Pesquisa qualitativa: o que é e como usá-la em seus trabalhos

compartilhe

Publicado em 03 de dezembro de 2017| Atualizado em 18 de janeiro de 2024. 

Utiliza-se a pesquisa qualitativa para compreender os motivos e os comportamentos dos fenômenos.


Sumário:

  1. O que é pesquisa qualitativa?
  2. Características da pesquisa qualitativa
  3. Como utilizar a abordagem qualitativa
  4. Exemplos de uso da pesquisa qualitativa
  5. Diferença entre pesquisa qualitativa e quantitativa
  6. Formatação automática nas normas da ABNT

Vamos ser sinceros: definir a metodologia da pesquisa está longe de ser uma tarefa fácil. Quem nunca se deparou com a encruzilhada da abordagem qualitativa x quantitativa? 

E, pensando em um trabalho acadêmico bem feito, ordenar a pesquisa é fundamental. 

Afinal, você precisa delimitar todo o procedimento de metodologia – definir objetivos, problema de pesquisa, hipóteses, abordagem, para, enfim, chegar às conclusões da pesquisa. 

É importante lembrar que a metodologia científica é justamente o conjunto de processos escolhidos para investigar um fenômeno com rigor científico. 

Ou seja: a pesquisa só é científica se ela observar esse rigor. Pular essa etapa não pode ser uma opção.

Então, vamos por partes. Nesse post vamos aprofundar a abordagem qualitativa. Se você quiser saber sobre pesquisa quantitativa só acessar o post.

Assim: você lê os dois conteúdos, aprende sobre as duas abordagens e depois define qual será utilizada na sua pesquisa. Combinado? 

O que é pesquisa qualitativa?

Vamos começar com o básico: o método qualitativo se preocupa com a qualidade dos dados da pesquisa. 

O foco dessa abordagem é entender os motivos e os comportamentos dos fenômenos. As pesquisas que utilizam métodos qualitativos buscam explicar o porquê das coisas.

O conceito de Minayo (2001, p. 14) deixa claro essa ideia:

A pesquisa qualitativa trabalha com o universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes, o que corresponde a um espaço mais profundo das relações, dos processos e dos fenômenos que não podem ser reduzidos à operacionalização de variáveis”. 

Mas pensar o que não é uma pesquisa qualitativa também é uma forma didática de conceituá-la.

O que não é pesquisa qualitativa

A pesquisa qualitativa não se preocupa com representatividade numérica. Não faz mensurações, nem medidas. Devido à natureza subjetiva da pesquisa qualitativa, seus resultados não podem ser apresentados através de recursos estatísticos, mas através de relatórios que enfocam os pontos de vista dos entrevistados.

Dessa forma, não se obtém os resultados da pesquisa qualitativa através da simples tabulação de dados quantificáveis e eles jamais serão números exatos. 

Objetivo da pesquisa qualitativa

De forma objetiva, a pesquisa qualitativa busca produzir informações aprofundadas e ilustrativas.

Independente do tamanho da amostra, seja ela pequena ou grande, o que importa é que seja capaz de produzir novas informações.

A pesquisa qualitativa preocupa-se, portanto, com aspectos da realidade que não podem ser quantificados, centrando-se na compreensão e na explicação da dinâmica das relações sociais.

Isso quer dizer que ela é capaz de identificar e analisar dados que não podem ser mensurados numericamente.

Características da pesquisa qualitativa

Conforme explicam Tatiana Engel Gerhardt e Denise Tolfo Silveira (2009. p. 33), as características da pesquisa qualitativa são:

  • Objetivação do fenômeno;
  • Hierarquização das ações de descrever, compreender, explicar, precisão das relações entre o global e o local em determinado fenômeno;
  • Observância das diferenças entre o mundo social e o mundo natural;
  • Respeito ao caráter interativo entre os objetivos buscados pelos investigadores, suas orientações teóricas e seus dados empíricos;
  • Busca de resultados os mais fidedignos possíveis; oposição ao pressuposto que defende um modelo único de pesquisa para todas as ciências.

Como utilizar a abordagem qualitativa

Independente da abordagem, você vai precisar começar com um projeto de pesquisa. Isso porque se deve analisar problema de pesquisa com clareza, para que faça sentido. 

Para utilizar uma abordagem qualitativa, o problema de pesquisa tem que se relacionar aos motivos que levam um indivíduo a fazer alguma ação, a pensar de determinada maneira, a acreditar em algo, entre outras análises subjetivas que só podem ser feitas a partir da interação com participantes.

Por esse motivo, a pesquisa qualitativa é mais participativa e menos controlável. Os participantes podem direcionar o rumo da pesquisa ao longo de suas interações com o pesquisador.

É importante elaborar um roteiro bem claro para orientar as atividades da pesquisa, evitar desvios de foco, para garantir que se chegue ao objetivo.

Para se atingir os objetivos de uma pesquisa qualitativa, também é importante definir a metodologia e a técnica de coleta de dados.

A metodologia pode ser pesquisa de ação, fenomenologia, estudo de caso, entre outros. Cada método possui uma ou mais técnicas de coleta de dados que podem ser utilizadas, como entrevistas, observação, pesquisa de campo, pesquisa de arquivos, fontes documentais, grupos focais, etc.

Então, após coletar os dados, é preciso analisá-los para determinar respostas e teorias para o problema que é objeto da pesquisa.

Embora existam diversos métodos de análise de dados, na pesquisa qualitativa todos se concentram na análise textual. Algumas técnicas que podem ser utilizadas são codificação, estatística descritiva, análise narrativa, análise hermenêutica e análise semiótica, por exemplo.

Exemplos de uso da pesquisa qualitativa

Tendo em vista o que vimos até agora, está claro que a pesquisa qualitativa deve ser empregada para formular questões e hipóteses que não buscam resultados métricos. 

Então, as perguntas qualitativas são abertas e fazem parte de um roteiro que é aplicado de forma mais informal. 

Vamos aos exemplos. 

Exemplo 1.

Em um TCC que tem como objetivo analisar a falta de interesse dos brasileiros pela política. 

Utiliza-se a abordagem qualitativa para levantar dados relacionados aos sentimentos e às percepções dos brasileiros em relação à política. 

Um exemplo de pergunta aos participantes pode ser: “por que você não sente interesse pela política do Brasil?” ou “você não tem interesse pela política por não se sentir representada pelos políticos brasileiros?”. 

Exemplo 2.

Uma dissertação que tem como objetivo analisar a aceitabilidade do e-commerce por pessoas de determinada cidade. 

Utiliza-se a abordagem qualitativa para levantar dados relacionados aos padrões de consumo dos participantes da região pré-estabelecida. 

Um exemplo de pergunta aos participantes pode ser: “você costuma fazer compras pela internet?” ou “quais as vantagens que você enxerga ao fazer compras online?” ou “você se sente seguro de fazer compras pela internet? Se não, por quê?”. 

Diferença entre pesquisa qualitativa e quantitativa

A pesquisa quantitativa tem suas raízes no pensamento positivista lógico. Assim, tende a enfatizar o raciocínio dedutivo, as regras da lógica e os atributos mensuráveis da experiência humana.

A pesquisa qualitativa, por outro lado, tende a salientar os aspectos dinâmicos, holísticos e individuais da experiência humana. Então, apreende a totalidade no contexto daqueles que estão vivenciando o fenômeno.

Formatação automática nas normas da ABNT

Pensar em toda a metodologia científica exige bastante, não é mesmo?

E, ainda, no fim, o resultado final, seja um artigo, um TCC, ou até mesmo uma tese, deverá estar de acordo com as normas da ABNT. 

Sabe quem pode te ajudar nesse caminho? A Mettzer

Nós temos as ferramentas que você precisa para deixar sua vida acadêmica mais leve.

Afinal, o editor de texto de Mettzer formata qualquer trabalho acadêmico — automaticamente — nas normas ABNT.

Isso mesmo, formatação automática da capa até as referências 😉

Além disso, nosso editor gera citações e referências de maneira automática para você! 

Assim, você não precisa se preocupar com os detalhes exigidos pela ABNT e pode dedicar seu tempo para o que realmente importa: pesquisar e desenvolver o conteúdo do seu trabalho.

Inclusive, você pode começar seu texto a partir de um modelo de trabalho – seja um TCC, uma monografia, dissertação e até tese.

Ah, e tem mais — a Mettzer conta também com um verificador de plágio para garantir a originalidade dos seus trabalhos acadêmicos.

Incrível, né?!

Você pode fazer um teste gratuito por 7 dias 🙂

Referências

GERHARDT, Tatiana Engel. SILVEIRA, Denise Tolfo (org.). Métodos de pesquisa; coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001.

compartilhe

6 comentários em “Pesquisa qualitativa: o que é e como usá-la em seus trabalhos”

  1. Boa noite, pode me ajudar?
    Gostaria de saber para eu realizar uma pesquisa qualitativa, na população e amostra eu já preciso estabelecer o número de participantes?

    Responder
    • Oi, Raissa!

      Qual é a área de conhecimento de sua pesquisa?

      De forma geral, o número de participantes é exigido no Comitê de Ética.

      Um abraço.

      Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade