Referências bibliográficas e a importância das normas ABNT em sua pesquisa

compartilhe

Saiba como fazer as referências bibliográficas nas normas ABNT em seus trabalhos acadêmicos e como usar a Mettzer para formatar todo o trabalho de forma automática.

Publicado em 15 de abril de 2018 | Atualizado em 29 de novembro de 2023.


Sumário:

  1. O que é uma referência bibliográfica?
  2. Por que fazer referência ABNT?
  3. Questões básicas sobre as referências bibliográficas na ABNT
  4. Itens obrigatórios a qualquer referência ABNT
  5. Como fazer as referências bibliográficas nas normas da ABNT
  6. Regras especiais de referências ABNT
  7. Principais atualizações nas referências bibliográficas
  8. Referências bibliográficas automáticas nas normas da ABNT

Para cada formato de fonte de pesquisa, você deve seguir um modelo específico de referência bibliográfica nas normas da ABNT.

Esse post inclui:

  • Todas as regras de formatação de referências bibliográficas nas normas da ABNT com exemplos.
  • Uma dica especial para você não precisar gravar todas essas regras.

Vamos lá 🙂

O que é uma referência bibliográfica?

Em linhas gerais, a referência bibliográfica conforme as normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas – é a indicação de autores, título, edição, local, editora e data de qualquer citação feita em um texto.

Se você já fez algum trabalho acadêmico, sabe que precisa fazer as referências e citações de acordo com as normas ABNT. Seguir as regras estabelecidas para as referências garante credibilidade ao seu trabalho e respeita as fontes de pesquisa.

Você também deve saber que fazer referências é um desafio unânime entre estudantes. Não por menos, nós desenvolvemos diversas ferramentas dentro do editor de texto da Mettzer para facilitar esse processo. Mais adiante, explicaremos como gerar as suas referências de forma automática.

Mas se você ainda não utiliza o Mettzer, preparamos esse material para esclarecer como são feitas as referências de acordo com as normas da ABNT.

Por que fazer referência ABNT?

O primeiro passo é entender o porquê de fazer as referências.

E a resposta é simples. O melhor jeito de garantir a defesa da própria ideia em um trabalho acadêmico é buscar referências de outras produções acadêmicas.

É a partir das teorias utilizadas que você poderá provar que sua teoria tem embasamento e respaldo teórico de outros estudos. Essas referências virão das citações e das referências bibliográficas utilizadas.

Então, para utilizar conceitos e teorias de outros autores, você precisará referenciá-los para dar os devidos créditos. Entendeu? 🙂

Por esse motivo, é preciso muito cuidado para não errar na formatação das referências bibliográficas e acabar incorrendo em plágio.

Apesar de as regras da ABNT terem muitos detalhes e parecerem, num primeiro momento, desnecessárias, foram pensadas pelo órgão regulador, a ABNT, para que os textos acadêmicos tenham unidade.

Ou seja, o objetivo das normas da ABNT é fazer com que os textos acadêmicos obedeçam ao mesmo formato.

Assim, também se torna mais fácil encontrar os textos originais de onde as citações foram retiradas para verificação do conteúdo.

Quer dizer, se não fossem as regras da ABNT, não existiria padronização e tudo seria uma grande bagunça.

Questões básicas sobre as referências bibliográficas na ABNT

Referência bibliográfica é um “conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificação individual”.

Ou seja, a referência bibliográfica nas normas ABNT é uma forma de localizar o artigo original com maior facilidade.

Além de ser uma forma de verificar os dados utilizados no TCC, na dissertação ou na tese, a referência bibliográfica também é uma forma para aumentar o entendimento sobre o que foi descrito dentro de um trabalho e para aprofundar a questão.

Por esses motivos, todas as obras citadas no artigo acadêmico devem estar referenciadas na bibliografia.

gerador de referências mettzer

Itens obrigatórios a qualquer referência ABNT

Em ordem, os itens obrigatórios em uma referência bibliográfica são: autor, título da obra, local, editora e data de publicação.

Autoria

Em primeiro lugar, vamos falar da autoria do trabalho. Não por menos, a autoria é o primeiro item da referência bibliográfica nas normas da ABNT.  

Quem escreveu a ideia – ou seja, o autor ou autora do trabalho -, é o fator mais importantes para determinar a origem da citação.

A quantidade de autores e a natureza da autoria mudam a forma como os sobrenomes devem ser colocados. Mas, vamos explicar isso melhor mais adiante.

Título da obra

Em seguida, vem o título da obra. Também é autoexplicativo, já que seria impossível saber do que se trata sem nomear o artigo citado.

Ele pode estar negritado e caso haja um subtítulo, deve-se separá-los por dois pontos. O subtítulo não é em negrito.

Local

Depois, é importante deixar claro o local da publicação. E complementar a informação referente à editora.

Desta forma, é praticamente impossível que dois trabalhos publicados por editoras de nomes semelhantes sejam confundidos.

Data

Por último, é a data de publicação. É uma forma de determinar se o estudo citado está de acordo com as últimas descobertas. Mas, também é uma maneira de diferenciar artigos com títulos semelhantes ou iguais. Isso é mais comum do que se pensa.

Como fazer as referências bibliográficas nas normas da ABNT

Vamos às dicas de como fazer as referências nas normas da ABNT.

Referências bibliográficas de livros

O formato das referências de livros podem variar a partir da quantidade de autores. Vamos ver cada um dos tipos.

Livros com apenas um autor

SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo (se houver). Edição (se houver). Local de publicação: Editora, ano de publicação da obra.

Exemplo:

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

Livro com até três autores

SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo (se houver). Edição (se houver). Local: Editora, ano de publicação.

Exemplo:

ARUZZA, Cinzia; BHATTACHARYA, Tithi; FRASER, Nancy. Feminismo para os 99%: um manifesto. São Paulo: Boitempo, 2019.

Livro com mais de três autores

SOBRENOME, Nome et al. Título: subtítulo (se houver). Edição (se houver). Local: Editora, ano de publicação.

Exemplo:

DILGER, Gerhard et al. Descolonizar o imaginário: debates sobre pós-extrativismo e alternativas ao desenvolvimento. São Paulo: Fundação Roxa Luxemburgo, 2016.

Livro com autor desconhecido

TÍTULO DO LIVRO, Local: Editora, ano.

Exemplo:

A MULA SEM CABEÇA. Florianópolis: Editora X, 2020.

Referência da Constituição Federal ou Estadual

LOCAL. Título (ano). Descrição. Local do órgão constituinte, ano de publicação.

Exemplo:

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Centro Gráfico, 1988.

Legislação comum

BRASIL. Lei nº XX.XXX, de dia de mês de ANO. Função da lei. Diário Oficial da União, Brasília, DF, v. XX, n. XX, data de publicação do Diário.

Exemplo:

BRASIL, Lei nº 9.029, de 13 de abril de 1995. Proíbe a exigência de atestados de gravidez e esterilização e outras práticas discriminatórias, para efeitos admissionais ou de permanência da relação jurídica de trabalho e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, v. 01, n. 55, 1995.

Artigo de periódico ou revista

SOBRENOME, Nome abreviado. Título do artigo. Título da Revista, Local de publicação, número do volume, páginas inicial-final, mês e ano.

Exemplo:

KILOMBA, Grada. A máscara, Revistas USP, n. 16, p. 23-40, 2016.

Artigo em um evento

SOBRENOME, Nome. Título do trabalho apresentado. In: TÍTULO DO EVENTO, nº do evento, ano de realização, local (cidade de realização). Título do documento (anais, resumos, etc). Local: Editora, ano de publicação. Páginas inicial-final.

Exemplo:

SILVA, João. A contribuição de Paulo Freire na Pedagogia. In: JORNADA DE PEDAGOGIA, nº 3, 2019, Florianópolis. Resumos. Florianópolis: Editora X, 2020, p. 20-50.

Referência de monografia, dissertação ou tese

SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo (se houver). Ano de apresentação. Número de folhas ou volumes. Categoria (área de concentração) – Instituição, Local, ano da defesa.

Exemplo:

CARNEIRO, Aparecida Sueli. A construção do outro como não-ser como fundamento do ser. 2005. Tese (Doutorado em Educação) – Curso de Educação – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.

Obras coletivas ou de autoria de entidades

AUTOR, Nome do. Entidade. Título. Local, ano.

Exemplo:

SÃO PAULO, Prefeitura Municipal de. Secretaria de Cultura. Dados sobre os aspectos culturais de São Paulo. São Paulo, 2017.

refs

Regras especiais de referências ABNT

Pontos específicos de formatação

Os pontos específicos de formatação para as referências são:

Espaçamento

Apenas dois espaços simples devem separá-las.

Alinhamento

O alinhamento deve estar à esquerda

Ordenação

Deve-se colocar as referências bibliográficas em ordem alfabética. Contudo, cuidado: não se pode considerar os artigos definidos e indefinidos.

Títulos e subtítulos

Deve-se separar os títulos e subtítulos usando dois pontos.

Apud em referências bibliográficas

O apud é utilizado quando se faz uma citação de citação. Significa “citado por”. É utilizado quando você não tem acesso à fonte original, apenas à citação.

Atenção. Não é muito indicado utilizar o apud, porque passa a mensagem de falta de confiabilidade na citação. Isso se dá em razão da distância com a fonte original da citação.

Você pode estar utilizando a passagem do texto com a mesma intenção do autor que citou. Mas pode se distanciar da intenção do primeiro autor, que não é possível verificar não tendo acesso à fonte original.

Contudo, caso seja a única forma, é bom utilizá-lo da maneira correta.

Para isso, é importante que você observe as regras para citação de citação.

Exemplo de apud em referências bibliográficas na ABNT

ORIGINAL, Autor. Título do texto original. Cidade: Editora, 2011 apud CITANTE, Autor. Título do texto de onde a passagem foi tirada. Cidade: Editora, 2017.

mettzer

Referências bibliográficas de obras coletivas ou de autoria de entidades

As regras explicadas sobre obras coletivas ou de autoria de entidades utilizam como base os dados exigidos para incluir as publicações em forma de livro.

Entretanto, nas referências bibliográficas nas normas ABNT existem pequenas diferenças quando o tipo de texto que está sendo utilizado é outro.

Igualmente há situações em que o autor não é um único sujeito. É o caso quando há um editor, coordenador, compilador e organizador. Também é o caso de textos em que a autoria vem de um órgão público ou comunitário.

Segundo as normas de referências bibliográficas da ABNT, nos casos em que há um indivíduo responsável, coloca-se seu nome da mesma forma que o nome de um autor em uma referência comum. Contudo, no final, coloca-se o título de sua função na publicação entre aspas e resumido.

Dessa forma, o editor aparece como (Ed.), o compilador como (Comp.), o organizador como (Org.) e o coordenador como (Coord.).

Quando a obra é de uma entidade, seu nome é colocado no lugar do autor.

Caso o nome do órgão seja genérico, coloca-se também o nome do órgão superior.

Exemplo:

SÃO PAULO, Prefeitura Municipal de. Secretaria de Cultura. Dados sobre os aspectos culturais de São Paulo. São Paulo, 2017.

Cidades com nomes iguais

Caso a cidade de publicação tiver o mesmo nome de outra cidade, é necessário colocar o nome do Estado.

É a situação da cidade de Ouro Branco, que dá nome a uma cidade em Minas Gerais e no Rio Grande do Norte.

Local de publicação desconhecido

Caso não seja possível determinar a cidade de publicação, utiliza-se entre colchetes a abreviatura de sine loco: [S.l.]

Data de publicação desconhecida

Quando a cópia do texto à qual se teve acesso não consta uma data de publicação, é trabalho do autor do TCC pesquisar para poder incluir a informação. No caso, a coloca-se a data entre colchetes.

Caso não seja possível apurar com precisão, ficando a data entre um ano ou outro, é possível colocar uma data como [2016 ou 2017]. É importante comunicar a incerteza para o leitor.

Se o intervalo de incerteza for maior, o autor pode colocar o ano mais provável entre colchetes com um ponto de interrogação. Exemplo: [2011?]

Caso o intervalo de dúvida seja muito grande, coloca-se [entre 1960 e 1965]. Isso não deve ser feito com intervalos maiores do que vinte anos.

Principais atualizações nas referências bibliográficas

Em novembro de 2018 a ABNT publicou a NBR 6023, que trouxe diversas mudanças às referências.

Na edição anterior, a norma tinha 24. Na nova publicação, passou a ter 68 páginas.

E para que você não precise estudar todas as páginas, compilamos aqui as principais alterações.

Mas, não se esqueça que contamos com uma equipe especializada em procurar as alterações da ABNT. Dessa forma, o editor do Mettzer sempre está com tudo devidamente atualizado.

Sobre a quantidade de autores a informar

Em caso de referência de até 3 autores: você deve sempre indicar todos.

Se forem quatro ou mais autores: convém indicar todos. Contudo, caso você não queira, pode indicar apenas o primeiro, seguido da expressão et al.

O uso de traça sublinear na lista de referências

O traço sublinear que era utilizado para indicar obras com o mesmo autor foi extinto na versão atual da norma.

Uso de itálico

Passou-se a adotar o grifo em itálico para as expressões como In e et al.

O In indica uma parte da obra. O et al é utilizado para indicar obras com mais de 4 autores.

Novos tipos de documentos

A nova edição da norma adicionou outros tipos de documentos para fazer referências. Como, por exemplo, redes sociais e podcasts.

Trata-se de uma clara intenção de acompanhar a dinamicidade das informações na sociedade. Visto que, as redes sociais e os podcasts que antes não existiam, agora são fontes importantes de informações das pessoas.

Também inseriu referências aos documentos civis e de cartórios. Por exemplo, certidão de nascimento e certidão de casamento. E também atos administrativos normativos. Como, por exemplo, circular, contrato, deliberação, edital, estatuto e parecer técnico.

Nas referências de documentos de acesso online foram suprimidos os sinais < > que eram utilizados antes e depois do link de acesso.

Indicação de orientador em teses e dissertações

Na norma atual, a indicação de orientador em teses e dissertações pode ser informado após o título.

Supressões em título longo

A norma atual também passou a permitir que sejam indicadas supressões de parte de um título ou de um subtítulo longo. Mas, cuidado, as supressões somente podem ser realizadas desde que não se altere o sentido do título. Deve ser indicado por reticências entre colchetes […].

Referências bibliográficas automáticas nas normas da ABNT

Enfim, seguindo as informações e os modelos, você pode ter certeza de estar fazendo as referências de maneira correta. Assim, você evita os riscos de cometer um plágio ou de utilizar um material sem citá-lo entre as referências do trabalho.

Mas você pode economizar seu tempo e energia formatando as referências na ABNT e citações de forma automática com o editor de texto da Mettzer!

É simplesmente o melhor editor de textos do mercado, que possui um sistema simples para inserir suas referências no trabalho.

Ele faz todo o processo de formatação por você: basta você inserir os dados (ano, título, autor, etc.) e ele gera a referência de forma automática.

Como adicionar citações na Mettzer

Para você entender como o editor de texto da Mettzer pode te ajudar nesta missão, fizemos um tutorial de como adicionar uma referência na lista de referências e na citação utilizando o nosso editor.

Se você não está por dentro dos diferentes tipos de citação e quando são utilizadas cada uma delas, confira o post sobre Formatação na ABNT.

Citação direta longa na Mettzer

mettzer

Citação direta curta na Mettzer

mettzer

Caso você tenha feito uma citação indireta, ou seja, descreveu um trecho do livro com as suas próprias palavras, não é necessário informar o número das páginas.

Além disso, você deve escolher como deseja que a referência apareça no texto, marcando uma das opções disponíveis. A primeira opção, com todas as informações entre parênteses, é a opção padrão.

Você também poderá alterar o formato da referência a hora que quiser.

Neste sentido, o editor cria para você a referência na citação e também adiciona a referência lá na lista, com a formatação correta e em ordem alfabética. Legal né?

Bom, você quer saber com toda certeza se uma citação tem a sua referência adicionada corretamente no Mettzer? Basta colocar o cursor do mouse em cima da referência na citação, se ela ficar azul é por que você fez tudo certinho.

Biblioteca de referências bibliográficas

E mais: agora você também pode gerar sua própria biblioteca de referências. Todas as tuas referências ficarão disponíveis para todos os trabalhos que você fizer.

Busca automática de referências bibliográficas

Você também pode buscar as referências de forma automática. A pesquisa é feita pelo nome do autor ou pelo nome da obra. De forma automática, nosso sistema identifica as referências que você está procurando e já as apresenta de forma completa.

Assim, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente à pesquisa.

Se interessou? Faça um teste gratuito agora mesmo.

formatação abnt

Principais dúvidas sobre referências bibliográficas

O que é referência bibliográfica de um trabalho acadêmico?

É a indicação das informações – autor, título, edição, editora, local e data de publicação – de uma fonte de pesquisa, para que seja possível identificá-la. As referências bibliográficas devem ser feitas de acordo com as regras da ABNT.

Por que é importante fazer as referências bibliográficas nas normas da ABNT?

Em primeiro lugar, as referências bibliográficas garantem que os autores das fontes de pesquisa sejam devidamente creditados e que não se cometa plágio acadêmico. Além do mais, é a melhor forma de demonstrar que seu texto possui embasamento teórico, o que lhe confere qualidade técnica e científica.

Como fazer referência bibliográfica de livros nas normas da ABNT?

SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome (se tiver mais de um autor). Título: subtítulo (se houver). Edição (se houver). Local: Editora, ano de publicação.

Como fazer referência de livros com mais de três autores nas normas da ABNT?

SOBRENOME, Nome et al. Título: subtítulo (se houver). Edição (se houver). Local: Editora, ano de publicação.

Como fazer referência de artigo científico de periódico ou revista nas normas da ABNT?

SOBRENOME, Nome abreviado. Título do artigo. Título da Revista, Local de publicação, número do volume, páginas inicial-final, mês e ano.

Como fazer referência da Constituição Federal nas normas da ABNT?

LOCAL. Título (ano). Descrição. Local do órgão constituinte, ano de publicação.

Como fazer referência de lei nas normas da ABNT?

BRASIL. Lei nº XX.XXX, de dia de mês de ANO. Função da lei. Diário Oficial da União, Brasília, DF, v. XX, n. XX, data de publicação do Diário.

compartilhe

115 comentários em “Referências bibliográficas e a importância das normas ABNT em sua pesquisa”

  1. Olá, quando eu tiver uma referência com “in”, qual autor eu cito no decorrer do texto?
    Exemplo: SCODELARIO, A. S. A família abusiva. In.: FERRARI, D. C. A., VECINA, T. C. C. O fim do silêncio na violência familiar: teoria e prática (pp.95-106). São Paulo: Ágora, 2002.

    No decorrer do texto eu vou dizer “Segundo Scodelario (uso 2002?)…. ou vou dizer “Segundo Ferrari (2002)…?

    Responder
    • Oi, Dayane. Tudo bem?

      Isso mesmo! No “acesso em” você coloca a data em que você fez a consulta do trabalho para sua pesquisa 🙂

      Responder
  2. Já concluí duas graduações, mas ocasionalmente escrevo livros e artigos para sites, inclusive o meu (autoral). Mas há duas dúvidas que sempre me perseguem quando me deparo com elas e aí tenho de improvisar: 1) Referências nas citações de artigos de internet, sem data de publicação e nem mesmo o ano; 2) citações e referências de ebooks da Amazon (uso muito) em que não há numeração de páginas, e sim uma ref, interna específica deles, que o leitor não poderá acessar, se não tiver o livro digital. Como proceder?

    Responder
    • Oi, Ivo. Tudo bem? Então, vamos lá.

      No primeiro caso, quando não sabemos a data de publicação, você pode fazer uma estimativa data em colchete, seguida de um ponte de interrogação. Quando não há local use a a sigla [S.l.], usada desta maneira, entre colchetes.
      Vou te mostrar um exemplo:
      ROSA, Nalbert. Por uma gramática de línguas de sinais .[S.l.], [2019?].

      Agora, vamos para a segunda questão 🙂
      nesses, após o nome da fonte e o ano da publicação,você pode colocar “n.p” ou “não paginado”. Em se tratando, por exemplo, de a fonte ser um arquivo com a página ilegível, coloca-se “paginação irregular”. Exemplo: (ROSA, 2018, n.p). Nas refs, a mesma coisa 🙂

      Responder
    • Oi, Thais. Tudo bem?

      Você olhou na ficha catalográfica do livro?
      Essas informações ficam por lá 🙂
      De todo modo, se não tiver edição é porque é a primeira.
      E a publicação pode ser independente, por isso não tem editora.
      Mas sempre tem um local de publicação.

      Um abraço!

      Responder
  3. Parabéns pelo conteúdo, Beatriz! Ajuda demais!
    Tenho outra dúvida. Se estou fazendo um artigo em português, mas quero fazer uma citação de outro artigo, que originalmente estava em inglês, posso traduzi-lo para citá-lo? Tem uma forma correta de fazer isso e dizer que é uma tradução?
    Obrigada!

    Responder
    • Oi, Luci. Obrigada pelo retorno 🙂

      Se você for traduzir para citar, deve colocar indicação de “tradução nossa”, após a referência.
      Por exemplo:
      (COELHO, 2023, tradução nossa)

      Um abraço!

      Responder
  4. OLÁ, BOA TARDE! EU GOSTARIA DE SABER SOBRE O ESPAÇAMENTO ENTRE LINHAS UTILIZADO NAS REFERENCIAS. PODE SER ESPAÇAMENTO SIMPLES?

    Responder
    • Oi, Amanda.

      Nesse caso, você deve colocar o nome da revista/jornal/site.
      E não se esqueça de colocar o link de acesso.

      Um abraço!

      Responder
  5. Oi, Boa tarde !

    estou fazendo um trabalho de Química, gostaria de saber se eu tiver pegado uma referencia de uma revista eu não preciso colocar o link dela não ?

    Artigo de periódico ou revista SOBRENOME, Nome abreviado. Título do artigo. Título da Revista, Local de publicação, número do volume, páginas inicial-final, mês e ano. KILOMBA, Grada. A máscara, Revistas USP, n. 16, p. 23-40, 2016.

    Responder
    • Oi, Erica. Tudo bem?

      Não necessariamente. As revistas podem ser apenas físicas e, portanto, não ter nenhum link de acesso.
      Mas se você tem o link pode incluir no final da referência “Disponível em: link. Acesso em: data”.

      Um abraço.

      Responder
    • Oi, Raquel. Tudo bem?

      Sim, as referências bibliográficas são elementos pós-textuais do trabalho.
      No entanto, essa é uma distinção apenas teórica. Na prática, não vai fazer diferença para seu trabalho.

      O que importa é que é um elemento obrigatório no trabalho (sendo textual ou pós-textual).
      A localização também importa. As referências bibliográficas devem ficar depois do texto do trabalho.

      Um abraço!

      Responder
  6. Olá, Beatriz.

    Parabéns pelo seu trabalho!

    Com relação a decretos da Presidência da República e a resoluções, eu seguiria a mesma regra das referências bibliográficas aplicada à legislação comum?

    Um abraço.

    Responder
    • Oi Denilson!

      Obrigada 🙂 Fico feliz que esteja gostando dos conteúdos do blog.
      Sim, pode usar a mesma regra de referências bibliográficas de legislações.

      Um abraço!

      Responder
      • Boa tarde, Beatriz.

        Tenho mais duas perguntas aqui pra você:

        1 – Nas referências de livros e de artigos, é obrigatório informar os números das páginas que foram lidas?
        2 – Como se faz a referência bibliográfica utilizando o padrão ISBN ?

        Abraço!

        Responder
  7. ola ana, como referenciar a fonte da tabela abaixo dela de acordo com a ABNT? Seria:
    Fonte (negrito): Brasil (2018) e Brasil (2019)? ou tudo caixa alta separado por (;)?

    Responder
  8. Boa tarde, preciso inserir em uma nota de rodapé a referência de uma mesma obra com 2 traduções diferentes, como fazer?

    Responder
  9. Olá!

    Estou escrevendo um artigo e, para isso, estou lendo muitas bibliografias antigas, em que a escrita ainda é de acordo com a antiga ortografia. Como deve proceder nessa situação?

    Responder
  10. Olá, Beatriz!!

    Parabéns pelo conteúdo.

    Uma dúvida. Posso utilizar correspondência de conteúdo privado (de uma empresa para outra, sendo que remetente ou destinatário dessas correspondências é a empresa que trabalho), como referência bibliográfica?

    Em minha dissertação, estou mencionando um problema que vem sendo tratado entre diferentes empresas e faz parte do histórico dessas tratativas, por isso mencionei as cartas. Meu orientador não soube me dizer se isso seria ilegal.

    Responder
    • Oi, Lucas.

      Na minha opinião, a questão problemática disso tem mais a ver com sigilo das empresas mesmo.
      Não tanto com as referências bibliográficas do trabalho.
      Acredito que uma forma segura de fazer isso é requerer autorização (se possível, por escrito) dessas duas empresas para usar os conteúdos privados no seu trabalho.
      Depois disso, seria bom você disponibilizar as correspondências como anexos no trabalho e referenciá-los a partir disso.

      Um abraço!

      Responder
  11. Olá. Numa revisão integrativa os artigos da revisão, mesmo postos em um quadro, devem estar nas referencias no fim do trabalho?

    Responder
    • Oi, Thy.

      Sim, em absolutamente todos os casos deve-se fazer uma lista de referências no final do trabalho.

      Um abraço!

      Responder
  12. Olá, tudo bem? Obrigada pela excelente publicação. Tenho uma dúvida que não encontrei ao longo da matéria: ao final do meu TCC (monografia) nas referência bibliográficas, tenho que coloca-las em uma ordem específica? Ou posso colocar em qualquer ordem ou devo deixar na ordem que fui utilizando os materias ao longo do trabalho?

    Responder
  13. Quando você utiliza nota de rodapé para referência da fonte, mencionar um site por exemplo, é necessário repetir no final do trabalho em referências?

    pois dessa forma parece repetitivo, na nota de rodapé já menciono o link, título e data da consulta,

    Responder
    • Oi, Matheus. Tudo bem?

      Sim, o sistema numérico de referências não dispensa a lista de referências no final do trabalho.
      Então, você precisa repetir sim.

      Um abraço!

      Responder
  14. Olá! Parabéns pelo material, está muito bem explicado. Fiquei na dúvida de como referenciar um artigo com mais de 1 autor. É para o meu TCC; se puder me ajudar, ficarei grata!! Obrigada desde já.

    Responder
    • Oi, Bruna. Tudo bem?

      A formatação é a mesma de um artigo. A diferença é que você deve incluir o nome dos autores:
      SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome. […]

      Um abraço!

      Responder
  15. Boa tarde!

    Existe uma forma de referenciar as falas de uma pessoa em uma entrevista, onde não foram anotadas as perguntas e respostas?

    Responder
    • Oi, Rafael.

      Essa é uma questão um pouco mais complexa. Porque você não pode, por exemplo, informar o nome de uma pessoa, sem a autorização dela.
      Para isso, é necessário, inclusive, que a pesquisa passe pelo Comitê de Ética de Pesquisa com Seres Humanos.
      Outro problema é não gravar ou anotar os exatos termos da fala da pessoa.
      Uma sugestão é trazer as falas de forma mais genérica, sem informar o nome da pessoa. Sabe?

      Espero que ajude.
      Um abraço.

      Responder
    • Oi, Juliene.

      Nesse caso, utilize o nome da instituição no lugar do nome dos autores.
      Como nesse exemplo:

      SÃO PAULO, Prefeitura Municipal de. Secretaria de Cultura. Dados sobre os aspectos culturais de São Paulo. São Paulo, 2017.

      Espero que ajude.
      Um abraço!

      Responder
  16. Boa tarde!!
    Artigo brasileiro ( em português) traduzido para o inglês para ser publicado em revista estrangeira, certo. Deve-se traduzir referências brasileiras para o inglês também?!? Obrigada pela atenção!!!

    Responder
    • Oi, Kari. Tudo bem?

      Bom, isso vai depender do edital da revista.
      É melhor tu questionares para a própria organização, caso não tenha previsão no edital.
      Eu publiquei uma única vez em revista estrangeira e não precisei traduzir.
      Mas acho que é só uma experiência pontual.

      Um abraço!

      Responder
  17. Bom dia.
    Uma pessoa traduz vários textos de vários sites sobre um determinado assunto e faz um resumo. Ela informa que trata-se de uma série e intitula de: Horizontes estratégicos.
    Como fazer a referencia?? A entrada deve ser pelo nome da série Horizontes estratégicos, seguido do nome do tradutor e endereço de onde está disponível?

    Responder
    • Oi, Márcia.

      Sim, nesse caso é interessante referenciar a série Horizontes estratégicos.
      Assim como você falou 🙂

      Um abraço.

      Responder
  18. No exemplo desse post o nome da lei fica em negrito, já quando utilizo o Gerador de referencias do Mettzer o que fica em negrito é “Diário Oficial da União” qual dos dois está correto? desde já grato

    Legislação comum

    BRASIL. *Lei nº XX.XXX*, de dia de mês de ANO. Função da lei. Diário Oficial da União, Brasília, DF, v. XX, n. XX, data de publicação do Diário.
    Exemplo:

    BRASIL, *Lei nº 9.029*, de 13 de abril de 1995. Proíbe a exigência de atestados de gravidez e esterilização e outras práticas discriminatórias, para efeitos admissionais ou de permanência da relação jurídica de trabalho e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, v. 01, n. 55, 1995.

    Responder
    • Oi, Luciano.

      As duas opções estão corretas.
      Essa informação está na NBR 6023 da ABNT, caso precises consultar.

      Um abraço.

      Responder
        • Oi, Tayna! Tudo bem?

          Não sei se entendi bem sua pergunta. Em que contexto isso está escrito?
          Mas vamos lá. Caso precises citar a referência de algum texto, você precisa verificar qual é o tipo (se é um artigo, se é um TCC, se é um livro…) e pesquisar nesse texto como é a formatação das informações.

          Me conta mais sobre tua dúvida?
          Um abraço.

          Responder
  19. Beatriz, tudo bem? Obrigada pelo excelente trabalho. Quando as cidades têm o mesmo nome, os estados devem ser colocados entre parênteses ou separados por vírgula? Por exemplo: Cambridge, Massachusetts ou Cambridge (MA)? Abraço!

    Responder
    • Oi, Ludmilla. Tudo bem?

      Você deve colocar separar a cidade e o Estado com vírgulas. Por exemplo:

      RDGS, Ludmilla. Nomes das cidades iguais: referências da ABNT. Cambridge, Massachusetts: Editora Mettzer, 2021.

      Um abraço.

      Responder
  20. Olá! Tudo bem?
    Estou tendo muitaaa dificuldade com o referencial teórico. Como faço pra por a referencia. Digamos que estou lendo um artigo e vou querer o trecho do artigo,cm faço p por o referência no meu trabalho ? Eu sou péssima com trabalhos

    Responder
    • Oi, Cleciane. Tudo bem?

      No texto do seu trabalho, você deve incluir os trechos dos artigos a partir de citações.
      As citações podem ser diretas (quando você escreve exatamente o texto do artigo) ou indiretas (quando você usa suas palavras para explicar o que o artigo quer dizer).
      Você pode ler mais sobre como fazer citações nesse post: https://blog.mettzer.com/tipos-de-citacoes-conforme-os-padroes-abnt/
      Por fim, você deve incluir a página com referências bibliográficas, com todas as referências de fontes de pesquisa que você usou.
      Cada tipo de fonte tem uma forma diferente de fazer as referências bibliográficas. Você pode conferir como fazer cada uma delas nesse post.

      Espero ter ajudado.
      Um abraço.

      Responder
  21. Para elaboração das referências em Monografias, Dissertações e Teses, colocar a parte de “Acesso em: ” é obrigatório ?
    Falo da data de acesso ao documento/site, que geralmente vemos depois de “Disponível em:”. Agradeço.

    Responder
    • Oi, Márcio. Tudo bem?

      Nos documentos eletrônicos, é obrigatório utilizar o “acesso em”.

      Um abraço.

      Responder
  22. Olá.

    No meu TCC faço uma lista de referencias com livros, sites e artigos. Coloquei tudo sob o título “Referencias”. O orientador pediu que fizesse separado: por exemplo, Referencias (para livros) e Outras referências (para os demais).

    Como coloco isso no TCC? Assim mesmo: Referências (para bibliográficas) e abaixo “Outras referências”?

    Obrigado!

    Responder
    • Oi, André. Tudo bem?

      Como é uma exigência específica do seu professor, é interessante que você confirme com ele o que ele quer.
      Mas, pelo que eu entendi, ele pediu que você dividisse todas as referências bibliográficas pelos tipos, certo?
      Então, no final do trabalho, você deve incluir: referências bibliográficas de livros, de artigos, de revistas […].

      Um abraço.

      Responder
  23. Olá! Estou usando o Mettzer para realizar meu TCC e estou com uma dúvida para incluir referência bibliográfica de artigos científicos. Como posso incluir este tipo de artigo? Só encontro a possibilidade de incluir artigos se forem provenientes de revistas, sites e trabalhos acadêmicos.

    Responder
    • Oi, Matheus. Tudo bem?

      É que os artigos científicos são publicados em algum lugar: revistas ou sites.
      Onde foi publicado o artigo científico que você está precisando referenciar?

      Um abraço.

      Responder
  24. Como transpor referências americanas para a ABNT?
    autor, título da obra, local, editora e data de publicação.
    [1] DAUBECHIES, I. Ten Lectures on Wavelets. CBMS – NSF 61 SIAM, Regional Conferences Series in Applied Mathematics, Pensylvania. USA: 1992.
    [2] LOPES, E. P.; MATTOS, J. R. L. de. Uniqueness of the Solution of a Partial Differential Equation Problem with a Non-Constant Coefficient. Proc. Amer. Math. Soc., 136 (2008), 2201-2207.
    [3] MATTOS, J.R.L.; LOPES, E.P. A wavelet Galerkin method applied to partial differential equations with variable coefficients. Electronic Journal of Differential Equations. Conf., 10 (2003) 211-225.
    [4] PAZZY, A. Semigroups of Linear Operators and Applications to Partial Differential Equations. Applied Mathematical Sciences 44, Springer-Verlag, New York, USA, 1983.
    [5] REGISNSKA, T.; ELDÉN, L. Solving the Sideways Heat Equation by a Wavelet Galerkin Method. Inverse Problems,13 (1997) 1093-1106.
    [6] WANG, J.R.; ZHANG, H. Pointwise Convergence of the Wavelet Solution to the Parabolic Equation with Variable Coefficients. Analysis in Theory and Application, 24:4 (2008), 303-315.

    Responder
    • Oi, Adriana. Tudo bem?

      Você deve fazer a referência a partir da mesma estrutura da ABNT.
      Então, por exemplo, ao fazer a referência de um livro: você deve separar o nome do autor, o nome da obra, a editora, o local de publicação e o ano de publicação. Em seguida, deve colocar nessa ordem:
      SOBRENOME, Nome do autor. Nome da obra. Editora: Local de publicação, ano de publicação.
      Prontinho!

      Espero que tenha ajudado.
      Qualquer coisa, volte a me escrever.
      Um abraço.

      Responder
    • Oi, Hélder. Tudo bem?

      Você deve seguir o mesmo padrão das normas da ABNT, preenchendo os dados da mesma forma.
      O que vai mudar é apenas o local de publicação, que deve ser de um país estrangeiro.

      Espero ter ajudado.
      Um abraço.

      Responder
  25. Por favor, estou tentando transferir uma referencia da bibliografia que coloquei no lugar errado: está em Livros e quero colocar em Artigos. Também não consigo trocar a ordem, pois não está em ordem alfabética e tão pouco excluir.

    Responder
    • Oi, Pedro. Tudo bem?

      Qual é o editor de texto que você está usando? É o Mettzer?
      Caso seja, você deve excluir a referência do livro e incluir uma nova referência de artigo.
      Para isso, ir na lista de referências e clicar em um ícone de editar – que é um lápis – ao lado da referência.
      No final, terá um ícone “excluir” em vermelho.

      Caso tenhas algum problema, entre em contato com nosso suporte, por favor.
      O e-mail é [email protected]

      Um abraço.

      Responder
  26. Como faço pra fazer uma citação biografia de um um texto que nao tem citação biografia? .porque texto foi ela mesmo que escreveu.

    Responder
    • Oi, Maria Eliete. Tudo bem?

      Não sei se entendi bem sua questão.

      Você precisa citar o texto em que você encontrou a citação.
      Se a autora não citou ninguém ao escrever, significa que foi ela que escreveu, certo?
      Então você precisa citar esse texto que ela escreveu. Fui clara?

      Caso eu não tenha entendido bem sua questão, me escreve de novo?
      Um abraço.

      Responder
  27. Bom dia, gostaria de fazer duas perguntas:
    1- Posso fazer as citações através de numeração, sendo que na bibliografia as referências seriam numeradas por ordem de aparecimento no texto? Faço essa pergunta porque todos os artigos científicos que leio são escritos dessa forma.
    2- No caso de citações nominais dentro do texto, não seria mais elegante, somente aparecer o sobrenome do primeiro autor. No Mettzer ao clicar em citações aparecem todos os autores. Ou seja, numa citação de um único artigo, aparecerão sobrenome de todos os autores. Caso Vc for fazer a citação de 2 ou 3 artigos, corre o risco de termos os sobrenomes de 10 autores????!!!!

    Responder
    • Oi, Paulo. Tudo bem?

      Existem dois formatos de citações nas normas da ABNT: o sistema numérico e o autor-data.
      Esse sistema em que as referências aparecem listadas de acordo com a ordem de aparição no texto é o sistema numérico.

      O formato de citação depende da regra da revista ou da instituição de ensino. Algumas poucas revistas exigem que seja pelo sistema numérico, mas a maior parte exige que seja pelo sistema autor-data.
      Da mesma forma, algumas universidades estabelecem que façam todos os trabalhos no sistema autor-data.
      Então, você precisa verificar com a instituição de ensino ou com a revista que você vai submeter seu trabalho qual é o formato de referências que eles seguem.

      Além do mais, dentro do editor do Mettzer, a citação é gerada de forma completa. A partir de quatro autores aparece o “et al” de forma automática. Então, não corre o risco de termos sobrenomes de 10 autores 🙂

      Espero ter ajudado.

      Um abraço.

      Responder
      • Beatriz, muito obrigado por sua resposta.
        Mas seguindo no tema, há como “formatar” o Mettzer para sistema numérico?

        Grato mais uma vez.

        Responder
        • Oi, Paulo. Boa noite!

          No caso do sistema numérico, você pode usar as notas de rodapé, mas vai precisar inserir as referências manualmente.

          Um abraço.

          Responder
  28. Ainda não entendi qual categoria de referencia uso no mettzer para citar uma norma sa abnt. Por exemplo, para fazer a referencia bibliográfica da Nbr 6118 escolho qual referênciano Mettzer? Leis?

    Responder
    • Oi, Fábio. Tudo bem?

      Para citar uma NBR você pode utilizar o tipo “atos administrativos normativos”.

      Se tiver outra dúvida, é só escrever, ok?

      Um abraço.

      Responder
  29. Pergunto: o Mettzer salva o arquivo em word? figuras, tabelas e gráficos, ficam ok? Sobre as referencias, esta plataforma, organiza tudo conforme a ABNT? Fiquei curiosa para conhecer. Obrigada!

    Responder
    • Oi, Maria. Tudo bem?

      Sim, o Mettzer exporta o arquivo em Word e em PDF.
      Toda formatação da ABNT é feita de forma automática, inclusive tabelas, figuras e gráficos.

      Você pode fazer um teste gratuito por 7 dias 🙂
      Qualquer dúvida, é só nos escrever, ok?

      Um abraço.

      Responder
  30. Olá, boa tarde. A ordem na bibliografia, deve-se seguir sempre por ordem alfabética? Por exemplo, o trabalho a ser feito é sobre Walter Benjamin (o que seria BENJAMIN, Walter) contudo, tem outros autores a serem trabalhados, como por exemplo, Theodor Adorno (ADORNO, Theodor). Deve-se colocar primeiro Adorno e as outras fontes sempre respeitando a ordem alfabética? Mesma coisa se aplicaria em relação aos comentadores de Walter Benjamin (não deixando abaixo da citação de Benjamin) e sim na ordem alfabética geral? Obrigado, desde já.

    Responder
    • Oi, Thiago. Tudo bem?

      Sim, na seção das referências bibliográficas é sempre pela ordem alfabética, a partir do sobrenome mesmo.
      Então ficará:
      ADORNO, Theodor […]
      BENJAMIN, Walter […]
      COELHO, Beatriz […]
      E por aí vai.

      Espero ter ajudado.
      Um abraço.

      Responder
        • Oi, Adilson. Tudo bem?

          Não sei se entendi a sua pergunta. No texto, as referências devem aparecer na ordem em que as citações do trecho acontecer.
          Quando eu citar algum trecho do livro de um autor X (mesmo de forma indireta), devo imediatamente proceder a referência.

          Por favor, me explica melhor sua dúvida?
          Um abraço.

          Responder
  31. Olá!

    Quanto à seção de referências (elementos pós-textuais), ela deve iniciar logo após as considerações finais ou em nova página? Há alguma norma rígida quanto a isso ou é algo que pode ficar a critério de quem formata?

    Responder
    • Oi João, sempre uma nova área do seu trabalho, principalmente capítulos e referências devem começar em uma nova página.

      A nova ABNT pede esse padrão sim. Não é algo de quem formata.

      Espero ter ajudado.

      Abraços

      Responder
    • OI Maria, tudo bem?

      O REMUME é algo disponibilizado online né? De autoria do município. Então você pode usar esse tipo de referência em seu trabalho.

      Documento online, onde o município é o autor.

      Espero ter ajudado.

      Abraços

      Responder
  32. Olá, gostaria de saber se, ao invés de colocar o nome completo do autor nas referências, posso colocar somente o sobrenome maiúsculo e, após a vírgula, coloco as iniciais com pontos.
    Exemplo: Autora: Maria Berenice Dias.
    Referência: DIAS, M. B.

    (Ao invés de DIAS, Maria Berenice)

    Responder
    • Oi Ana, tudo bem?

      Como esse caso é um nome completo você pode deixar a segunda parte do nome somente com a inicial. DIAS, Maria B.

      Espero ter ajudado.

      Abraços

      Responder
  33. Como fazer referência de páginas de websites que não são necessariamente artigos? Como uma plataforma de busca contida em um website, por exemplo?

    Responder
    • Oi Luiz, tudo bem?

      O mettzer também deixa sua referência 100% nas normas ABNT e você não precisa se preocupar com as referências, assim como precisa no Mendeley. 🙂

      Já testou o Mettzer?

      Abraços

      Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade