Tudo o que você precisa saber sobre pesquisa documental — inclusive o que fazer e o que não fazer

compartilhe

A pesquisa documental, em resumo, usa fontes primárias. Ou seja, dados e informações que não foram analisados em pesquisa científica. Vem aprender a fazer esse tipo de pesquisa.


Sumário

  1. O que é pesquisa documental?
  2. Qual é a diferença entre pesquisa documental e bibliográfica?
  3. Diferença entre a pesquisa documental e outros tipos de pesquisa
  4. Etapas da pesquisa documental
  5. Exemplo de pesquisa documental
  6. Quais são as fontes de pesquisa documental
  7. A Mettzer pode te ajudar a fazer sua pesquisa documental

O que é pesquisa documental?

A pesquisa documental é um tipo de pesquisa que usa fontes primárias. Isto é, dados e informações que ainda não foram tratados em análises ou pesquisas científicas.

De forma geral, a pesquisa documental serve para responder algum problema de pesquisa específico, especialmente para complementar uma pesquisa bibliográfica.

Os documentos podem ser atuais ou antigos, para fazer contextualização histórica, cultural, social e econômica de um lugar ou um grupo de pessoas. Tanto para fazer análises qualitativas quanto análises quantitativas (em análises de dados de informações numéricas, por exemplo).

Por esse motivo, a pesquisa documental é um tipo de pesquisa bastante comum nas áreas de Ciências Sociais e Ciências Humanas.

Qual é a diferença entre pesquisa documental e bibliográfica?

A pesquisa documental trilha os mesmos caminhos da pesquisa bibliográfica. Por isso, às vezes é difícil diferenciá-las. No entanto, são tipos de pesquisas diferentes.

Afinal de contas, a pesquisa bibliográfica usa fontes constituídas por materiais elaborados a partir de outras informações como, por exemplo, livros e artigos científicos.

Enquanto que, como você já sabe, a pesquisa documental usa apenas fontes primárias. Ou seja, informações e dados que ainda não receberam nenhum tratamento científico ou analítico.

Diferença entre a pesquisa documental e outros tipos de pesquisa

Uma forma interessante de compreender a pesquisa documental é estudando o que ela não é. Ou seja, a partir de suas diferenças em relação a outros tipos de pesquisa. Olha só:

Pesquisa experimental

Em primeiro lugar, a pesquisa experimental deve partir de um objeto de estudo e é uma classificação quanto ao procedimento.

Na percepção de Gil (2007), a pesquisa experimental tem o objetivo de selecionar as variáveis que seriam capazes de influenciar o objeto.

Pesquisa exploratória

A pesquisa exploratória, por sua vez, tem o objetivo de criar maior profundidade em relação a um problema e é uma classificação quanto aos objetivos.

Para tanto, envolve tanto levantamento bibliográfico quanto entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas.

Pesquisa descritiva

A pesquisa descritiva tem o objetivo de caracterizar um fenômeno específico, como, por exemplo, descrever as características de certa população. Também é uma classificação quanto aos objetivos.

Pesquisa explicativa

A pesquisa explicativa tem o objetivo de identificar os fatores que determinam fenômenos e explica o porquê das coisas.

Conforme explica Gil (2007, p. 43, a pesquisa explicativa pode ser a continuação de uma pesquisa descritiva. Afinal de contas, a identificação de fatores que determinam um fenômeno exige que a pessoa pesquisadora consiga suficientemente descrevê-lo com detalhes.

Etapas da pesquisa documental

Em geral, a pesquisa documental depende de três etapas diferentes: a pré-análise, a organização do material e análise dos dados coletados.

1. Pré-análise

Em primeiro lugar, na fase de pré-análise, a pessoa pesquisadora deve definir quais são os objetivos da pesquisa documental. Ou seja, quais perguntas pretende responder a partir da análise dos dados.

Neste sentido, nessa etapa, é possível elaborar hipóteses que serão confirmadas ou descartadas ao longo da pesquisa.

Algumas das principais ações principais desta análise são:

  • Traçar objetivos;
  • Elaborar o plano de trabalho;
  • Identificar fontes de dados;
  • Formular hipóteses.

2. Organização do Material

Depois da pré-análise, é hora de interpretar os dados. Mas, antes disso, você deve facilitar a organização dos dados, especialmente quando o volume de informações for grande.

Então, para isso, é importante definir categorias que sejam pertinentes aos objetivos do trabalho. Você pode, inclusive, considerar criar fichas documentais para registrar as conclusões de cada um dos materiais.

Nessa etapa, deve-se:

  • Colher a bibliografia para análise;
  • Criar um sistema de classificação para as fontes de pesquisa;
  • Classificar os dados de acordo com os critérios;
  • Fazer fichamentos para reunir as informações sobre cada documento — especialmente para ressaltar o conteúdo relevante e onde pode ser encontrado.

3. Tratamento dos dados

Por fim, quando as fontes estiverem organizadas e classificadas, você pode finalmente fazer a análise das informações.

Nesse ponto, você deve ter em mente que as interpretações devem se direcionar para confirmar ou rejeitar as hipóteses e contribuir para a solução do problema de pesquisa.

Assim, você deve analisar cada um dos materiais, fazer inferências comparando com informações comprovadamente verdadeiras para realizar a interpretação das análises e extrair conclusões de forma lógica.

Exemplo de pesquisa documental

Um exemplo de pesquisa documental é quando você quer descobrir uma relação entre os estudantes com maior nota no TCC de um curso.

Seguindo essa linha, você poderá utilizar a ata das bancas de defesa, o histórico e a monografia ou TCC como fontes para seu trabalho.

Esse é um tipo de pesquisa mais simples, porque não tem a necessidade de trabalhar diretamente com as pessoas donas das notas. Basta olhar os documentos 🙂

Ou seja, em resumo, você só precisa dos documentos para chegar a uma suposição e, depois disso, trabalhar para concluir (ou refutar).

Quais são as fontes de pesquisa documental

Para a pesquisa documental podem ser utilizadas diversas fontes de pesquisa, desde que sejam fontes primárias.

Os principais tipos de fontes de pesquisa primária são:

  • Tabelas estatísticas
  • Jornais
  • Revistas
  • Relatórios
  • Documentos oficiais
  • Cartas
  • Filmes
  • Fotografias
  • Pinturas
  • Tapeçarias
  • Relatórios de empresas
  • Vídeos de programas de televisão

Além do mais, as fonte de pesquisa documental podem ser tanto ser na forma escrita como não escrita, tais como:

Documentação impressa

Os materiais impressos podem ser livros, jornais, diretórios, teses, projetos de pesquisa, impressões de arquivos estatísticos, etc.

Outros exemplos de fontes são depoimentos escritos, certidões, correspondência pessoal, correspondência comercial, documentos informativos arquivados em repartições públicas, documentos e materiais de associações, materiais e documentos de igrejas, documentos oriundos de hospitais.

Além de mapas, testamentos, inventários, informativos, notas, diários, projetos de lei e ofícios.

Documentação eletrônica

Nesta classificação estão todos os materiais que podem ser encontrados de forma online ou eletrônica, como livros, revistas especializadas ou artigos publicados em formato digital. Nesses casos não esqueça de fazer a referência dos sites usados em sua pesquisa.

Documentação gráfica

Já a documentação gráfica é o tipo de material que fornece informações, como mapas, planos, fotografias etc.

Documentação audiovisual

Outra classificação de fontes são os vídeos e áudios que contêm informações sobre entrevistas, apresentações, conferências, etc.

Além daqueles, também são os filmes, vídeos, fotografias, discursos e depoimentos orais.

Materiais diversos

Tendo em vista que a pesquisa documental abarca uma série bem ampla de fontes, outras categorias de documentos e materiais diversos, também são aptos como fontes desse tipo de pesquisa.

A Mettzer pode te ajudar a fazer sua pesquisa documental

Não sei se você já sabe, mas a Mettzer pode te ajudar (e muito!) a fazer seus trabalhos acadêmicos.  

Nós somos a primeira e única plataforma digital que integra — em um único lugar, todo o ciclo do trabalho acadêmico e da pesquisa científica.

Para começar, a plataforma da Mettzer tem um editor de texto que formata todo trabalho — de forma automática — nas normas da ABNT: desde a capa até as referências bibliográficas. Incrível né?!

Além disso, você pode começar seu trabalho a partir de um modelo pronto. Você não precisa se preocupar com a formatação, só incluir seu conteúdo.  

Se interessou? Você pode testar de forma gratuita por 7 dias 🙂

Referências bibliográficas

FONSECA, J.J.S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.

GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

compartilhe

5 comentários em “Tudo o que você precisa saber sobre pesquisa documental — inclusive o que fazer e o que não fazer”

  1. Oi Beatriz, boa tarde!
    Ao final de uma pesquisa bibliográfica, ao fazer o levantamento dos dados, posso gerar um relatório, certo? E o mesmo precisa ter uma formatação especifica de relatório é isso? Estou em um mestrado profissional e fiquei com está dúvida.

    Responder
    • Oi, Leo. Tudo bem?

      Acredito que esse relatório não tenha uma formatação específica.
      Mesmo porque você deve inclui-lo apenas como apêndices do seu trabalho.

      Um abraço

      Responder
  2. Olá Naína. Muito esclarecedor. Apenas uma coisa não foi abordada e é justamente o ponto da minha dúvida. Uma pesquisa que utiliza por exemplo vídeos do youtube como material, precisa de algum tipo de autorização? Visto que é uma plataforma publica e os videos não serão utilizados de maneira reprodutiva e sim, apenas como material de analise…

    Responder
    • Oi, Marciele. Tudo bem?

      Não, não precisa de autorização para usar vídeos no YouTube como fonte de pesquisa.
      Você só não pode esquecer de fazer referência a todas as ideias que você utilizar do vídeo.

      Um abraço!

      Responder
      • Olá Beatriz,
        Minha dúvida é sobre o formato ABNT de videos do YouTube. Minha pesquisa é documental analisando certos comentários desta rede social!
        Obrigado por sua disponibilidade.

        Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade