Saiba como fazer as referências bibliográficas em seus trabalhos acadêmicos e como usar o Mettzer para aplicar de forma automática.
Em linhas gerais, a referência bibliográfica conforme as normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas – é a indicação de autores, título, edição, local, editora e data de qualquer citação feita em um texto.
Se você já fez algum trabalho acadêmico, sabe que precisa fazer as referências e citações de acordo com as normas ABNT. Seguir as regras estabelecidas para as referências garante credibilidade ao seu trabalho e respeita as fontes de informação.
Você também deve saber que fazer referências é um desafio unânime entre estudantes. Não por menos, nós desenvolvemos diversas ferramentas dentro do editor de texto da Mettzer para facilitar esse processo. Mais adiante, explicaremos como gerar as suas referências de forma automática.
Mas se você ainda não utiliza o Mettzer, preparamos esse material para esclarecer como são feitas as referências de acordo com as normas da ABNT.
Para cada formato de fonte, é preciso seguir um modelo específico de referência.
Então, esse é um guia de como fazer todos os tipos de referências, a partir de exemplos práticos, para garantir que você não cometa erros ao citar as fontes no seu TCC.
Ao final, esperamos que você se sinta seguro para fazer suas referências.
Confira todos os tópicos desse artigo:
- POR QUE FAZER REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS?
- COMO FAZER AS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS NAS NORMAS DA ABNT
- Referências bibliográficas de livros
- Referência da Constituição Federal ou Estadual
- Legislação comum
- Artigo de periódico ou revista
- Artigo apresentado em um evento
- Referência de monografia, dissertação ou tese
- Obras coletivas ou de autoria de entidades
- Referências de sites
- Use agora nosso gerador de referências
- REGRAS ESPECIAIS DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- PRINCIPAIS ATUALIZAÇÕES NA REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS DE FORMA AUTOMÁTICA
POR QUE FAZER REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS?
O melhor jeito de garantir a defesa da própria ideia em um trabalho acadêmico é buscar referências de produções acadêmicas.
É a partir das teorias utilizadas que você poderá provar que sua teoria tem embasamento e respaldo de outros estudos. Essas referências virão das citações e das referências bibliográficas utilizadas.
Por esse motivo, é preciso muito cuidado para não cometer erros ou acabar incorrendo em plágio.
Essas regras, apesar de terem muitos detalhes e parecerem, num primeiro momento, desnecessárias, foram pensadas pelo órgão regulador, a ABNT, para que os textos acadêmicos tenham unidade.
Ou seja, o objetivo das normas da ABNT é fazer com que os textos acadêmicos obedeçam ao mesmo formato.
Assim, também se torna mais fácil encontrar os textos originais de onde as citações foram retiradas para verificação do conteúdo.
Se não fossem as regras da ABNT, não existiria padronização e tudo seria uma grande bagunça.
QUESTÕES BÁSICAS SOBRE AS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS NA ABNT
Referência bibliográfica é um “conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificação individual”.
Ou seja, a referência bibliográfica nas normas ABNT é uma forma de localizar o artigo original com maior facilidade.
Além de ser uma forma de verificar os dados utilizados no TCC, na dissertação ou na tese, a referência bibliográfica também é uma forma para aumentar o entendimento sobre o que foi descrito dentro de um trabalho e para aprofundar a questão.
Por esses motivos, todas as obras citadas no artigo acadêmico devem estar referenciadas na bibliografia.
ITENS OBRIGATÓRIOS A QUALQUER REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Em ordem, os itens obrigatórios em uma referência bibliográfica são: autor, título da obra, local, editora e data de publicação.
Autoria
Em primeiro lugar, vamos falar da autoria do trabalho. Não por menos, a autoria é o primeiro item da referência bibliográfica nas normas da ABNT.
Quem escreveu a ideia – ou seja, o autor ou autora do trabalho -, é o fator mais importantes para determinar a origem da citação.
A quantidade de autores e a natureza da autoria mudam a forma como os sobrenomes devem ser colocados. Mas, vamos explicar isso melhor mais adiante.
Título da obra
Em seguida, vem o título da obra. Também é autoexplicativo, já que seria impossível saber do que se trata sem nomear o artigo citado.
Ele pode estar negritado e caso haja um subtítulo, deve-se separá-los por dois pontos. O subtítulo não é em negrito.
Local
Depois, é importante deixar claro o local da publicação. E complementar a informação referente à editora.
Desta forma, é praticamente impossível que dois trabalhos publicados por editoras de nomes semelhantes sejam confundidos.
Data
Por último, é a data de publicação. É uma forma de determinar se o estudo citado está de acordo com as últimas descobertas. Mas, também é uma maneira de diferenciar artigos com títulos semelhantes ou iguais. Isso é mais comum do que se pensa.
COMO FAZER AS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS NAS NORMAS DA ABNT
Referências bibliográficas de livros
Livro com apenas um autor
SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo (se houver). Edição (se houver). Local de publicação: Editora, ano de publicação da obra.
Exemplo:
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
Livro com até três autores
SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo (se houver). Edição (se houver). Local: Editora, ano de publicação.
Exemplo:
ARUZZA, Cinzia; BHATTACHARYA, Tithi; FRASER, Nancy. Feminismo para os 99%: um manifesto. São Paulo: Boitempo, 2019.
Livro com mais de três autores
SOBRENOME, Nome et al. Título: subtítulo (se houver). Edição (se houver). Local: Editora, ano de publicação.
Exemplo:
DILGER, Gerhard et al. Descolonizar o imaginário: debates sobre pós-extrativismo e alternativas ao desenvolvimento. São Paulo: Fundação Roxa Luxemburgo, 2016.
Livro com autor desconhecido
TÍTULO DO LIVRO, Local: Editora, ano.
Exemplo:
A MULA SEM CABEÇA. Florianópolis: Editora X, 2020.
Referência da Constituição Federal ou Estadual
LOCAL. Título (ano). Descrição. Local do órgão constituinte, ano de publicação.
Exemplo:
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Centro Gráfico, 1988.
Legislação comum
BRASIL. Lei nº XX.XXX, de dia de mês de ANO. Função da lei. Diário Oficial da União, Brasília, DF, v. XX, n. XX, data de publicação do Diário.
Exemplo:
BRASIL, Lei nº 9.029, de 13 de abril de 1995. Proíbe a exigência de atestados de gravidez e esterilização e outras práticas discriminatórias, para efeitos admissionais ou de permanência da relação jurídica de trabalho e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, v. 01, n. 55, 1995.
Artigo de periódico ou revista
SOBRENOME, Nome abreviado. Título do artigo. Título da Revista, Local de publicação, número do volume, páginas inicial-final, mês e ano.
Exemplo:
KILOMBA, Grada. A máscara, Revistas USP, n. 16, p. 23-40, 2016.
Artigo apresentado em um evento
SOBRENOME, Nome. Título do trabalho apresentado. In: TÍTULO DO EVENTO, nº do evento, ano de realização, local (cidade de realização). Título do documento (anais, resumos, etc). Local: Editora, ano de publicação. Páginas inicial-final.
Exemplo:
SILVA, João. A contribuição de Paulo Freire na Pedagogia. In: JORNADA DE PEDAGOGIA, nº 3, 2019, Florianópolis. Resumos. Florianópolis: Editora X, 2020, p. 20-50.
Referência de monografia, dissertação ou tese
SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo (se houver). Ano de apresentação. Número de folhas ou volumes. Categoria (área de concentração) – Instituição, Local, ano da defesa.
Exemplo:
CARNEIRO, Aparecida Sueli. A construção do outro como não-ser como fundamento do ser. 2005. Tese (Doutorado em Educação) – Curso de Educação – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.
Obras coletivas ou de autoria de entidades
AUTOR, Nome do. Entidade. Título. Local, ano.
Exemplo:
SÃO PAULO, Prefeitura Municipal de. Secretaria de Cultura. Dados sobre os aspectos culturais de São Paulo. São Paulo, 2017.
Referências de sites
Existem diversos tipos de materiais para consultar em sites. Assim, as referências de sites variam de acordo com o tipo. Também, possuem alguns detalhes específicos.
Por esse motivo, preparamos um material completo com tudo que você precisa saber para fazer referências de sites e artigos online.
Consulte este post específico para Referência de site e artigos online!
Use agora nosso gerador de referências
Criamos um gerador de referências para você usar em seu trabalho, basta colocar o conteúdo e está pronta para entregar na abnt

REGRAS ESPECIAIS DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Pontos específicos de formatação
Os pontos específicos de formatação para as referências são:
Espaçamento
Apenas dois espaços simples devem separá-las.
Alinhamento
O alinhamento deve estar à esquerda
Ordenação
Deve-se colocar as referências bibliográficas em ordem alfabética. Contudo, cuidado: não se pode considerar os artigos definidos e indefinidos.
Títulos e subtítulos
Deve-se separar os títulos e subtítulos usando dois pontos.
Apud em referências bibliográficas
O apud é utilizado quando se faz uma citação de citação. Significa “citado por”. É utilizado quando você não tem acesso à fonte original, apenas à citação.
Atenção. Não é muito indicado utilizar o apud, porque passa a mensagem de falta de confiabilidade na citação. Isso se dá em razão da distância com a fonte original da citação.
Você pode estar utilizando a passagem do texto com a mesma intenção do autor que citou. Mas pode se distanciar da intenção do primeiro autor, que não é possível verificar não tendo acesso à fonte original.
Contudo, caso seja a única forma, é bom utilizá-lo da maneira correta.
Para isso, é importante que você observe as regras para citação de citação, pois
Exemplo de apud em referências bibliográficas na ABNT:
ORIGINAL, Autor. Título do texto original. Cidade: Editora, 2011 apud CITANTE, Autor. Título do texto de onde a passagem foi tirada. Cidade: Editora, 2017.
Referências bibliográficas de obras coletivas ou de autoria de entidades
As regras explicadas sobre obras coletivas ou de autoria de entidades utilizam como base os dados exigidos para incluir as publicações em forma de livro.
Entretanto, nas referências bibliográficas nas normas ABNT existem pequenas diferenças quando o tipo de texto que está sendo utilizado é outro.
Igualmente há situações em que o autor não é um único sujeito. É o caso quando há um editor, coordenador, compilador e organizador. Também é o caso de textos em que a autoria vem de um órgão público ou comunitário.
Segundo as normas de referências bibliográficas da ABNT, nos casos em que há um indivíduo responsável, coloca-se seu nome da mesma forma que o nome de um autor em uma referência comum. Contudo, no final, coloca-se o título de sua função na publicação entre aspas e resumido.
Dessa forma, o editor aparece como (Ed.), o compilador como (Comp.), o organizador como (Org.) e o coordenador como (Coord.).
Quando a obra é de uma entidade, seu nome é colocado no lugar do autor.
Caso o nome do órgão seja genérico, coloca-se também o nome do órgão superior.
Exemplo:
SÃO PAULO, Prefeitura Municipal de. Secretaria de Cultura. Dados sobre os aspectos culturais de São Paulo. São Paulo, 2017.
Cidades com nomes iguais
Caso a cidade de publicação tiver o mesmo nome de outra cidade, é necessário colocar o nome do Estado.
É a situação da cidade de Ouro Branco, que dá nome a uma cidade em Minas Gerais e no Rio Grande do Norte.
Local de publicação desconhecido
Caso não seja possível determinar a cidade de publicação, utiliza-se entre colchetes a abreviatura de sine loco: [S.l.]
Data de publicação desconhecida
Quando a cópia do texto à qual se teve acesso não consta uma data de publicação, é trabalho do autor do TCC pesquisar para poder incluir a informação. No caso, a coloca-se a data entre colchetes.
Caso não seja possível apurar com precisão, ficando a data entre um ano ou outro, é possível colocar uma data como [2016 ou 2017]. É importante comunicar a incerteza para o leitor.
Se o intervalo de incerteza for maior, o autor pode colocar o ano mais provável entre colchetes com um ponto de interrogação. Exemplo: [2011?]
Caso o intervalo de dúvida seja muito grande, coloca-se [entre 1960 e 1965]. Isso não deve ser feito com intervalos maiores do que vinte anos.
PRINCIPAIS ATUALIZAÇÕES NA REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Em novembro de 2018 a ABNT publicou a NBR 6023, que trouxe diversas mudanças às referências.
Na edição anterior, a norma tinha 24. Na nova publicação, passou a ter 68 páginas.
E para que você não precise estudar todas as páginas, compilamos aqui as principais alterações.
Mas, não se esqueça que contamos com uma equipe especializada em procurar as alterações da ABNT. Dessa forma, o editor do Mettzer sempre está com tudo devidamente atualizado.
Sobre a quantidade de autores a serem informados
Em caso de referência de até 3 autores: você deve sempre indicar todos.
Se forem quatro ou mais autores: convém indicar todos. Contudo, caso você não queira, pode indicar apenas o primeiro, seguido da expressão et al.
O uso de traço sublinear na lista de referências
O traço sublinear que era utilizado para indicar obras com o mesmo autor foi extinto na versão atual da norma.
Uso de itálico
Passou-se a adotar o grifo em itálico para as expressões como In e et al.
O In indica uma parte da obra. O et al é utilizado para indicar obras com mais de 4 autores.
Novos tipos de documentos foram inseridos para fazer referência
A nova edição da norma adicionou outros tipos de documentos para fazer referências. Como, por exemplo, redes sociais e podcasts.
Trata-se de uma clara intenção de acompanhar a dinamicidade das informações na sociedade. Visto que, as redes sociais e os podcasts que antes não existiam, agora são fontes importantes de informações das pessoas.
Também inseriu referências aos documentos civis e de cartórios. Por exemplo, certidão de nascimento e certidão de casamento. E também atos administrativos normativos. Como, por exemplo, circular, contrato, deliberação, edital, estatuto e parecer técnico.
Uso de "<>" em links foi retirado
Nas referências de documentos de acesso online foram suprimidos os sinais < > que eram utilizados antes e depois do link de acesso.
Indicação de orientador em teses e dissertações
Na norma atual, a indicação de orientador em teses e dissertações pode ser informado após o título.
Supressões em título longo
A norma atual também passou a permitir que sejam indicadas supressões de parte de um título ou de um subtítulo longo. Mas, cuidado, as supressões somente podem ser realizadas desde que não se altere o sentido do título. Deve ser indicado por reticências entre colchetes […].
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS DE FORMA AUTOMÁTICA
Enfim, seguindo as informações e os modelos, você pode ter certeza de estar fazendo as referências de maneira correta. Assim, você evita os riscos de cometer um plágio ou de utilizar um material sem citá-lo entre as referências do trabalho.
Mas você pode economizar seu tempo e energia formatando as referências na ABNT e citações de forma automática com o Mettzer!
O Mettzer é o melhor editor de textos do mercado, que possui um sistema simples para inserir suas referências no trabalho.
Ele faz todo o processo de formatação por você: basta você inserir os dados (ano, título, autor, etc.) e ele gera a referência de forma automática.
Como adicionar citações no Mettzer
Para você entender como o Mettzer pode te ajudar nesta missão, fizemos um tutorial de como adicionar uma referência na lista de referências e na citação utilizando o nosso editor.
Se você não está por dentro dos diferentes tipos de citação e quando são utilizadas cada uma delas, confira o post sobre Formatação na ABNT.
Citação Direta Longa no Mettzer
Citação Direta curta no Mettzer
Caso você tenha feito uma citação indireta, ou seja, descreveu um trecho do livro com as suas próprias palavras, não é necessário informar o número das páginas.
Além disso, você deve escolher como deseja que a referência apareça no texto, marcando uma das opções disponíveis. A primeira opção, com todas as informações entre parênteses, é a opção padrão.
Você também poderá alterar o formato da referência a hora que quiser.
Neste sentido, o editor cria para você a referência na citação e também adiciona a referência lá na lista, com a formatação correta e em ordem alfabética. Legal né?
Bom, você quer saber com toda certeza se uma citação tem a sua referência adicionada corretamente no Mettzer? Basta colocar o cursor do mouse em cima da referência na citação, se ela ficar azul é por que você fez tudo certinho.
Biblioteca de referências bibliográficas
E mais: agora você também pode gerar sua própria biblioteca de referências. Todas as tuas referências ficarão disponíveis para todos os trabalhos que você fizer.
Busca automática de referências bibliográficas
Você também pode buscar as referências de forma automática. A pesquisa é feita pelo nome do autor ou pelo nome da obra. De forma automática, nosso sistema identifica as referências que você está procurando e já as apresenta de forma completa.
Assim, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente à pesquisa.
Se interessou? Faça um teste gratuito agora mesmo.
Olá, boa tarde. A ordem na bibliografia, deve-se seguir sempre por ordem alfabética? Por exemplo, o trabalho a ser feito é sobre Walter Benjamin (o que seria BENJAMIN, Walter) contudo, tem outros autores a serem trabalhados, como por exemplo, Theodor Adorno (ADORNO, Theodor). Deve-se colocar primeiro Adorno e as outras fontes sempre respeitando a ordem alfabética? Mesma coisa se aplicaria em relação aos comentadores de Walter Benjamin (não deixando abaixo da citação de Benjamin) e sim na ordem alfabética geral? Obrigado, desde já.
Oi, Thiago. Tudo bem?
Sim, na seção das referências bibliográficas é sempre pela ordem alfabética, a partir do sobrenome mesmo.
Então ficará:
ADORNO, Theodor […]
BENJAMIN, Walter […]
COELHO, Beatriz […]
E por aí vai.
Espero ter ajudado.
Um abraço.
Material muito bom me ajudou bastante, estou atualizando meu material.
Olá!
Quanto à seção de referências (elementos pós-textuais), ela deve iniciar logo após as considerações finais ou em nova página? Há alguma norma rígida quanto a isso ou é algo que pode ficar a critério de quem formata?
Oi João, sempre uma nova área do seu trabalho, principalmente capítulos e referências devem começar em uma nova página.
A nova ABNT pede esse padrão sim. Não é algo de quem formata.
Espero ter ajudado.
Abraços
Como faço uma citação e referência da REMUME?
OI Maria, tudo bem?
O REMUME é algo disponibilizado online né? De autoria do município. Então você pode usar esse tipo de referência em seu trabalho.
Documento online, onde o município é o autor.
Espero ter ajudado.
Abraços
Olá, gostaria de saber se, ao invés de colocar o nome completo do autor nas referências, posso colocar somente o sobrenome maiúsculo e, após a vírgula, coloco as iniciais com pontos.
Exemplo: Autora: Maria Berenice Dias.
Referência: DIAS, M. B.
(Ao invés de DIAS, Maria Berenice)
Oi Ana, tudo bem?
Como esse caso é um nome completo você pode deixar a segunda parte do nome somente com a inicial. DIAS, Maria B.
Espero ter ajudado.
Abraços
Como fazer referência de páginas de websites que não são necessariamente artigos? Como uma plataforma de busca contida em um website, por exemplo?
Oi Tais, tudo bem?
Temos um artigo onde abordamos os tipos de referências de site e internet.
Acredito que vai te ajudar: https://blog.mettzer.com/referencia-de-sites-e-artigos-online/
Abraços
USE O MENDELEY, MAS SEMPRE TERA QUE REVISAR E COLOCAR ALGUNS DETALHES A MAO… NUNCA FICA A 100%
Oi Luiz, tudo bem?
O mettzer também deixa sua referência 100% nas normas ABNT e você não precisa se preocupar com as referências, assim como precisa no Mendeley. 🙂
Já testou o Mettzer?
Abraços