PhD: conheça tudo sobre essa famosa titulação

compartilhe

O título de PhD (Doctor of Philosophy) é conferido por uma instituição de ensino superior aos alunos de doutorado, mas seu significado não se limita à filosofia.


Significado de PhD

A sigla é significa Doctor of Philosophy, mas, a tradução “Doutor de Filosofia” não é literal.

Ou seja, não significa necessariamente que todo profissional PhD é filósofo, a não ser que tenha concluído o doutorado em filosofia, mas é uma referência aos antigos filósofos que eram considerados do mais alto nível de conhecimento, por dominarem diversas áreas e serem referências dentro da sociedade.

Por isso, o termo filosofia não diz respeito exatamente ao título no campo da filosofia propriamente dita, mas provém do sentido grego da palavra Philosophy, ou seja, amor ao conhecimento.

Já que, nesta perspectiva, ser doutor ou doutora demonstra que possui total desenvoltura e domínio sobre um assunto, no sentido de stricto sensu.

O título de PhD é conferido por uma instituição de ensino superior aos alunos de doutorado. Também é utilizado no caso de quem conclui um doutorado no exterior (doctoral degree).

Na Europa o título de PhD é fornecido para os campos de medicina e direito.

Assim, o título de PhD indica que o profissional tem domínio sobre um assunto. O termo PhD é mais utilizado nas universidades anglo-saxônicas. No Brasil, usualmente, o equivalente é o doutorado.

Quando alguém utiliza o Ph.D ou PhD após alguma informação, como currículo ou e-mail, quer dizer então que ela tem doutorado em uma área específica.

De onde vem o termo PhD?

O PhD começou a ser utilizado na Alemanha no século XIX para aqueles que se especializavam na área de humanas.

Depois, passou a ser utilizado em países como Estados Unidos, que difundiram a aplicação para outras áreas do conhecimento.

O termo “filosofia” advém do ensino de artes liberais, baseada na ementa da Universidade Humboldt de Berlim, uma vez que até o início do século XIX muitos dos cursos de graduação atuais nem existiam, e a filosofia era composta de ementas de diferentes cursos atuais.

PhD no Brasil

Um programa de doutorado também se destina a aprofundar a pesquisa e crescer na área acadêmica (embora não se restrinja a isso).

Por aprofundamento, aqui, entende-se que o doutor é aquele que realmente detém conhecimento sobre determinado assunto, já que, em geral, sua pesquisa precisa ser inédita e mais extensa em relação ao mestrado.

As universidades brasileiras fornecem o título de DSc (Scientiae Doctor, Doctor of Science ou Doutor em Ciências) para as pessoas que completam um curso de doutorado, sendo este título (DSc) equivalente ao PhD obtido em universidades de outros países.

O título de PhD é considerado como a última etapa na formação superior nas maiores universidades do mundo, ainda que em alguns lugares, como no Brasil, seja utilizada a sigla de doutor ou doutoramento que tem o mesmo significado.

Para ser reconhecido como um PhD é muito importante ter uma excelente carreira acadêmica, com trabalhos científicos reconhecidos e muita experiência na área de atuação.

No Brasil, o mais comum é que programas de doutorado tenham enfoque acadêmico – o que não é necessariamente o caso para programas no exterior. Nos Estados Unidos, por exemplo, o governo reconhece inúmeros doutorados com foco na prática profissional.

Áreas de PhD

Além de ter um bom currículo e um histórico de publicações em periódicos científicos, o que pode ser visto pelo currículo lattes, é importante que se tenha domínio em pesquisas científicas e acadêmicas e seja capaz de solucionar problemas em sua área de estudos.

Estudantes de diversas áreas podem obter a graduação como PhD, embora as profissões mais contempladas, atualmente, sejam:

  • filosofia;
  • medicina;
  • teologia;
  • direito;
  • artes.

Mestrado

O Mestrado é uma graduação anterior ao PhD, já que este equivale ao doutorado.

Assim, para obter o PhD, é geralmente necessário concluir o Mestrado. Além disso, existem outros tipos de pós-graduação stricto sensu e lato sensu.

Quanto tempo dura o PhD?

Dependendo do programa, pode-se levar entre 4 e 8 anos para completá-lo.

Por exemplo, nos Estados Unidos, estes programas incluem dois ou três anos de estudos e uma tese

A tese é um projeto de pesquisa independente desenhado para construir novos conhecimentos no seu campo e ser de qualidade digna de publicação.

Tipos de doutorado

Tendo em vista que o nível da formação é equivalente, é importante saber que existem programas acadêmicos e práticos com currículos e propósitos diferentes. Veja:

Doctorate in Business Administration

D.B.A. – Doctorate in Business Administration (Doutorado em Administração de Empresas) – Foco Profissional

Education Doctorate

Ed.D. – Education Doctorate (Doutorado em Educação) – Foco Profissional ou Acadêmico

Juris Doctor

J.D. – Juris Doctor (Doutorado em Leis) – Foco Profissional

Medical Doctor

M.D. – Medical Doctor (Doutorado em Medicina) – Foco Profissional

Theology and Religious Studies Doctorate

Th.D. – Theology and Religious Studies Doctorate (Doutorado em Teologia e Estudos da Religião) – Foco Acadêmico

Doutorados profissionais

Os doutorados com foco profissional são orientados à prática.

Assim, quem obtém um D.B.A, por exemplo, estaria orientando sua carreira a assumir posições de gestão em negócios.

Já, quem obtém um M.D estaria orientando sua carreira à atuação médica.

Enquanto isso, o PhD e o Th.D assumem uma abordagem mais teórica, com o objetivo de avançar o conhecimento existente em determinada área.

Isso porque para a obtenção de doutorados com foco profissional não é necessário produzir nenhuma pesquisa original necessariamente.

Já quem está pleiteando um PhD deve conduzir uma pesquisa, escrevê-la no formato de uma tese e submetê-la para avaliação de uma banca.

Grande parte dos profissionais que obtém um PhD. direcionam suas carreiras para a academia – seja como pesquisadores ou professores universitários.

Diferença entre Doutorado, Pós-doutorado e PHD

Diferença entre Doutorado, Pós-doutorado e PHD

Formatação automática nas normas da ABNT

A titulação de qualquer grau acadêmico depende de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), e, neste caso, de uma tese que um trabalho bastante complexo e denso.

Pensando na importância de uma tese para a pesquisa científica, o Mettzer foi o editor desenvolvido para você focar o seu tempo e energia no conteúdo e nos métodos da pesquisa, enquanto a formatação nas normas ABNT é feita automaticamente.

Cadastre-se agora mesmo e aproveite 7 dias gratuitos nesse editor que vai mudar a sua relação com a formatação de trabalhos acadêmicos!

O que significa PhD?

A sigla PhD significa Doctor of Philosophy, mas a tradução em doutor em filosofia não é literal. Nem todo profissional PhD é filósofo. É apenas uma referência aos antigos filósofos, que tinham os mais altos níveis de conhecimento.

O que é PhD?

No Brasil, o título de PhD equivale ao título de doutorado. Em termos gerais, é um programa de estágio e de pesquisa se cumpre após o doutorado, para aprofundar a pesquisa e se desenvolver na área acadêmica. É a última etapa na formação superior nas universidades.

compartilhe

5 comentários em “PhD: conheça tudo sobre essa famosa titulação”

  1. Naina,
    Entendo que o objetivo de seu artigo seja vender o seu Editor de Textos para Trabalhos finais. Mas isso não justifica popularizar Desconhecimento. O esforço para esclarecer quais as diferenças entre um PhD e um Doutor descrito no artigo acima precisa ser TOTALMENTE revisto.
    Há sim, muita diferença processual entre uma titulação e outra. Acho que faltou um pouco de pesquisa de sua parte. Por exemplo: um PhD orienta-se para o conhecimento de fronteira da ciência básica. O doutor, não necessariamente, para as fronteiras da ciência básica. Pode orientar-se para as fronteiras da ciência aplicada. O que ambos precisam fazer é aplicar-se a uma LACUNA científica ainda não explorada (e provar que essa lacuna existe, não apenas afirmar que não existe literatura sobre o assunto). Mas o Philosophy Doctor (PhD) precisa defender (por meio de exame, seja set down, seja taken home ou outra configuração) por escrito e oralmente, seu conhecimento de base, em pelo menos 4 áreas de conhecimento relacionadas ao eixo de seu PhD. Se passar esse estágio, o estudante é declarado candidato ao grau. Aí ele poderá defender seu projeto de qualificação. Se for aprovado, poderá executá-lo (o projeto ou proposta de tese). Ao término da execução da pesquisa, defende sua tese finalmente. Os três exames (de conhecimentos, Qualificação do Projeto e Defesa Final) são públicos, de portas abertas. No Brasil, não existe o exame de conhecimentos e aí, vc está está correta, só existe o grau geral de Doutor (nem poderia ser, pois o formato brasileiro é simplificado para o grau de doutor, em relação do grau de PhD), para todas as áreas do conhecimento. O grau de Doutorado (Doctorate) é o que hoje chamamos de Doutorado Profissional. Esse grau se orienta necessariamente para as fronteiras da ciência aplicada, não para a ciência básica, pois a intenção do doutorado Profissional é formação de doutores para as organizações e empresas prioritariamente, enquanto o outro é para suprir as necessidades da academia.
    Pela interpretação simplificada dada em textos como o seu, muitos brasileiros formados em doutorados no Brasil, entitulam-se PhDs, talvez por acharem mais charmoso mas, obviamente, isso é um claro engano. Outro conceito (além do que seja Pós-Doutorado, que não é diplomação, mas simples certificação) não correto usado em seu texto, é a sentença, atribuída à área do PhD, “Além de ter um bom currículo e um histórico de publicações em periódicos científicos, o que pode ser visto pelo currículo lattes, é importante que se tenha domínio em pesquisas científicas e acadêmicas e seja capaz de solucionar problemas em sua área de estudos.” Essa é uma sentença totalmente inócua, que não diz nada acerca da área de atuação do PhD. Sugiro rever seu texto por completo, já que há muitos deslizes conceituais que podem relacionar, na mesma medida, com a qualidade de seu produto, o Editor de Trabalhos Finais.

    Responder
  2. Fiz um doutorado na área de geociências e agora preciso revalidar esse diploma no Brasil, mas ele não especifica a área, só diz Philosophy Doctor. Como proceder nesse caso? Pois não existe uma pós no Brasil que emite diplomas com essa mesma titulação.

    Responder
    • Oi, Martim.

      Não sei te responder. Infelizmente não vou conseguir te ajudar.

      Boa sorte para procurar sua resposta 🙂
      Um abraço!

      Responder
    • Martin,
      se vc não achou ainda uma saída para a revalidação de seu diploma no Brasil, submeta-o (seu diploma) à revalidação em qualquer universidade pública que tenha um curso similar ou pelo menos na mesma área. Eles devem proceder à revalidação de seu diploma. No ínterim, vc pode buscar ver se há um acordo cultural entre o Brasil e o país onde vc fez seu doutorado e ver se este acordo cultural cobre o reconhecimento automático de títulos acadêmicos. Se houver, valha-se deste recurso para obter reconhecimento ou revalidação em sua própria universidade de seu título.

      Responder
    • Martin,
      quanto à tipificação de seu grau (PhD), qualquer universidade com o curso de doutorado entende que o seu grau, no Brasil, equivale ao grau de Doutor e pode revalidar nestes termos. Mas vc pode continuar a usar o título de PhD como qualificativo de seu grau de educação, em especial na academia.

      Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade