Revisão sistemática de literatura: um guia prático de como fazer

compartilhe

Publicado em  23 de junho de 2019 | Atualizado em 28 de dezembro de 2023.

A revisão sistemática serve para mapear e compreender o que já foi escrito sobre o tema. Quer aprender a fazer? Confira esse passo a passo.


Sumário:

  1. Mas afinal, o que é uma revisão sistemática de literatura?
  2. Para quê serve a revisão sistemática?
  3. Qual é a importância da revisão sistemática no TCC?
  4. Como fazer uma revisão sistemática?
  5. Formatação automática nas normas da ABNT

A revisão sistemática é, de forma geral, uma forma de organizar e escrever a fundamentação teórica de um trabalho.

Quer aprender a fazer uma revisão sistemática? Então, você vai gostar de conhecer esse guia.

Ao final do texto, você vai tirar a revisão sistemática de letra 🙂

Mas afinal, o que é uma revisão sistemática de literatura?

Antes de mais nada, você precisa entender o que é uma revisão sistemática.

A revisão sistemática é um tipo de fundamentação teórica. Ou seja, é uma forma de fazer a investigação científica.

Você já deve ter lido, mas não custa lembrar: a fundamentação teórica, também chamada de revisão da literatura ou referencial teórico, é o processo de busca, análise e descrição de todas as pesquisas e discussões sobre um tema ou uma questão específica.

Em outras palavras, a revisão sistemática é um estudo que tem o objetivo de reunir pesquisas e discussões de vários autores e autoras sobre o mesmo tema e realizar uma análise.

Então, considera-se que a revisão sistemática é uma pesquisa secundária, porque usa estudos primários para fazer a análise. Quer dizer, é uma pesquisa de pesquisas que pode anteceder uma pesquisa de campo ou de dados estatísticos.

Daí é importante considerar: uma revisão sistemática é um tipo de revisão de literatura. Ou seja: a revisão sistemática sempre vai ser uma revisão de literatura, mas nem toda revisão de literatura vai ser uma revisão sistemática.

Afinal, a revisão de literatura também pode ser de outros formatos, como uma revisão integrativa, por exemplo.

O segundo passo é, portanto, fazer uma busca na literatura para encontrar estudos que tratem sobre o tema. E então, aplicam-se critérios metodológicos para elaborar uma análise crítica dessa literatura.

Para quê serve a revisão sistemática?

Você já deve ter lido, mas não custa lembrar: como uma fundamentação teórica, a revisão sistemática serve como embasamento teórico para a pesquisa que você está desenvolvendo.

Afinal, nenhum texto acadêmico começa do zero. Sempre tem alguém que já escreveu, nem que seja um pouquinho, sobre o tema. É aí que entram as citações e as referências bibliográficas.

A construção de uma análise e de uma narrativa lógica a partir das citações resulta na revisão sistemática do trabalho acadêmico.

Qual é a importância da revisão sistemática no TCC?

Então, a revisão sistemática garante a confiabilidade e a qualidade técnica e científica do trabalho.

Em outras palavras, dá a certificação de que o trabalho possui um embasamento teórico e científico firme.

Para entender melhor, é só você pensar que autores renomados dão credibilidade à produção acadêmica.

Mas, nesse ponto, tome cuidado. Você não pode usar um autor apenas porque ele é reconhecido, mas porque a teoria que ele escreve faz sentido para sua pesquisa.

Enfim, é a partir disso que você demonstra que sabe sobre o que você pesquisou e entende sobre o tema que está escrevendo.

Quais materiais devo utilizar na minha revisão sistemática?

Uma dúvida bastante comum é quais materiais se deve utilizar na revisão sistemática de literatura.

Devo utilizar livros, artigos científicos, ou dados do IBGE?

Pois bem. Tudo depende de qual é a questão de partida e qual é o seu método de análise.

Em geral, a revisão sistemática cobre todo o material relevante sobre um tema, incluindo livros, artigos de periódicos, monografias, artigos de jornais, registros históricos, relatórios governamentais, teses, dissertações e qualquer outro tipo de pesquisa.

Só existem dois pré-requisitos: 1) deve ser uma fonte de pesquisa confiável; e 2) toda fonte de pesquisa deve ser devidamente referenciada para evitar que se comenta plágio.

Se você optar por um método mais teórico e qualitativo, por exemplo, talvez seja difícil encaixar muitos dados e pesquisas quantitativas, porque eles não serão relevantes para responder à sua questão.

Nesse caso, o ideal é conversar com a sua orientação para alinhar em conjunto. Se você prestar atenção no tipo e na área de conhecimento da sua pesquisa também pode ter sinais de quais materiais procurar.

Por exemplo: cursos como administração, ciências contábeis e economia tendem a trabalhar com dados mais atualizados. Então, as publicações dessas áreas poderão apresentar mais números e, por consequência, a revisão desses trabalhos também.

Lembre-se que você vai revisar conteúdos e pesquisas que já existem, para obter outras conclusões e insights, a partir de seu problema.

De fato, é importante ter em mente que a revisão sistemática não serve para criar teorias ou para grandes inovações. Afinal de contas, sua pesquisa vai decorrer de pesquisas que já existem.

Você também não pode fugir do que está escrito. Isso significa dizer que a sua margem de liberdade é bastante limitada. Você deve escrever a partir de análises desses materiais e isso deve ficar bem claro na sua conclusão.

Como fazer uma revisão sistemática?

Quer aprender a fazer uma boa revisão sistemática?

Então, vem comigo ver esses passos 🙂

1. Elabore a pergunta-chave da sua pesquisa

O primeiro passo é elaborar a pergunta de pesquisa, a partir da qual o olhar da pesquisa vai se direcionar.

A revisão sistemática de literatura parte de uma pergunta geral, que pode estar vinculada à hipótese ou ao problema de pesquisa.

A pergunta deve ser clara e bem delimitada. Lembre-se que a revisão sistemática deve servir para responder a essa questão.

Então, considere os seguintes critérios: originalidade, relevância científica, delimitação e viabilidade.

2. Delimite a metodologia da sua pesquisa

É importante que, antes de começar a sua pesquisa bibliográfica, você tenha muito bem delineado o tema, o problema de pesquisa, os objetivos e a metodologia do seu trabalho.

Esses elementos direcionam o olhar da sua pesquisa e indicam o que você deve pesquisar.

3. Estabeleça um protocolo para a revisão sistemática

Depois de delinear a metodologia da pesquisa, você deve estabelecer um protocolo para a revisão sistemática.

Uma revisão deve seguir a um planejamento previamente estabelecido, que é o protocolo. Isso evita que a pesquisa tenha vieses de análise. Por isso, os métodos de seleção e análise dos dados devem ser previstos antes de a revisão começar.

Esse deve ser um processo bastante rigoroso e muito bem delimitado.

Ou seja, o protocolo deve compreender as estratégias metodológicas para executar a revisão. Deve ter, pelo menos, os seguintes itens:

  • a estratégia de busca para identificar os materiais;
  • os critérios de elegibilidade
  • os dados que serão extraídos da revisão
  • as variáveis de interesse
  • a forma de analisar os dados
  • as formas para explorar as heterogeneidades

É importante que você também desenvolva uma política de critérios para fazer a pesquisa. Você deve, por exemplo, metodizar por palavra-chave nos sistemas de buscas, para encontrar resultados mais precisos.

4. Pesquise em fontes confiáveis

Para que seu trabalho tenha uma boa revisão sistemática você deve utilizar apenas fontes de pesquisa confiáveis.

Por esse motivo, ao reunir sua bibliografia, tome cuidado com as ferramentas de pesquisa de internet. Limite as consultas aos sites de instituições conceituadas, como instituições de ensino e de pesquisa.

Evite pesquisa em conteúdos de opinião e em artigos da wikipédia. Apesar de ser uma fonte de pesquisa colaborativa, o controle de veracidade e de qualidade do conteúdo não é tão rigoroso.

Enfim, tome cuidado para não espalhar fake news ou informações de site de credibilidade questionável.

Sem dúvida, os livros ainda não são as fontes de pesquisa menos controversas. Mas você também pode pesquisar em materiais mais atualizados, como periódicos e diretórios acadêmicos. Conheça o Scielo e o Google Acadêmico.

Além do mais, as dissertações e as teses também podem trazer contribuições confiáveis e importantes sobre os temas.

Ao reunir todo esse material, você vai conseguir apresentar os conceitos centrais da sua pesquisa, sob a ótica do que já estava sendo pesquisado por outros autores.

5. Considere utilizar fichamentos

O fichamento é uma técnica importante para montar a sua revisão sistemática. Isso porque, a partir dos fichamentos, é possível organizar as ideias e ter controle sobre todo o conteúdo que você já acessou sobre o tema.

Esse é o objetivo deste modelo de trabalho: organizar e concentrar as principais ideias da obra.

Só que antes de mais nada, é necessário esclarecer que fichamento não é um resumo. O resumo é a sintetização de todo objeto. O fichamento, por outro lado, é feito em tópicos em fichas, apenas das partes mais importantes da obra.

Ele pode até parecer complicado e trabalhoso no início. Mas, depois, você vai perceber que ele é uma mão na roda para economizar tempo e te ajudar no desenvolvimento da escrita.

Preparamos um modelo prontinho de fichamento. É só acessar por aqui:

6. Faça extração dos dados

Colete os dados importantes para responder a sua pergunta-chave. Analise as referências, a partir de critérios de relevância do estudo.

Verifique se os autores encontraram os mesmos resultados que você espera e se, ao cruzar informações, as ideias não se contradizem.

Nesse ponto, avalie a qualidade metodológica das fontes de pesquisa. Uma boa revisão sistemática vai depender da qualidade das pesquisas que você vai inserir.

Não é porque existe um livro sobre o tema que você deve usar no seu trabalho. Você deve prezar pela qualidade dos conteúdos. Então, exclua as pesquisas que não são boas de conteúdo e de metodologia.

7. Utilize a metanálise

A metanálise é uma forma de sintetizar os dados. O objetivo é integrar, combinar e resumir as conclusões. Quer dizer, é uma técnica estatística para combinar os dados de estudo sobre um tema.

Afinal de contas, a metanálise garante a confiabilidade e a qualidade técnica para as revisões sistemáticas, porque requer que se agrupe e se padronize os dados para que, depois disso, seja possível realizar a análise.8.

8. Escreva o prisma da revisão

O prisma é um checklist e um fluxograma que compreende os itens que delineiam a redação de uma revisão sistemática, quando ela já estiver pronta.

O objetivo do prisma é ajudar a melhorar o relato de revisões sistemáticas e meta-análises. Além do mais, o prisma também pode ser útil para avaliação crítica de revisões sistemáticas. Mas não deve servir como uma ferramenta para avaliar a qualidade de uma revisão.

Hoje em dia, grande parte das revistas solicita que se anexe o checklist na hora de se submeter a revisão sistemática.

9. Tenha atenção às normas da ABNT

A revisão sistemática também deve obedecer às normas da ABNT. Para isso, você vai precisar cuidar de alguns detalhes bem específicos.

A primeira questão é fazer as citações e as referências de forma correta.

As referências bibliográficas e as citações servem para dar crédito às citações e bases teóricas. Por essa razão, são elementos obrigatórios da estrutura de um trabalho acadêmico, especialmente para evitar que se cometa plágio.

A partir das referências também é possível identificar e localizar as fontes de pesquisa do trabalho.

Temos conteúdos específicos sobre esses assuntos. Você deve, por exemplo, saber diferenciar as citações diretas das citações indiretas.

Veja no esquema abaixo uma lista com modelos de referências bibliográficas:

Formatação automática nas normas da ABNT

Formatar corretamente o seu trabalho é um passo fundamental para garantir adequação aos padrões científicos.

Porém, sabemos que essa tarefa não é tão simples, né?

Por isso, a Mettzer tem as ferramentas que você precisa para deixar sua vida acadêmica mais leve!

Afinal, o editor de texto de Mettzer formata qualquer trabalho acadêmico — automaticamente — nas normas ABNT. Isso mesmo, formatação automática da capa até as referências 😉

Além disso, nosso editor gera citações e referências de maneira automática para você! 

Assim, você não precisa se preocupar com os detalhes exigidos pela ABNT e pode dedicar seu tempo para o que realmente importa: pesquisar e desenvolver o conteúdo do seu trabalho.

Inclusive, você pode começar seu texto a partir de um modelo de trabalho – seja um TCC, uma monografia, dissertação e até tese.

Ah, e tem mais — a Mettzer conta também com um verificador de plágio para garantir a originalidade dos seus trabalhos acadêmicos.

Incrível, né?!

Você pode fazer um teste gratuito por 7 dias 🙂

O que é uma revisão sistemática?

A “revisão sistemática” é um dos tipo de fundamentação teórica. Ou seja, é uma forma de fazer a investigação científica. Em outras palavras, a revisão sistemática é um estudo que tem o objetivo de reunir pesquisas e discussões de vários autores e autoras sobre o mesmo tema e realizar uma análise.

Como fazer uma revisão sistemática?

A revisão sistemática de literatura parte de uma pergunta geral, que pode estar vinculada à hipótese ou ao problema de pesquisa e seu objetivo é responder a essa pergunta. Então, os passos devem ser os seguintes:
1. Definir a pergunta-chave.
2. Pesquisar estudos e pesquisas científicas que falem sobre o tema, a partir de critérios metodológicos criteriosos.
3. Elaborar uma análise crítica dessa literatura.

O que é prisma de revisão?

O prisma é um checklist que compreende os itens que delineiam a redação de uma revisão sistemática, quando ela já estiver pronta.

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade