria, estabelece, atualiza e normaliza normas de padrão internacional que apresentam padrões a serem cumpridos a fim de garantir a universalização dos parâmetros de fabricação bem como de sua apresentação que através das conformidades.

Deste modo, graças a cada regrinha técnica podemos garantir a segurança e padronização de equipamentos, serviços e produtos.

Através de números, mensurações, tamanhos, diagramações que podemos garantir por exemplo, que um sapato de qualquer modelo ou marca possa caber em um mesmo pé.

Ainda que um colchão caberá numa cama; ou ainda que a bateria de um carro, possa ser utilizada em outro carro totalmente diferente.

Exemplos da infinidade de objetos que seguem normas

Além dos inúmeros tipos de pesquisas e trabalhos acadêmicos, itens como: tampa de garrafas pet, latas ou caixas de leite, tamanho das folhas de um caderno.

Além da altura e largura de portas, bem como as acessíveis aos cadeirantes ou as portas das escadas conhecidas por “portas corta-fogo”, que não permitem que o fogo se alastre pelas escadas que é a principal rota de fuga em caso de incêndios.

Até mesmo placas de sinalização de trânsito.

A conformidade às normas nos dá a garantia de que o produto ou serviço, obedece aos critérios técnicos exigidos pela gama de normas da ABNT.

Tais normas são elaboradas pelos Comitês de Estudo (CE) dos Comitês Brasileiros (CN) formados pela participação na ABNT para discutir e estabelecer, por consenso, regras, diretrizes ou características para o referido assunto.

formatação

Como são formados os Comitês de Estudos (CE) da ABNT?

Esses comitês são formados por técnicos, profissionais liberais, pesquisadores e professores, engenheiros, produtores ou público interessado pelos estudos das normas em todo processo produtivo ou mecanismos que envolvam estruturas e produção de seu interesse.

Cada CE, é voltada para uma área de estudo específica.

No caso das normas técnicas para trabalhos de pesquisa e de TCC, várias sofreram atualização atualmente, e outras em andamento.

São as normas que dão credibilidade e certificação de qualidade por exigirem os cumprimentos aos parâmetros de fabricação necessários para durabilidade, resistência e bom uso dos produtos.

Imaginem isso, quando colocados em estruturas como construção de pontes, torres ou edifícios ou equipamentos e materiais hospitalares e cirúrgicos.

Comitês de estudo para normas de relação com trabalhos acadêmicos

Esses são alguns dos Comitês de estudo para as normas de relação com trabalhos acadêmicos:

  • ABNT/CE-014:000.004
  • ABNT/CB-014/CE 014 000 003 “Identificação e descrição”
  • ABNT/CB-014/CE 014 000 001 “Documentação”
  • ABNT/CB-014 – Informação e Documentação
  • Foro Nacional de Normalização, mediante a demanda de normalização no campo de Gestão de Documentos Arquivísticos, criou a Comissão de Estudo (ABNT/CE-014:000.004), para discutir e estabelecer, por consenso, regras, diretrizes ou características para o referido assunto.

Qual é a importância na normalização nas normas técnicas ABNT?

É extremamente necessária a existência e aplicação das normas em todos os setores da indústria, sistemas, processos ou atendimentos qualquer.

No caso de trabalhos científicos, a padronização que é universal é a linguagem científica.

É de fundamental importância que as universidades e faculdades exijam sua aplicação e é um dever da instituição dar a base ao aluno para que seu desempenho acadêmico posso ser satisfatoriamente cumprido e do aprendizado nas produções científicas e correto uso das normas.

Sugestão de leitura

texto: A pesquisa científica no ensino superior.

Editor de formatação automática nas normas da ABNT

Tendo em vista a importância da padronização para garantir a qualidade e o acesso, a Mettzer tem o editor que formata automaticamente qualquer trabalho e pesquisa nas normas da ABNT.

Para isso, temos uma equipe em constante atualização, com suporte diferenciado e muito carinho pela pesquisa científica.

Faça um teste gratuito agora mesmo!

formatação

Os artigos da categoria colunistas não refletem necessariamente a opinião da Mettzer, sendo de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade