Referencial teórico — por onde começar?

compartilhe

O referencial teórico é uma das partes mais importantes de uma pesquisa. Vem aprender como fazer essa parte do seu trabalho!

Publicado em 10 de junho de 2019 | Atualizado em 29 de dezembro de 2023.


Sumário:

  1. O que é referencial teórico?
  2. Como fazer o referencial teórico?
  3. Qual a diferença entre referencial teórico e o bibliográfico?
  4. Seu trabalho formatado nas normas ABNT (automaticamente)

O que é referencial teórico?

O referencial teórico ou fundamentação teórica – é um dos aspectos mais importantes de uma pesquisa científica. Por essa razão, para desenvolver um bom TCC, é fundamental você dedicar uma atenção especial à ele.

Todo trabalho acadêmico segue uma estrutura básica. O referencial teórico faz parte dessa estrutura. Ou seja, é um item indispensável no trabalho.

De forma geral, refere-se a uma revisão das pesquisas e discussões feitas por outros autores sobre o tema que será abordado em seu trabalho.

Dessa forma, serve como embasamento teórico e garante qualidade científica ao trabalho. Isto é, através do referencial teórico, você pode verificar o estado do problema, sob os aspecto teóricos de pesquisas que já foram desenvolvidas.

Em outras palavras, é através do referencial teórico que você demonstra que você sabe sobre o que você pesquisou muito e sabe o suficiente sobre o tema que está escrevendo.

Nessa perspectiva, você pode incluir textos, artigos, livros, periódicos e demais materiais referentes à bibliografia de um trabalho científico. Só existem dois pré-requisitos: 1) deve ser uma fonte de pesquisa confiável; e 2) deve ser devidamente referenciado, através de citações, para evitar o cometimento de plágios.

Tudo bem, você deve estar pensando: ok, já sei o que é um referencial teórico, mas como construir um?

Estou aqui para isso. Vamos lá.

Como fazer o referencial teórico?

Antes de mais nada, você vai precisar pesquisar profundamente sobre o tema de pesquisa.

Você vai precisar reservar um tempo especial para ler, selecionar, estudar e fazer fichamento de todos as referências bibliográficas que são importantes para seu trabalho.

Lembre que é o referencial teórico que garantirá credibilidade e qualidade técnica ao seu trabalho. Então, é através dele que você poderá demonstrar seu conhecimento sobre o objeto da sua pesquisa e das linhas teóricas que sustentam o tema em questão.

Para isso, você deverá pesquisar os materiais em fontes confiáveis.

Por esse motivo, tome cuidado com ferramentas de pesquisas da internet. Limite as consultas aos sites de instituições conceituadas, como instituições de ensino e de pesquisa. Evite pesquisar em conteúdos de opinião e na wikipédia.

Sem dúvida, os livros ainda são as fontes de pesquisas menos controversas.

Mas, você pode pesquisar materiais mais atualizados em periódicos e diretórios acadêmicos, como no Scielo e no Google Acadêmico.

As dissertações e as teses também trazem contribuições importantes e confiáveis sobre os temas.

Ao reunir todo esse material, você vai conseguir apresentar os conceitos centrais da sua pesquisa, sob a ótica do que já estava sendo pesquisado por outros autores.  

referencial teórico

Qual a diferença entre referencial teórico e o bibliográfico?

O referencial teórico e o bibliográfico são termos frequentemente utilizados em trabalhos acadêmicos e de pesquisa, especialmente em dissertações, teses e artigos. Eles se referem a aspectos diferentes de um estudo, mas estão relacionados entre si.

Em resumo, enquanto o referencial teórico se concentra nas teorias e conceitos que dão suporte à sua pesquisa, o referencial bibliográfico se concentra nas fontes bibliográficas específicas que você consultou e citou ao longo do trabalho. Ambos são elementos essenciais para uma pesquisa rigorosa e bem embasada.

Geralmente, o teórico é discutido em um capítulo específico do trabalho, enquanto o referencial bibliográfico é apresentado em uma seção separada, muitas vezes no final do trabalho, na forma de uma lista de referências.

Seu trabalho formatado nas normas ABNT (automaticamente)

Também é importante fazer seu referencial teórico conforme as normas da ABNT. Para isso, você vai precisar cuidar de alguns detalhes.

A primeira questão: é fazer as citações e as referências de forma correta. Temos conteúdos específicos sobre esse assunto. Você deve saber diferenciar as citações diretas das citações indiretas.

Confira também um resumo sobre como fazer as referências bibliográficas nas normas da ABNT:

referências bibliográficas
referências bibliográficas

Depois: evite finalizar um parágrafo com uma citação. O ideal é que toda citação seja acompanhada de uma explicação do que foi dito pelo autor.

Ufa! Muita coisa não é mesmo?

Mas, para te ajudar na formatação, conte com a ajuda da Mettzer.

Afinal, o nosso editor de texto formata qualquer trabalho acadêmico — automaticamente — nas normas ABNT.

Isso mesmo, formatação automática da capa até as referências 😉

Além disso, nosso editor gera citações e referências de maneira automática para você! 

Assim, você não precisa se preocupar com os detalhes exigidos pela ABNT e pode dedicar seu tempo para o que realmente importa: pesquisar e desenvolver o conteúdo do seu trabalho.

Inclusive, você pode começar seu texto a partir de um modelo de trabalho – seja um TCC, uma monografia, dissertação e até tese.

Ah, e tem mais — a Mettzer conta também com um verificador de plágio para garantir a originalidade dos seus trabalhos acadêmicos. Incrível, né?!

Você pode fazer um teste gratuito por 7 dias 🙂

referencial teórico

Principais dúvidas sobre referencial teórico

O que é referencial teórico ou fundamentação teórica?

O referencial teórico refere-se a uma revisão das pesquisas e discussões feitas por outros autores sobre o tema que será abordado em seu trabalho.Dessa forma, serve como embasamento teórico e garante qualidade científica ao trabalho.

Como fazer a fundamentação teórica?

Você vai precisar pesquisar profundamente sobre o tema de pesquisa. Então, reserve um tempo especial para ler, selecionar, estudar e fazer fichamento de todos as referências bibliográficas que são importantes para seu trabalho. Lembre que é o referencial teórico que garantirá credibilidade e qualidade técnica. Você deve demonstrar seu conhecimento sobre o objeto da sua pesquisa e das linhas teóricas que sustentam o tema em questão.

compartilhe

24 comentários em “Referencial teórico — por onde começar?”

    • Oi Juliana, tudo bem? Então, A pesquisa bibliográfica refere-se ao processo de busca, seleção e análise de informações presentes em diferentes fontes bibliográficas, como livros, artigos científicos, teses e dissertações.

      A revisão de literatura, por sua vez, é um tipo específico de pesquisa bibliográfica que se concentra em sintetizar e analisar criticamente os estudos e publicações acadêmicas existentes em relação a um problema de pesquisa específico. Ela permite que você identifique as principais contribuições e tendências dentro de um campo de estudo, a fim de posicionar sua pesquisa em relação ao conhecimento atual.

      O estado da arte refere-se ao nível mais avançado do conhecimento existente em um campo de estudo específico. É um conceito dinâmico, pois está sempre em constante evolução com novas pesquisas e descobertas. O estado da arte engloba as pesquisas mais recentes, os avanços teóricos e práticos, bem como as tendências e as lacunas ainda não preenchidas no conhecimento.

      A fundamentação teórica é a base conceitual que sustenta uma pesquisa ou estudo científico. Envolve a seleção e a utilização de teorias, conceitos e modelos relevantes para explicar o fenômeno em estudo. É a partir da fundamentação teórica que você pode estabelecer as conexões entre o conhecimento existente e sua pesquisa, fornecendo um suporte lógico para o desenvolvimento do trabalho.

      Abraços

      Responder
  1. Beatriz, tenho muitos autores no meu trabalho de revisão teórica. Na análise de dados e resultados, ou na conclusão, devo explicitar a opinião de todos eles?

    Responder
    • Oi, Monique. Tudo bem?

      Não necessariamente. Na revisão teórica você deve fazer uma espécie de conversa entre todas as pessoas autoras.
      Na análise de dados e nos resultados, você deve incluir apenas as citações que fazem sentido e são relevantes.

      Espero que ajude.
      Um abraço!

      Responder
  2. Olá boa noite, excelente postagem! Porém ainda me vejo com bastante dúvidas de como realmente começar, tinha feito, porém meu orientador disse q apenas fiz uma cópia de tudo q pesquisei 🥲

    Responder
    • Oi, Caroline. Tudo bem?

      Eu teria que ler seu trabalho para te orientar melhor. No entanto, vou dar três dicas que podem te ajudar:

      Em primeiro lugar, acho que você precisa fazer com que as teorias das fontes de pesquisa conversem mais entre elas.
      Além disso, tente escrever com suas próprias palavras (em citações indiretas – não esqueça de colocar a referência) o que você entendeu de tudo que você estiver lendo.
      Por fim, faça uma contextualização entre o que você leu e seu tema do trabalho.

      Espero que ajude.
      Um abraço!

      Responder
  3. Excelente conteúdo. Em média, quantos artigos são necessários para se obter um bom referencial teórico para um TCC que será baseado em uma reivsão de literatutra? Estou com dificuldade de saber a quantidade de artigos que preciso ler para fazer a revisão de literatura.

    Responder
    • Oi, Thais.

      Não tenho como te dizer um número de artigos.
      Você precisa mapear os artigos que falam sobre o tema. Uma forma interessante de fazer isso é criar uma metodologia de revisão.
      Podes, por exemplo, tratar apenas de artigos publicado a partir de 2019.

      Um abraço!

      Responder
    • Oi Sangela, tudo bem?

      Não sei se entendi muito bem sua pergunta.
      Mas você pode usar citações de livros, de artigos científicos, de revistas, de filmes, […].
      Enfim, todo material pode ser utilizado como fonte de pesquisa.
      Só precisa que você faça a referência bibliográfica, para dar os devidos créditos aos autores.

      Um abraço!

      Responder
  4. Estou com muita dificuldade de fazer o referencial teórico do meu trabalho,eu até tô tentando mais não sei se estar correto.

    Responder
    • Oi, Sueny. Tudo bem?

      O que você acha que pode estar errado no seu referencial teórico?
      Lembre-se de pesquisar os autores que escrevem sobre o tema que você está pesquisando.
      Entenda o que eles estão falando sobre o assunto.
      Depois, construa uma estrutura de argumentação para demonstrar o seu conhecimento sobre o tema e explicar quais as teorias e autores sustentam o seu trabalho.

      Qualquer dúvida, volte a nos escrever.
      Um abraço.

      Responder
  5. Oi, Bom dia !
    Tenho muita duvida em relação de como começar a escrever do referencial teórico, como começo a redigir ?

    Responder
    • Oi, Pedro. Tudo bem?

      O primeiro passo é delimitar a metodologia da sua pesquisa. Você já tem o tema, o problema de pesquisa, os objetivos e a metodologia?
      Caso sim, o passo seguinte é pesquisa em fontes confiáveis e fazer fichamentos das informações que você encontrar.

      Tenha em mente que você precisará contextualizar o tema de sua pesquisa. Ou seja, você precisa indicar em que pé está o tema que você está pesquisando (isso se chama estado da arte).

      Depois disso, você vai conseguir construir os argumentos, a partir de tudo que você já pesquisou.

      Ah, não esqueça de ter atenção às normas da ABNT, ok?
      Se precisar de ajuda nisso, conte conosco 🙂

      Um abraço.

      Responder
    • Oi, Josué. Bom, dia!

      Sim, podes colocar imagem no referencial teórico.
      Só não esqueça de referenciar de forma correta, ok?

      Um abraço.

      Responder
        • Olá,

          Para referenciar imagens nas normas da ABNT:

          Na parte superior da ilustração, você deve indicar o título:

          Fonte no tamanho 10;
          Alinhamento centralizado;
          Espaçamento simples;
          Seguida da expressão que designa o tipo de ilustração – fotografia, desenho, fluxograma, organograma, mapa, quadro – e o número de acordo com a ordem de apresentação no texto.
          Na parte inferior, você deve indicar a fonte da ilustração:

          Fonte tamanho 10;
          Espaçamento simples;
          Alinhamento centralizado;
          Seguido da expressão “Fonte:”

          Você pode saber mais nesse post específico sobre imagens: https://blog.mettzer.com/como-referenciar-figuras-na-abnt/
          No editor de textos da Mettzer toda essa formatação é feita de forma automática.
          Que tal fazer o teste gratuito de 7 dias?

          Um abraço.

          Responder
  6. Excelente postagem. De fato, encontrar um excelente referencial teórico é um dos passos mais complicados de uma boa pesquisa. Também publiquei um artigo sobre o tema no meu blog, pra quem se interessar:

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade