Entenda de vez como fazer referência de artigo nas normas ABNT

compartilhe

Saber fazer referência de artigo é fundamental para trabalhos acadêmicos. Não tem como fugir.

Publicado em 17/07/2019 | Atualizado em 29/11/2023.


Sumário

  1. Como fazer referência de artigo?
  2. Dicas para utilizar fontes de pesquisas de sites e endereços eletrônicos
  3. Dicas extras para fazer referência de artigos de sites
  4. Por que fazer referência de artigos?

Definitivamente, não tem como fazer um bom trabalho acadêmico sem fazer referência de artigo nas normas da ABNT.

Isso porque a produção e a publicação de artigos científicos é a forma mais democrática de repassar conhecimentos científicos.

Por vários motivos: i) está acessível para todas as pessoas na internet; ii) a publicação é mais rápida e menos burocrática; iii) com isso, os artigos acolhem os resultados mais atuais das pesquisas.

Mas aí tem o outro lado: todos os artigos – assim como qualquer fonte de pesquisa – devem receber a devida citação e referência – conforme a NBR 6023 da ABNT. Ou você pode correr o risco de cometer plágio.

Viu como não tem como fugir?

Bora começar?? 🙂

Como fazer referência de artigo?

A referência de artigo depende do tipo de informação. A referência de um artigo de jornal, por exemplo, é diferente da referência de um artigo da página inicial de um site.

Então você precisa estudar cada um dos tipos a partir de suas particularidades 🙂

Referência de artigo em revistas científicas

Esse formato inclui as publicações em periódicos e revistas científicas e artigos de comunicações, editorial, entrevistas, recensões, reportagens, resenhas, audiobooks e outros.

Elementos essenciais

Os elementos essenciais são:

  • nome de todas as pessoas que escreveram
  • título da parte, artigo ou matéria
  • título da publicação
  • local de publicação
  • numeração correspondente ao volume e/ou ano, fascículo
  • paginação inicial e final.

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título da revista, local de publicação, volume do exemplar, número do exemplar, p. (página inicial e final do artigo), mês, ano de publicação.

Dependendo tipo do trabalho, se for um artigo ou uma matéria de revista, também é importante constar a data ou o intervalo de publicação e particularidades que identificam a parte, se tiver.

Exemplo de referência de artigo

COSTA, V. R. À margem da lei. Em Pauta, Rio de Janeiro, n. 12, p. 131-148, 1998.

gerador de referências

Referência de site de revistas eletrônicas

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título da Revista, local de publicação, volume do exemplar, número do exemplar, p. (página inicial e final do artigo), mês, ano de publicação. Disponível em: URL. Acesso em: dia, mês e ano.

Exemplo:

NARDES, Scarleth. Mulheres em situação de rua: memórias, cotidiano e acesso às políticas públicas. Revista de Estudos Feministas, Florianópolis, v. 29, n. 1, p. 1 – 18, julho, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/article/view/66011/46755. Acesso em: 23 jul. 2021.

Referência de artigo ou matéria de jornal

Esse formato inclui todos os tipos de artigo de jornais: comunicações, entrevistas, editoriais, reportagens e resenhas.

Elementos essenciais

Os elementos obrigatórios são:

  • nome de quem escreveu o artigo
  • título
  • título do jornal
  • local de publicação
  • data de publicação
  • seção, caderno ou parte do jornal
  • paginação correspondente.

SOBRENOME, Nome. Título da matéria. Nome do jornal, local de publicação (se houver), dia, mês e ano. Seção (caso exista), página.

Quando não houver seção, caderno ou parte, a paginação do artigo ou matéria precede a data.

Exemplo 1

NAVES, P. Lagos andinos dão banho de beleza. Folha de S. Paulo, São Paulo, 28 jun. 1999. Folha Turismo, Caderno 8, p. 13.

Caso seja necessário pode-se acrescentar elementos complementares à referência

Exemplo 2

PAIVA, Anabela. Trincheira musical: músico dá lições de cidadania em forma de samba para crianças e adolescentes. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. 2, 12 jan. 2002.

Referência de artigo ou matéria de jornal em meio eletrônico

Existem dois tipos de referências de jornais eletrônicos:

Referência de site de jornal com autoria conhecida

SOBRENOME, Nome. Título da matéria. Nome do jornal, cidade de publicação (se houver), dia, mês e ano. Seção (caso exista). Disponível em: URL. Acesso em: dia, mês e ano.

Exemplo:

LIMÓN, Raúl. Pfizer afirma que sua vacina contra o coronavírus tem eficácia de 90%. El país, 09 nov. 2020. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2020-11-09/pfizer-afirma-que-sua-vacina-contra-o-coronavirus-tem-uma-eficacia-de-90.html. Acesso em: 18 nov. 2020.

Referência de site de jornal sem autoria conhecida

TÍTULO da matéria. Nome do jornal, cidade de publicação (se houver), dia, mês e ano. Seção (caso exista). Disponível em: URL. Acesso em: dia, mês e ano.

Exemplo:

CORONAVÍRUS: responsável por vacina da Pfizer, cientista diz que vida volta ao normal em 2021. Hypeness, 17 nov. 2020. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2020-11-09/pfizer-afirma-que-sua-vacina-contra-o-coronavirus-tem-uma-eficacia-de-90.html. Acesso em 18 nov. 2020.   

Referências de artigos de página inicial ou homepage

AUTOR OU ORGANIZAÇÃO. Nome do site, ano. Ementa (descrição). Disponível em: URL. Acesso em: dia, mês e ano.

Exemplo:

METTZER. Site do Mettzer, 2020. A plataforma para desenvolver seus trabalhos e pesquisas acadêmicas. Disponível em: https://www.mettzer.com/. Acesso em: 18 nov. 2020.

Referência de artigos de lei

Essa categoria compreende artigos da Constituição Federal, das emendas constitucionais e dos textos legais infraconstitucionais (lei complementar e ordinária, medida provisória, decreto em todas as suas formas, resolução do Senado Federal).

Elementos essenciais

A referência deve constar:

  • a jurisdição (ou cabeçalho da entidade, no caso de se tratar de normas),
  • título da lei
  • número da lei
  • data e dados da publicação.

No caso de Constituição ou emenda constitucional, entre o nome da jurisdição e o título, acrescenta-se a palavra “Constituição“, seguida do ano de promulgação entre parênteses.

Exemplos de referência de artigos de lei

SÃO PAULO (Estado). Decreto no 42.822, de 20 de janeiro de 1998. Lex: coletânea de legislação e jurisprudência, São Paulo, v. 62, n. 3, p. 217-220, 1998.

Caso necessário pode-se acrescer elementos complementares. Como nesse caso:

SÃO PAULO (Estado). Decreto no 42.822, de 20 de janeiro de 1998. Dispõe sobre a desativação de unidades administrativas de órgãos da administração direta e das autarquias do Estado e dá providências correlatas. Lex: coletânea de legislação e jurisprudência, São Paulo, v. 62, n. 3, p. 217-220, 1998.

Dicas para utilizar fontes de pesquisas de sites e endereços eletrônicos

Um ponto importante é que você deve ter cuidado com a qualidade das informações de artigos de sites e endereços eletrônicos.

Você sabe que existe uma infinidade de informações aleatórias na internet. Mas nem todas são apuradas e verificadas de forma correta.

Então, se certifique da autenticidade das informações e da credibilidade da fonte de pesquisa. Isso vai garantir a credibilidade do seu trabalho.

Aqui vão algumas dicas para você verificar a confiabilidade de uma fonte:

a) Examine o envolvimento do site com o tema

Em primeiro lugar, examine o envolvimento do site com o tema. Esse é um bom indicativo sobre a seriedade do site ao abordar o tema e, principalmente, a autoridade do site no assunto.

Nesse contexto, também é interessante identificar o posicionamento do site. Assim, você pode evitar replicar opiniões ou informações que não sejam pertinentes ao seu trabalho acadêmico.

b) Consulte as fontes utilizadas pelo site

Além do mais, analise se o site, artigo ou reportagem indica suas fontes de pesquisa para chegar àquele material que você encontrou.

Isso porque, assim como trabalhos acadêmicos, fontes de pesquisa confiáveis publicam suas referências.

Só assim é possível checar a veracidade dos dados e das informações e se certificar da qualidade do material.

c) Pesquise em sites de reputação confiável

Por fim, analise a reputação da fonte. Algumas fontes de pesquisa por si só tendem a ser mais confiáveis, como sites de órgãos oficiais e de universidades, por exemplo.

Outra dica é pesquisar artigos do Google Acadêmico e da Scielo.

Dicas extras para fazer referência de artigos de sites:

  • Os conteúdos que você apenas consultou, mas não citou, não devem integrar às referências bibliográficas.
  • O endereço eletrônico sempre deve proceder de “Disponível em:”.
  • Você deve informar a data que acessou o site em “Acesso em:”.
  • Ao informar as datas, indique apenas três letras do mês – com exceção do mês de maio e os quatro números do ano. Exemplo: nov. 2020.
  • Organize as suas referências bibliográficas por ordem alfabética.
  • Você deve destacar o nome do site, do jornal ou do documento com algum recurso tipográfico – negrito, itálico ou sublinhado. Mas, cuidado. Você deve usar o mesmo recurso em toda a lista de referências e também seguir a um padrão do restante do trabalho.
  • Se um texto não tiver a data de publicação, utilize o ano de copyright do site, antecedido da letra “c”. Exemplo: c2019. Essa informação costuma ficar no final da página, com a indicação da palavra copyright ou pelo símbolo ©.
  • Se a informação da cidade não constar no texto, você pode indicar o estado ou o país, desde que essa informação esteja no texto.
  • Por fim, anote a referências bibliográfica imediatamente. Se você encontrou um texto perfeito para seu trabalho e vai fazer a citação, já faça a referência dentro dos padrões. Separe um documento para você incluir as referências ao mesmo tempo que está escrevendo o trabalho. Isso vai impedir que você esqueça informações essenciais e tenha que pesquisar por elas mais tarde.

Por que fazer referência de artigos?

Se você já fez algum trabalho acadêmico, sabe que precisa fazer as referências e citações de acordo com as normas ABNT.

Em linhas gerais, a referência bibliográfica conforme as normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas – é a indicação de autores, título, edição, local, editora e data de qualquer citação de um texto.

 E o primeiro passo é entender o porquê de fazer as referências. A resposta é bastante simples.

O melhor jeito de garantir a defesa da própria ideia em um trabalho acadêmico é buscar referências de outras produções acadêmicas.

Ou seja: ninguém começa um trabalho do zero e sempre busca informações e ideias de outras pessoas já pesquisaram e escreveram sobre o assunto, certo?

É a partir das teorias de outras pessoas que você vai provar que suas ideias têm embasamento e respaldo teórico de outros estudos. Essas referências virão das citações e das referências bibliográficas.

Então, para utilizar conceitos e teorias de outras pessoas, você vai precisar referenciá-las para dar os devidos créditos. Entendeu? 🙂

O caminho contrário é bastante perigoso e mal visto entre as bancas e entre professores. Você não pode simplesmente tirar as ideias da sua cabeça: é necessário ter um embasamento teórico.

Nem tampouco você pode deixar de referenciar uma fonte ou errar na formatação das referências: isso é plágio.

Formatação automática nas normas da ABNT

Formatar corretamente o seu trabalho é um passo fundamental para garantir adequação aos padrões científicos.

Mas, sabemos que essa tarefa não é tão simples, né?

Por isso, a Mettzer tem as ferramentas que você precisa para deixar sua vida acadêmica mais leve!

Afinal, nosso editor de texto formata qualquer trabalho acadêmico — automaticamente — nas normas ABNT. Isso mesmo, formatação automática da capa até as referências 😉

Inclusive, você pode começar seu texto a partir de um modelo de trabalho – seja um TCC, uma monografia, dissertação e até tese.

Ah, e tem mais — a Mettzer conta também com um verificador de plágio para garantir a originalidade dos seus trabalhos acadêmicos.

Incrível, né?!

Você pode fazer um teste gratuito por 7 dias 🙂

plataforma

Perguntas frequentes

Como fazer referência de artigo de revista?

SOBRENOME, Nome do autor. Título do artigo. Nome da revista, local de publicação, numeração correspondente ao número e/ou ao ano, fascículo ou número, paginação inicial e final.

Como fazer referência de artigo de jornal?

SOBRENOME, Nome do autor. Título do artigo. Nome do jornal, local de publicação, data de publicação, seção, caderno ou parte do jornal e a paginação correspondente

Como fazer referência de artigo em meio eletrônico?

SOBRENOME, Nome do autor. Título do artigo. Título da revista, local de publicação, numeração correspondente ao número e/ou ao ano, fascículo ou número, paginação inicial e final. Disponível em: . Acesso em: 22 de abril de 2021.

Como fazer referência de artigo de revista online?

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título da Revista, local de publicação, volume do exemplar, número do exemplar, p. (página inicial e final do artigo), mês, ano de publicação. Disponível em: URL. Acesso em: dia, mês e ano.

Como fazer referência de jornal eletrônico?

SOBRENOME, Nome. Título da matéria. Nome do jornal, cidade de publicação (se houver), dia, mês e ano. Seção (caso exista). Disponível em: URL. Acesso em: dia, mês e ano.

compartilhe

2 comentários em “Entenda de vez como fazer referência de artigo nas normas ABNT”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade