SciELO: conheça a principal biblioteca digital da América Latina!

compartilhe

A SciELO é uma plataforma eletrônica e cooperativa de periódicos científicos.


Sumário

  1. O que é a SciELO?
  2.  Como funciona a Scielo? 
  3. Como usar a plataforma para a minha pesquisa? 

A SciELO é uma iniciativa incrível para democratizar o acesso aos conhecimentos científicos. Isso porque facilita muuuito o acesso à produção científica e, consequentemente, também ajuda na produção de outras pesquisas.

Se você ainda não sabe como usá-la, não perde mais tempo. Vou te explicar tudo que você precisa saber para procurar os artigos que vão auxiliar no seu trabalho.

Então, pega teu café e vem comigo. Boa leitura 🙂

O que é a SciELO?

O nome SciELO é uma sigla de Scientific Electronic Library Online. Trata-se de um portal eletrônico cooperativo de periódicos científicos. Ou seja: através da SciELO permite-se o acesso eletrônico aos artigos completos de revistas da Argentina, do Brasil, do Chile, da Colômbia, de Cuba, da Costa Rica, da Venezuela, da Bolívia, do Peru e do Uruguai.

Por esse motivo, considera-se como a principal biblioteca digital da América Latina. Mas também possui acesso aos textos científicos da Espanha, de Portugal e da África do Sul. A plataforma oferece versões em português, espanhol e inglês. 

Diz-se que a SciELO foi especialmente desenvolvida para responder às necessidades da comunicação científica na América Latina e no Caribe. Isso porque o modelo proporciona uma solução eficiente para assegurar a visibilidade e o acesso universal à produção científica.

A plataforma SciELO também produz e divulga alguns indicadores do uso e do impacto desses periódicos científicos. 

De livre acesso e com modelo cooperativo de publicação digital, a SciELO é o resultado de um projeto de pesquisa da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (FAPESP) em parceria com o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme).

A partir do ano de 2002, o projeto passou a contar também com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 

referencias

Como funciona a Scielo? 

A SciELO funciona como uma base de dados, que abrange uma coleção de periódicos científicos brasileiros e outras publicações acadêmicas.

O  principal objetivo da SciELO é desenvolver uma metodologia padrão para a preparação, o armazenamento, a disseminação e a avaliação da produção científica em formato eletrônico. 

Para isso, a SciELO fornece acesso completo às coleções de títulos em série e aos textos completos dos artigos. Diferente do Google Acadêmico que apenas lista artigos científicos com critérios próprios.

O acesso aos artigos científicos está disponível através de índices e de formulários de pesquisa.

A plataforma conta atualmente com cerca de 600 mil artigos e mais de mil periódicos. Mas todos os meses a plataforma se atualiza e publica milhares de textos.

Então, com o avanço das atividades, incorpora-se novos títulos de periódicos regularmente à coleção da biblioteca. Isso amplia muito as possibilidades de pesquisas dos estudantes.

Como usar a plataforma para a minha pesquisa? 

A SciELO facilita muito a vida acadêmica, já que os pesquisadores podem encontrar diversos conteúdos relevantes na plataforma.

Não é necessário fazer um cadastro prévio para acessar ao portal. Então, o acesso é livre, rápido e prático.

O mecanismo de busca funciona através de palavras-chave, de assuntos, de letras e até mesmo através dos periódicos.

Como a plataforma publica novos artigos com frequência, os pesquisadores têm acesso aos conteúdos recentes e atuais.

Passo a passo para pesquisar na SciELO: 

  1. Acesse a página inicial da plataforma. 
Plataforma Scielo

2. No campo de busca, digite a palavra-chave, assunto ou nome do periódico que você está buscando e clique em “pesquisar”. 

3. Você também pode clicar em “busca avançada” e selecionar em qual índice você quer pesquisar:

Pesquisa avançada SciELO

3. Depois que você fizer a pesquisa, você conseguirá filtrar os artigos a partir de alguns critérios: ordem de relevância, ano de publicação, idioma, dentre outros. Isso vai te ajudar a obter resultados mais apurados. 

4. Ao clicar no título do artigo do seu interesse, você encontrará uma caixa com o título “Services On Demand” (Serviços Personalizados). Através dela você pode ter acesso ao documento em PDF nos demais formatos. Você deve escolher a opção de sua preferência para fazer o download. 

Pronto. Agora você já pode acessar o artigo para dar continuidade à sua pesquisa. Fácil não é? 🙂

Formatação automática nas normas ABNT

Para que atinja seu objetivo e comunique sua conclusão à sociedade, você deve publicar sua pesquisa científica por meio de artigos científicos, anais, livros, dentre muitos tipos de trabalhos acadêmicos. Por isso que iniciativas como a SciELO são tão importantes 🙂

Só tenha em mente que, independente do tipo – seja artigo científico, TCC, uma monografia, uma dissertação ou uma tese, a pesquisa deve seguir as normas da ABNT.

E nisso nós podemos te ajudar. O Mettzer é o melhor editor de textos do mercado, que formata de forma automatizada qualquer trabalho nas normas ABNT

Assim, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente à ciência.

Se interessou? Faça um teste gratuito agora mesmo.

mettzer
compartilhe

1 comentário em “SciELO: conheça a principal biblioteca digital da América Latina!”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade