Tudo sobre Ulrichs Web: o que é e como encontrar os periódicos

compartilhe

Conheça todos os principais detalhes da Ulrichs Web, a maior fonte de informações sobre os dados.


Os livros são a fonte de pesquisa mais segura que existe. Isso não vai mudar. Mas o que se faz quando não é possível ter acesso aos livros que se precisa?

É aí que entram os periódicos científicos. Os periódicos unem duas características que os tornam fundamentais para qualquer estudante: facilidade de acesso e segurança de informações.

A Ulrichs Web é a maior fonte global de periódicos científicos. Já deu pra perceber que você não pode ficar por fora disso né? Então vem ver 🙂

O que é Ulrichs Web?

De forma geral, Ulrichs Web é a fonte oficial de informações bibliográficas e editorias. Em média, compreende mais de 300.000 periódicos de todos os tipos: revistas científicas, jornais, boletins informativos.

Esses periódicos são de todos os assuntos e áreas do conhecimento em publicações periódicas ou não. Quer dizer, a Ulrichs inclui todos os temas possíveis e as publicações com constância regular ou irregular.

Além do mais, abrange publicações que circulam de forma gratuita ou através de assinatura paga.

Em outras palavras, desde a primeira edição, a Ulrichs tem sido a fonte oficial e global de informações de periódicos científicos.

E mais do que oferecer todos os dados de edição das revistas, a Ulrichs também indica em quais bases de dados elas aparecem.

Por que se chama Ulrichs?

O nome Ulrichs decorre da sua criadora, Carolyn Farquhar Ulrich, chefe de periódicos da Biblioteca Pública de Nova York.

Entretanto, em 1932, na primeira publicação, foi distribuído com o nome Diretórios de Periódicos: um guia classificado para uma lista selecionada de periódicos atuais estrangeiros e domésticos. Esse título durou até a terceira edição em 1938.

Foi só na quarta edição, em 1938, é que se alterou o nome, em homenagem à Sra. Ulrich. Nessa época, o nome era Ulrich’s Periodicals Directory: a selected guide to current periodicals inter-american edition.

Esse nome traz duas informações bastante importantes: em primeiro lugar, mantém a definição como um diretório de periódicos; além disso, em segundo lugar, focou-se em periódicos entre as américas, em razão da dificuldade de obter informações da Europa durante a Segunda Guerra Mundial.

Os nomes que se seguiram foram: em 1943 até 1965, Ulrich’s Periodicals Directory; em 1965, Ulrich´s International Periodicals Directory; em 2000 voltou a ser Ulrich´s Periodicals Directory.

mettzer

Quais são os periódicos que estão incluídos na Ulrichs?

Como você já sabe, a Ulrichs compreende periódicos de todas as áreas de conhecimento, de publicação regular ou irregular e com circulação gratuita ou assinatura paga.

Ou seja, o grande objetivo da Ulrichs é fornecer uma cobertura máxima de títulos. No entanto, ainda assim, existem alguns critérios de inclusão.

De forma geral, todos os periódicos estão incluídos, exceto:

  • publicações administrativas de agências governamentais de nível inferior ao estadual;
  • histórias em quadrinhos
  • livros de quebra-cabeças e jogo

Todos os periódicos da Ulrichs têm ISSN?

Não. A verdade é que não é necessário ter um ISSN para ser incluído na Ulrichs. No entanto, é altamente recomendável que todos tenham.

É necessário pagar para incluir títulos na Ulrichs?

Não. Não há custo para os editores incluírem seus títulos na listagem da Ulrichs. Todas as listas são completamente gratuitas. Sem exceção.

Pelo contrário. A participação e a cooperação das pessoas editoras são incentivadas para garantir que a Ulrichs forneça às pessoas usuárias o máximo de informação possíveis de forma mais precisa.

Como é feita a atualização das informações na Ulrichs?

Bom, a Ulrichs conta com uma equipe de pessoas editoras multilíngues que trabalha diariamente para manter essa base de conhecimento.

O trabalho das pessoas editoras consiste não apenas em coletar informações, mas também educar fornecedores e editores sobre a importância dessa fonte.

Sendo assim, os dados são recebidos todos os dias ao longo. As atualizações são publicadas semanalmente. Isso significa que as pessoa usuárias têm acesso aos dados mais atuais de forma semanal.

Independentemente de toda essa estrutura e organização, a Ulrichs se mantém aberta para que, se alguém souber de uma publicação seriada que não ainda não foi rastreada, comunique à equipe editorial através do e-mail [email protected].

Essa mensagem deve conter o nome da publicação, o nome da editora ou do provedor que a disponibiliza.

Para quê a Ulrichs serve?

A Ulrichs é especialmente importante para quem está na fase de pesquisar fontes de pesquisa para seu referencial teórico. Afinal de contas, ela é uma ótima (e segura!) fonte de consulta para elaborar trabalhos.

Você já deve saber que nenhum trabalho começa do zero, né? Pra construir a sua fundamentação teórica, você precisa partir de ideias de outras pessoas que já escreveram sobre o mesmo tema.

A forma de incorporar ideias de outras pessoas no seu trabalho é através de citações, que são referências às informações extraídas de outros trabalhos, como livros, filmes, sites, artigos. Quer dizer, outras fontes que já escreveram sobre o seu assunto,

Então, são as citações que dão a certificação de que o trabalho possui um embasamento teórico firme e técnico. Ou seja: as citações são uma parte fundamental da tua pesquisa, porque elas garante a confiabilidade e qualidade técnica do trabalho.

É aí que os periódicos da Ulrichs têm um papel fundamental.  Já que eles proporcionam acesso gratuito e livre a diversos trabalhos, para você desenvolver sua pesquisa.

Quem são as pessoas que assinam a Ulrichs?

De forma geral, os assinantes da Ulrichs compreendem bibliotecas e centros de conhecimento no mundo inteiro. Essas instituições representam lugares de todos os tipos e tamanhos: instituições públicas e privadas, acadêmicas, corporativas e governamentais.

Qual é a importância da Ulrichs para uma pessoa pesquisadora?

A Ulrichs é uma ótima opção de fonte de pesquisa e vou te mostrar o porquê:

1. Acessar fontes confiáveis e relevantes

Em primeiro lugar, as informações dos periódicos vêm de pessoas pesquisadoras, que seguem uma estrutura básica e um método científico para caracterizar uma conhecimento científico.

Por esse motivo, são fontes de pesquisas de alta qualidade e relevância. Isso é fundamental em um trabalho acadêmico.

2. É muito fácil de pesquisar

A Ulrichs funciona de forma bastante simples e intuitiva. É bem possível que você não tenha dificuldades de pesquisar e encontre as informações que precisa muito mais rápido.

3. Acesso gratuito e livre

A Ulrichs reúne diversos artigos em um único lugar, de acesso gratuito e livre. Essa é uma alternativa perfeita para solucionar a dificuldade de acesso às bibliotecas e aos livros.

Como pesquisar artigos e periódicos na Ulrichs?

Para pesquisar artigos e periódicos na Ulrichs é bastante simples. Aqui está um passo a passo simples:

  1. Em primeiro lugar, acesso à página oficial da Ulrichs e faça o login com seu cadastro.
  2. Depois disso, você pode incluir a palavra-chave da sua pesquisa. Funciona exatamente como Google. Você pode pesquisar pelo título do periódico ou pelo ISSN.
Pesquisa de periódicos no Ulrichs Web

3. Em seguida, aparecerão todos os resultados de periódicos. É só clicar no título para ter acesso ao conteúdo.

4. A Ulrichs te fornece todas as informações possíveis sobre o periódico. Para verificar em quais bases de dados a revista foi indexada, basta clicar em abstracting and indexing.

A Mettzer também pode te ajudar na pesquisa de novas bibliografias

Pois bem. Agora você já sabe como funciona a Ulrichsweb e pode começar a sua pesquisa de referências bibliográficas.

Mas preste atenção: você precisa ter cuidado com a confiabilidade e a veracidade das informações que você encontrar pela internet.

Imagina só usar fake news no seu referencial teórico, né?

É por isso que você precisar otimizar sua pesquisa para acessar apenas resultados de fontes de pesquisas confiáveis. Certo?

Ótima notícia: eu tenho a solução. Nisso a Mettzer pode te ajudar.

A Plataforma da Mettzer une duas características fundamentais para desenvolver pesquisas: facilidade no acesso e segurança das informações.

Isso porque, através do Hub da Mettzer, é possível procurar bibliografias  e referências bibliográficas para usar como fonte de pesquisa.

Para pesquisar no Hub, você precisa digitar as palavras-chave sobre o tema que você quer pesquisar. Assim como uma pesquisa no Google.

Pronto! Nós te apresentamos uma lista de trabalhos sobre esse tema para te ajudar.

Muito além da facilidade de pesquisar, todos resultados da Mettzer são trabalhos construídos na própria plataforma. Quer dizer, você pode confiar.

E a melhor parte: o Hub da Mettzer é completamente livre e gratuito. Você pode usar e pesquisar quantas vezes quiser. Sem pagar nada 🙂

Além disso, a plataforma da Mettzer é integrada ao Google Books. Então, você pode simplesmente pesquisar pelo nome da pessoa autora ou título do livro no gerador de referências.

Nós encontramos o livro na base de dados e gerados a referência conforme as normas da ABNT. Como de costume, de forma automática.

É que, não sei se você já sabe, mas o editor de texto da Mettzer formata todo trabalho de forma automática nas normas da ABNT.

Faça um teste gratuito por 7 dias. E nem precisa cadastrar o cartão para experimentar 🙂

referencias

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade