Veja como organizar sua agenda para orientar o TCC dos seus alunos

compartilhe

O trabalho de professor universitário e orientador é muito exigente, com muitas diferentes atividades exigindo a atenção do profissional, ainda mais ao se orientar um TCC, onde os alunos acabam sendo muito necessitados da sua atenção.

Por vezes, perdemos o controle das tarefas e acabamos ficando sobrecarregados e sem horários disponíveis nem mesmo para atividades pessoais. Para resolver essas situações e evitar se sobrecarregar, separamos algumas dicas de como manter o seu tempo organizado e realizar tudo que é preciso.

Escolha um horário para a organização

Se você tem dificuldade em encontrar tempo livre entre suas outras atribuições como professor, como aulas e outras tarefas, para atender aos alunos durante a produção do TCC, o primeiro passo é anotar tudo que você faz na semana.

Comece escolhendo um momento semanal para organizar todas as suas atividades da semana seguinte. Anote em uma agenda ou folha todos os seus compromissos previstos e encontre os espaços onde pode realizar o trabalho de orientador. Aproveite esse momento também para realizar anotações sobre os avanços de cada aluno e a necessidade maior ou menor de atenção que o TCC de cada um demanda.

Não esqueça de agendar também horários para tarefas como responder e-mails e corrigir provas. Apesar de aparentemente serem tarefas que podem ser realizadas a qualquer momento, elas podem consumir uma larga quantidade de tempo se não tiverem hora marcada para começar e terminar.

Mantenha uma agenda fixa com os alunos

Para ter a certeza de que todos os alunos serão atendidos devidamente ao longo do período de orientação, a melhor alternativa é agendar horários fixos semanais com cada um para a orientação. Dessa forma, se cria uma rotina e pode-se criar metas para a produção do TCC. Além disso, os alunos ficarão mais seguros de que terão suas dúvidas sanadas se souberem que são esperados pelo orientador em determinados momentos.

Tenha espaço para a flexibilidade e imprevistos

É uma tentação acumular os alunos e as demais tarefas todas em dias específicos e deixar longos períodos livres para realizar compromissos pessoais. Esse tipo de organização, entretanto, pode ser a armadilha que está impedindo as coisas de melhorarem, pois não tem capacidade de lidar com imprevistos, tornando um pequeno atraso numa bola de neve que pode fazer o seu dia se estender muito além do que você desejava.

A melhor forma de organizar sua agenda é tendo espaços livres entre os compromissos. Isso permite flexibilidade caso algum imprevisto ocorra, como um atraso no trânsito, uma reunião que durou tempo demais ou um aluno que precisou de um tempo extra de atendimento. Mantenha também sempre em mente o tempo de deslocamento entre os locais de diferentes compromissos.

Pense nas pequenas formas de ganhar tempo

Uma papelada desorganizada pode fazer uma reunião com um aluno demorar dez minutos a mais para começar. Não manter uma organização dos seus arquivos no computador pode acarretar em sumiços e perdas que irão levar horas para serem solucionadas. Pensar nas pequenas coisas com antecipação ajuda a ganhar longos períodos de tempo.

Nesse quesito de organização, a regra mais simples é pensar nas coisas conforme a frequência de sua necessidade. Folhas impressas a serem entregues aos alunos precisam estar em local acessível. Mantenha os livros que usa regularmente ao alcance da mão. Deixe o que usa pouco guardado onde não irá gastar espaço e atrapalhar a encontrar o que é realmente útil. Mantenha uma pasta física com uma separação para cada aluno e diferentes pastas virtuais onde salvará e organizará o que for entregue por e-mail. E lembre-se: manter a organização é uma questão de disciplina.

Uma boa forma de se ganhar tempo na relação entre aluno e orientador é usar as ferramentas corretas durante a produção de uma monografia. É essa a proposta do Mettzer, um editor de texto acadêmico preparado para as necessidades de quem está para entregar o TCC, já que ele apresenta formas facilitadas de formatar o trabalho dentro das normas ABNT e oferece ainda recursos de administração pessoal do projeto, como lembrete de metas, acesso remoto e salvamento automático.

compartilhe

2 comentários em “Veja como organizar sua agenda para orientar o TCC dos seus alunos”

  1. De quando é essa publicação!? estou querendo saber a data, para me organizar nos estudos e não tem nada indicando

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade