Plágio: como fazer a Revisão de Literatura e evitar

Compartilhe esse post:

Preparamos este texto para explicar como elaborar uma revisão da literatura de forma correta, seguindo as normas ABNT e aumentando a qualidade do seu projeto de pesquisa.

Quem está entrando nos semestres finais da faculdade já deve ter começado a se preocupar com o trabalho que vai ser o responsável por garantir o diploma: o Trabalho de Conclusão de Curso.

Mas a produção do TCC começa muito antes da etapa de abrir seu editor de texto para escrever o conteúdo da monografia.

Antes de qualquer coisa, é preciso definir um tema, um conjunto de referências teóricas, uma metodologia, entre outros itens que fazem parte do projeto de pesquisa.

Um destes itens é a revisão da literatura, onde deve-se apresentar um levantamento bibliográfico acerca do assunto que será tratado na monografia, com escopo definido e uma análise crítica sobre os autores selecionados.

Contudo, muitos alunos entendem a revisão da literatura apenas como um conjunto de trechos de obras que serão utilizadas como referência para o trabalho, um erro que pode resultar em plágio.

 Como fazer a revisão da literatura de TCC

Como falamos acima, é na revisão da literatura onde se apresentam as obras e autores que serão fundamentais para o projeto de pesquisa a ser executado.

Isso quer dizer que nesta etapa inicial do TCC é importante não apenas selecionar um material que será relevante para o desenvolvimento da monografia, mas também relacioná-lo com o trabalho e justificar os motivos que levaram o autor do TCC a escolher tais obras.

Para elaborar uma boa revisão da literatura, é vital escolher um recorte teórico que seja adequado ao tema e objetivos da sua monografia.

Ou seja, você deve selecionar autores que forneçam uma fundamentação teórica sobre a qual você possa desenvolver seu trabalho.

Também é preferível abordar os conceitos escolhidos sob uma nova perspectiva, o que confere uma maior originalidade ao seu trabalho mesmo utilizando autores e obras já consagradas.

Outra etapa fundamental da revisão da literatura é a definição de uma estrutura que guiará sua pesquisa.

Esta estrutura pode seguir o critério de seu interesse, como apresentar os referenciais teóricos por ordem cronológica, por abrangência e especificidade, entre outras formas de organização que sejam possíveis no seu projeto.

É de grande importância, contudo, que a estrutura definida seja condizente com os objetivos do seu trabalho, pois é essa estrutura que servirá de guia para sua escrita e fornecerá o direcionamento da sua monografia.

E, por fim, é fundamental que você realize uma análise crítica ao apresentar a revisão da literatura, afinal esse é o propósito deste exercício de preparação da pesquisa para o TCC.

Desta maneira, você deve não apenas incluir excertos das suas referências, mas também colocá-los sob a perspectiva que a sua monografia se propõe a discutir. Se sua revisão consistir apenas de colagens de outras obras, seu trabalho perderá valor acadêmico e você correrá o risco de estar cometendo plágio.

Como evitar o plágio na revisão da literatura

O plágio ainda é um problema muito comum de ser encontrado em trabalhos acadêmicos e ele pode colocar todo o TCC em risco, uma vez que ele se torna passível de ser anulado.

Isto é, ao se utilizar do trabalho de outros autores sem dar o devido crédito, você pode sofrer punições por estar cometendo plágio, ter seu TCC invalidado e atrasar sua graduação por causa disso.

A revisão da literatura é uma parte do projeto de pesquisa muito suscetível à ocorrência de plágio, já que nela é necessária a apresentação de conceitos extraídos de materiais de pesquisa.

Por este motivo, é importante seguir as normas ABNT para a correta referência das obras utilizadas para a pesquisa e produção do trabalho e assim evitar que aconteça o plágio.

Ao se utilizar das normas ABNT, você garante que sua revisão não se torne um plágio mosaico, que é aquele que se utiliza de trechos de outras obras com algumas pequenas modificações e não dá os créditos aos autores originais.

Para prevenir estes casos, a ABNT estabelece normas que descrevem exatamente como todas as citações de referências devem ser feitas, tanto no trabalho quanto na bibliografia do projeto de pesquisa, o que confere autoridade ao seu trabalho e aumenta sua qualidade acadêmica.

Para se certificar de seguir todas as normas ABNT corretamente, você pode ainda utilizar ferramentas que contribuem com esta tarefa, como um editor acadêmico.

O Mettzer é software deste tipo, que te ajuda a produzir um trabalho totalmente de acordo com as normas através de sua formatação automática nos padrões ABNT.

Desta forma, você tem que se preocupar apenas em selecionar boas fontes de pesquisa e escrever seu trabalho, enquanto o Mettzer faz toda adequação necessária para você.

Resumo
Artigo
Revisão da Literatura: cuidado com o plágio
Descrição
O Plágio pode fazer você perder todo o seu TCC e ser reprovado em sua banca, aprenda como evitar com essas dicas do Blog do Mettzer.
Autor
Publicador
Mettzer

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.