Pesquisa de levantamento: material completo, procedimentos e exemplos

Compartilhe esse post:

A pesquisa de levantamento busca a obtenção de dados ou informações sobre características ou opiniões de um grupo de pessoas.


O que é pesquisa de levantamento?

A pesquisa de levantamento é um tipo de pesquisa que se realiza para a obtenção de dados ou informações sobre características ou opiniões de um grupo de pessoas, selecionado, em termos estatísticos, como representante de uma população.

Deste modo, pode ser utilizada para TCC, monografias e diversos tipos de trabalhos acadêmicos e   tipos de pesquisas.

Objetivo da pesquisa de levantamento

Deste modo, a pesquisa de levantamento visa descrever a distribuição das características ou de fenômenos que ocorrem naturalmente em grupos da população.

Por isso, todas as pesquisas de levantamento conduzidas adequadamente compartilham características comuns que se tornam excelentes para utilizar o método descritivo sobre as atitudes e opiniões das pessoas.

Principais características das pesquisas de levantamento

As pesquisas de levantamento também se caracterizam por usarem um conjunto predeterminado de questões para todos os respondentes.

Neste sentido, podem ser utilizadas respostas orais, escritas ou inseridas por meio de computador, que constituem os principais dados obtidos em um levantamento.

Assim, ao utilizar o mesmo fraseado e a mesma ordem de perguntas, é possível sintetizar as visões de todas as pessoas que responderam, de forma objetiva.

Pesquisa de levantamento quantitativa e de campo

A pesquisa de levantamento é um tipo de estudo de campo que visa a coleta os dados investigando o objeto de estudo no seu meio.

Neste sentido, as pesquisas de levantamento são mais adequadas para pesquisas descritivas.

Em seu viés de campo, ela se refere à solicitação de informações a um grupo de pessoas antecipadamente selecionadas, acerca de um problema de estudo.

Além disso, se caracteriza pela interrogação direta das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer.

Portanto, as informações obtidas de um grupo significativo de pessoas sobre do problema em questão será analisado de forma quantitativa. Do modo a obter conclusões correspondentes aos dados coletados.

Metodologia da Pesquisa de Levantamento

Um projeto de pesquisa de levantamento apresenta uma descrição de abordagem quantitativa ou numérica de tendências, atitudes ou opinião de uma população.

A partir dos resultados da amostra se faz a generalização ou afirmações sobre a população.

Um exemplo da metodologia na psicologia, é o questionário. A pesquisa de levantamento é usada para avaliar os pensamentos, opiniões e sentimentos das pessoas; os levantamentos podem ser específicos e de âmbito limitado ou mais globais em seus objetivos.

A pesquisa de levantamento é realizada através da técnica de amostragem.

As pesquisas de levantamento implicam, em geral, a construção de instrumentos de coleta de dados, como questionários, entrevistas e formulários.

Tendo sido recolhidos os dados das amostras, passa-se à fase de sua interpretação, para a qual se elege determinado número de categorias, que servem para a classificação e tabulação das informações.

Para a análise dos cálculos estatísticos deve-se compreender: percentagens, médias, moda, correlações, desvio-padrão e margem de erro.

Exemplos de pesquisa de levantamento

Por exemplo, quando se quer avaliar a opinião dos eleitores a respeito dos candidatos às próximas eleições a pesquisa de levantamento é um ótimo meio.

Ainda, quando se quer estimar a opinião de estudantes à respeito de algum assunto.
Ou para conhecer a distribuição de audiência da TV.

Além disso, quando se quer descrever as características ou perfil dos pacientes que frequentam um ambulatório ou a emergência de um hospital ou de uma Clínica-escola de Psicologia.

Note que, em todos os exemplos estamos sempre descrevendo as características de um grupo de pessoas, sejam referentes à opiniões, à problemas clínicos, aspectos sócio-demográficos dos sujeitos ou à aspectos da personalidade.

Além disso, são muito eficazes para estudos de comportamento do consumidor e para o estudo de opiniões e atitudes.

Pesquisa de levantamento tipo survey e amostra de população

Existem dois tipos de levantamento que são por amostra de uma população, também conhecido como Censo e o tipo survey.

Tendo sua obtenção dos dados sobre as características ou opiniões de determinado grupo de pessoas utilizando de instrumentos de pesquisa pode meio de um questionário.

Enquanto a pesquisa de levantamento recolhe informações de todos os integrantes do universo pesquisado, tem-se um censo.

Por isso os censos são muito úteis e proporcionam informações gerais acerca das populações, que são indispensáveis em boa parte das investigações sociais.

Embora, na maioria das pesquisas de levantamento, não são pesquisados todos os integrantes da população estudada.

Antes se seleciona, mediante procedimentos estatísticos, o universo amostral contendo uma quantidade significativa amostras. Os resultados obtidos baseados nas amostras são projetados para a totalidade do universo, levando em consideração a margem de erro, que é obtida mediante cálculos estatísticos.

Além disso, pode-se utilizar pré-testes em pesquisas de levantamento (também chamados de survey, quando são estritamente descritivas) para verificação de clareza e precisão dos termos, quantidade de perguntas, forma de perguntas e ordem das perguntas.

O levantamento das características do grupo estudado é feito através da aplicação de questionários auto-administrados ou através de entrevistas dirigidas por um questionário.

Tais questionários podem tanto serem elaborados pelo próprio pesquisador, como pode-se utilizar questionários já validados ou testes psicológicos, dependendo do tipo de características que se quer avaliar na pesquisa.

Etapas da Pesquisa de Levantamento

Assim como todos os trabalhos de  pesquisa científica, as pesquisas de levantamento dependem de uma série de procedimentos metodológicos, desenvolvidos ao longo de várias etapas ou fases sequenciadas. São elas:

  • Especificação dos objetivos;
  • Operacionalização dos conceitos das variáveis;
  • Elaboração do instrumento de coleta de dados;
  • Seleção da amostra;
  • Coleta e verificação dos dados;
  • Análise e interpretação dos dados;
  • Apresentação dos resultados.

Tipos de Amostras para pesquisa de levantamento

No que se refere à amostragem, existem dois tipos de amostras: as não probabilísticas ou intencionais e as probabilísticas ou estatísticas.

Amostras não Probabilísticas ou Intencionais

Estas seguem critérios de quem está pesquisando, como cotas ou julgamento. São intencionais, pois o critério de escolha é eleito pelo pesquisador.

Amostras Probabilísticas ou Estatísticas

Aqui todos os elementos da população devem ter as mesmas oportunidades de ser escolhidos, o que implica seleção aleatória dos informantes e eliminação de subjetividade da amostra.

Seleção da Amostra

Já, para selecionar as amostras é necessário considerar algumas categorias.

Neste sentido, a população é o conjunto de pessoas que têm pelo menos uma característica comum. E como nem sempre é possível estudar todas as pessoas de um conjunto, elege-se uma amostra dessa população.

Já, teremos apenas uma amostra, quando o levantamento é realizado com parte do universo.

Então, a amostragem, na abordagem quantitativa, reduz as amostras, sintetizando os dados de forma numérica, tabulando-os.

Nesse caso, por meio de procedimentos estatísticos, toma-se como objeto de investigação uma amostra escolhida pela sua representatividade, por ser significativa.

Assim, por meio de estudos estatísticos probabilísticos, as respostas proporcionadas por determinada amostra são estendidas para toda a população, sempre considerando uma margem de erro, maior ou menor.

Critérios para constituição da amostragem

  • Definição da população;
  • Contexto da amostra;
  • Método utilizado para a constituição da amostra;
  • Tamanho da amostra;
  • Execução do processo.

Coleta de dados na Pesquisa de Levantamento

Para tanto, os dados são coletados diretamente dos informantes, que respondem às perguntas que são, em geral, realizadas com base em um questionário previamente preparado.

Esses dados podem ser colhidos de uma população em determinado lugar e momento (levantamento interseccionais), ou ser constituídos de estudos de tendência, estudos de coorte ou de painel, ao longo do tempo e, assim, explicar as mudanças que ocorrem durante aquele tempo.

Vantagens da Pesquisa de Levantamento

As vantagens das pesquisas de levantamentos são o conhecimento direto da realidade, e economia, a rapidez e a quantificação (os dados obtidos pelos levantamentos podem ser agrupados em tabelas e permitem análises estatísticas).

Por serem dados obtidos mediante interrogação, obtém-se um conhecimento direto da realidade.

Além disso, os dados, que podem ser obtidos com rapidez e custos relativamente baixos possibilitam seu levantamento mediante procedimentos estatísticos. E quando são obtidos com base em amostras selecionadas por critérios probabilísticos, possibilitam até mesmo a avaliação da margem de erro de seus resultados.

Desvantagens da pesquisa de levantamento

A desvantagem da pesquisa de levantamento é que ela é apenas descritiva.

Porém, algumas vezes é justamente isto que queremos: descrever um grupo de indivíduos para conhecer sua demanda, seus problemas, etc.

Por exemplo, quando se quer organizar o ambulatório de um hospital psiquiátrico e planejar os tipos de serviços à oferecer e tipos de profissionais à contratar, é importante fazer inicialmente um levantamento dos problemas dos pacientes que frequentam este ambulatório, ou seja, suas queixas principais, seus diagnósticos, assim como suas características sócio-demográficas e suas condições de vida.

Esta informação basta como base para planejar e organizar o serviço.

Neste caso, não estamos interessados em identificar relações causais, queremos apenas descrever nossa clientela. A pesquisa de levantamento é o mais indicado para este caso.

Entretanto, se a pesquisa de levantamento procurar também levantar os determinantes de um fenômeno, aí ela se torna muito limitada porque é um método impreciso para este fim.

Neste caso, também aqui não podemos ter certeza da relação entre duas variáveis e nem da direção desta relação. Nossas conclusões serão apenas aproximativas.

Formatação automática da pesquisa de levantamento nas normas da ABNT

Ao final da sua pesquisa você poderá produzir muito conhecimento com os dados coletados, e assim, publicizar os seus resultados e plataformas como o scielo, ganhando, além de tudo, pontinhos no Currículo Lattes.

Para tanto, sua pesquisa deverá estar de acordo com as normas da ABNT, por isso o Mettzer, é o editor que dá a garantia da entrega de uma pesquisa inteiramente de acordo com o que é exigido pelas normas.

Acesse e descubra como é fácil usar esse editor revolucionário que formata automaticamente qualquer trabalho nas normas da ABNT.

Resumo
Artigo
Pesquisa de levantamento: material completo, procedimentos e exemplos
Descrição
A pesquisa de levantamento busca a obtenção de dados ou informações sobre características ou opiniões de um grupo de pessoas. Veja o material completo!
Autor
Publicador
Mettzer

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.