Tese de doutorado: organizar para não surtar

compartilhe

A tese de doutorado é um tipo de trabalho com contribuição inédita para a ciência e é requisito para obtenção de grau de doutor ou doutora.


Sumário

  1. O que é tese de doutorado?
  2. Para que serve a tese de doutorado?
  3. Estrutura da tese de doutorado nas normas da ABNT
  4. Como é a apresentação e avaliação da tese de doutorado?
  5. Diferença entre dissertação de mestrado, monografia, TCC e tese
  6. Dicas para fazer uma boa tese de doutorado

Você precisa fazer sua tese de doutorado e não sabe por onde começar?

Então, vem comigo. Esse é um guia completo sobre toda a estrutura e formatação nas normas da ABNT da tese de doutorado.

Você precisa conhecer. Se no final do artigo, você tiver alguma dúvida, não deixa de me escrever. Combinado?

O que é tese de doutorado?

Em primeiro lugar, vamos entender o que é uma tese de doutorado.

De forma geral, é possível dizer que a tese de doutorado é o tipo mais complexo e consistente de trabalho científico.

Afinal de contas, é o trabalho que deve ser feito para obtenção do grau de doutor ou de doutora.

Mas não é só por isso. Trata-se de um trabalho que aborda um único tema, mas com muita profundidade e altíssimo rigor científico.

Tipo de pesquisa para tese de doutorado

A pesquisa científica da tese de doutorado pode ser de diversos tipos, entre eles: pesquisa teórica, pesquisa de campo, documental, experimental, histórica ou filosófica.

No entanto, deve ter algumas características obrigatórias. Um desses características é a abordagem sobre um único tema, com o objetivo de responder a um problema de pesquisa e chegar em resultados científicos inéditos.

Afinal de contas, com maior complexidade e rigor, a tese de doutorado deve, de fato, solucionar um problema. Isso acontece especialmente a partir da verificação de hipóteses — que surgem da evidência dos fatos ou na coerência do raciocínio lógico.

Originalidade da tese de doutorado

Além do mais, outra característica fundamental da tese de doutorado é a exigência pelo ineditismo na comunidade científica.

Ou seja, exige-se que a tese apresente uma contribuição original para a produção de conhecimento científico da área do conhecimento.

Em outras palavras, a tese deve representar um progresso para a área científica. Deve ser responsável pelo crescimento e pelo desenvolvimento da ciência em algum ponto.

tese de doutorado

Para quê serve a tese de doutorado?

Como você viu, a finalidade principal da elaboração de uma tese de doutorado é obter o título de doutor ou doutora e o diploma de doutorado em uma área específica do conhecimento, caso seja aprovado na defesa do trabalho.

Além disso, a tese de doutorado tem como objetivo acrescentar conhecimento em uma determinada área de estudo, por meio da apresentação de novas metodologias, descobertas inéditas ou resultados originais, por exemplo.

Assim, uma tese de doutorado pode contribuir para o desenvolvimento da sociedade em geral, ao trazer novos conhecimentos e avanços em um campo específico da ciência.

Estrutura da tese de doutorado nas normas da ABNT

Para facilitar seu processo de escrita, é importante pensar em uma estrutura básica para a sua tese.

As estruturas garantem que você não vai esquecer de tópicos importantes do trabalho.

Então, vamos fazer as pazes com as estruturas? <3

Pra começar, você pode iniciar seu trabalho a partir do modelo de tese da Mettzer. Depois, é só seguir as orientações de formatação e estrutura e escrever o conteúdo.

As normas da ABNT estabelecem uma estrutura para a tese que compreende os elementos pré-textuais, os textuais e os pós-textuais;

Uma dica é que, antes mesmo de pensar no título do trabalho, você volte ao seu projeto de pesquisa e colete todas as informações relevantes. Assim, você já pode começar a pensar qual informação encaixa em cada parte da estrutura.

Aqui vai nossa sugestão de estrutura para uma tese de doutorado:

Elementos pré-textuais da tese

Os elementos pré-textuais são aqueles que antecedem o cerne da pesquisa em si. Entre esses elementos obrigatórios estão:

Elementos textuais da tese de doutorado

Os elementos textuais concentram a parte essencial da tese: a introdução, o desenvolvimento e as considerações finais ou conclusão.

É nessa parte que se apresentam as discussões, os argumentos e os resultados da pesquisa do doutorado. Por isso a grande relevância.

tese de doutorado

Elementos pós-textuais da tese de doutorado

Os elementos pós-textuais são aqueles que vêm depois do elemento textual da tese.

Dentre todos os elementos pós-textuais, apenas as referências bibliográficas são obrigatórias.

Isso porque não dá para desenvolver pesquisa científica sem buscar embasamento teórico em pesquisas de outros autores. Muito menos, dá para não referenciá-las.

Como é a apresentação e avaliação da tese de doutorado?

A apresentação da tese de doutorado é feita para uma banca avaliadora formada por pessoas que já possuem o título de doutores.

Essas pessoas tem como objetivo de avaliar, além do trabalho impresso, a defesa da sua pesquisa.

Geralmente, a banca avalia questões como:

  • Coesão e coerência durante a defesa na oralidade de responder os questionamentos sobre a pesquisa;
  • Clareza e correção da pesquisa, com o intuito de ver se obedece as regras da ABNT;
  • Originalidade e peso que a pesquisa têm para a sociedade, aprofundamento teórico, fundamentação de resultados e uma boa consulta de referências bibliográficas.

Diferença entre dissertação de mestrado, monografia, TCC e tese

É bastante comum confundir os termos e os conceitos desses tipos de trabalhos acadêmicos. A maior dúvida é o compreender as diferenças entre as necessidades de cada um.

É possível dizer que a diferença entre esses trabalhos é apenas conceitual, não estrutural. Isso reflete na profundidade dos temas, mas não na existência dos elementos em si.

Então, você vai perceber que todos os trabalhos têm os mesmos elementos, mas — dependendo principalmente do grau de formação que representa, alguns são mais completos que outros.

TCC

Para começar, o conceito de TCC é um trabalho de conclusão de curso. De forma geral, os trabalhos de conclusão de cursos de graduação são monografias. Por isso, muitas pessoas utilizam termos de monografia e de TCC como sinônimos.

Mas, não confunda. Também existem outros tipos de TCC. O TCC de um curso de arquitetura, por exemplo, pode ser um projeto arquitetônico ou urbanístico.

Monografia

A monografia é, de forma geral, a análise de teorias de outras pessoas. Então, na monografia, a pessoa autora vai reforçar ou refutar essas teses, a partir do desenvolvimento da sua pesquisa.

Ou seja, o objetivo central da monografia é discutir apenas um tema, a partir de embasamento de outras teorias para o referencial teórico.

Dissertação

A dissertação é, por sua vez, o resultado do desenvolvimento da pesquisa no curso de mestrado. Sendo assim, é o requisito obrigatório para obter o grau de mestre ou mestra.

O principal objetivo da dissertação é verificar se a pessoa é capaz de realizar estudos acadêmicos a partir de uma pesquisa mais profunda, a partir de um rigor metodológico e científico.

Tese

Por fim, como você já sabe, a tese é o resultado do desenvolvimento da pesquisa no curso de doutorado, como requisito para obtenção do grau de doutor ou doutora.

O grande diferencial da tese é que, além de ser uma pesquisa mais complexa e mais profunda, a pessoa doutoranda deve apresentar uma contribuição inédita para a pesquisa científica.

Ou seja, depois de provar que tem domínio sobre os processos de pensamento científico na dissertação, na tese de doutorado, o pesquisador ou pesquisadora precisa provar que pode contribuir para criar um novo pensamento a partir de uma ideia nova.

Essa perspectiva de novidade pode estar no ineditismo do tema ou em uma nova visão metodológica para um conceito que já existe.

Dicas para fazer uma boa tese de doutorado

Depois de pensar na metodologia e na estrutura de sua tese, você precisa ter atenção em algumas questões práticas do processo da pesquisa.

Aqui estão 4 dicas para você começar sua tese com pé direito:

1. Estabeleça prazos e metas possíveis

Você deve estipular prazos para cada etapa do trabalho. Esse é um dos aspectos mais importantes para conseguir entregar a tese dentro do prazo da universidade.

Mas, vamos lá. Não basta apenas estipulá-los. Você deve cumprir os prazos.

Assim, o ideal é criar um cronograma detalhado para a sua tese desde o início.

Você pode fazer uma tabela simples com a ordem de execução, o nome da tarefa, a data de início e a data de entrega. Divida as tarefas no maior número possível e evite prazos muito longos.

Considere que a pesquisa bibliográfica e a análise dos dados tendem a ocupar mais tempo. Por isso, divida essas etapas em mais tarefas. Por exemplo, dividir a pesquisa por assuntos principais e dividir a análise de dados em cada objetivo específico.

Tome cuidado para estabelecer prazos que sejam possíveis de cumprir. Um prazo inexequível também é inútil.

2. Adote uma rotina de escrita

As teses costumam ter muitas páginas. Então, pensa comigo. Como escrever com todo cuidado tantas páginas em poucos dias? Parece bem difícil, não é mesmo?

Para evitar isso, organize-se para escrever um pouco todos os dias. Você vai criar o hábito de escrever e a produção do conteúdo vai aumentando aos poucos.

Alguns dias você não vai conseguir escrever três linhas e outros dias que vai escrever muitas páginas sem nem perceber.

O mais interessante dessa dica é justamente conseguir respeitar seu fluxo de escrita, porque você vai ter bastante tempo

Além do mais, isso vai ajudar na revisão do texto e no desenvolvimento das ideias.

3. Não esqueça da banca

Fazer uma tese não é apenas pesquisar, escrever, imprimir e entregar. Você também vai precisar defender suas ideias e sua metodologia na banca de defesa.

A apresentação deve ser breve. Cada instituição de ensino estabelece um tempo específico. Se certifique qual é o tempo da sua universidade.

Na defesa da banca, em primeiro lugar, apresente o tema e o problema de pesquisa. Depois, contextualize e explique os argumentos do trabalho. Também é importante apresentar a metodologia, de forma breve. Ao final, exponha as conclusões.

É possível que, depois de sua apresentação, os professores da banca façam perguntas e comentários sobre o trabalho.

4. Tenha atenção às regras da ABNT

Assim como todos os trabalhos acadêmicos, as teses também devem seguir aos padrões das normas da ABNT.

Ainda que algumas instituições estabeleçam suas diretrizes próprias, a maioria dos elementos seguem às regras da ABNT.

5. Use a Mettzer para fazer a formatação automática da tese nas normas da ABNT

Se você precisa fazer sua tese, conte com a ajuda do Mettzer para fazer a formatação automática do seu trabalho nas normas da ABNT.

Colocar todo o trabalho nas normas ABNT pode consumir um tempo precioso do seu dia a dia. Mas não precisa ser desse jeito. 

A Mettzer tem as ferramentas que você precisa para deixar sua vida acadêmica mais leve!

O editor de texto de Mettzer formata qualquer trabalho acadêmico — automaticamente — nas normas ABNT. Isso mesmo, formatação automática da capa até as referências 😉

Nosso editor gera citações e referências de maneira automática para você! 

Assim, você não precisa se preocupar com os detalhes exigidos pela ABNT e pode dedicar seu tempo para o que realmente importa: pesquisar e desenvolver o conteúdo do seu trabalho!

Ah, e tem mais — a Mettzer conta também com um verificador de plágio para garantir a originalidade dos seus trabalhos acadêmicos.

Incrível, né?!

DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE TESE DE DOUTORADO

O que é uma tese de doutorado?

A tese de doutorado é o trabalho que deve ser feito para obtenção do grau de doutor ou de doutora. É o tipo mais complexo e consistente de trabalho científico.

Como fazer a tese de doutorado?

1. Escolha o tema da tese.
2. Delimite a metodologia de sua pesquisa.
3. Use uma estrutura básica de trabalho acadêmico.
4. Estabeleça metas e prazos possíveis.
5. Adote uma rotina de escrita diária.
6. Não esqueça da banca de defesa.
7. Tenha atenção às regras da ABNT.

Como citar tese de doutorado no seu trabalho?

A norma ABNT traz algumas regras de como citar trabalhos acadêmicos, inclusive teses de doutorado. Os elementos essenciais para a citação são:
– autor;
– título;
– subtítulo (se houver);
– ano de depósito;
– tipo do trabalho (tese, dissertação, trabalho de conclusão de curso e outros);
– grau (especialização, doutorado, entre outros) e curso entre parênteses;
– vinculação acadêmica;
– local;
– data de apresentação ou defesa.

Veja um exemplo:
SPERANDIO, Priscila C. de Abreu. Relação entre a oferta e a utilização muscular periférica de oxigênio na transição do exercício leve para o intenso em pacientes com insuficiência cardíaca. 2010. 80 f. Tese (Doutorado em Ciências) – Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2010.

Qual a diferença entre dissertação e tese?

Tanto a tese quanto a dissertação definem o escopo do assunto abordado, no entanto, em relação à distinção entre elas, a tese procura apresentar uma perspectiva original e uma solução para uma questão específica, enquanto a dissertação oferece uma análise mais abrangente do tema em questão.

compartilhe

7 comentários em “Tese de doutorado: organizar para não surtar”

  1. Desculpe, posso estar enganada, mas acho que são 500 palavras, não 500 caracteres total.

    Atenciosamente, Ana

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade