Se adaptar aos novos tempos pode levar algum tempo, mas ainda assim, é preciso se adaptar.
Para quem é professor, a palavra adaptação já faz parte do seu vocabulário, principalmente porque temos diferentes contextos de ensino no Brasil e no mundo.
Com o início da pandemia, o professor tanto da rede pública quanto da rede privada no Brasil se viu em um contexto jamais visto, e novamente, tendo que se adaptar à nova realidade.
Mas nesse momento, essa nova realidade trouxe desafios ainda maiores, pois, nós, professores, tivemos, e ainda temos, que trazer métodos de ensino que antes não eram utilizados em sala de aula (isso pensando em um ensino remoto online em que nem todos alunos e professores têm acesso), mas que agora se tornam importantíssimos para uma aula mais dinâmica, que prenda a atenção do aluno dentro desse novo contexto.
O que são mapas mentais
O conceito de Mapas Mentais, por exemplo, não é muito novo, mas ainda assim não é tão conhecido como gostaríamos.
O conceito de Mapa Mental foi criado por Tony Buzan, assim, entende-se como mapa mental um diagrama, esse diagrama pode representar diferentes ideias e conceitos que são sempre baseados em uma ideia principal.
Para este fim, em um ponto ou nó central onde as ideias se ligam, podendo relacionar palavras e desenhos. Também se pode adicionar ramos secundários para que se possa refletir de maneira gráfica todas as reflexões feitas sobre o assunto.
De acordo com Buzan, em Mapas Mentais e sua elaboração (2005):
Todos os Mapas Mentais têm algumas coisas em comum: todos usam cores; todos têm uma estrutura natural que parte do centro; todos utilizam linhas, símbolos, palavras e imagens de acordo com um conjunto de regras simples, básicas, naturais e familiares ao cérebro.
Pensando no conceito de Mapa Mental, é possível perceber que este recurso é interessante para o ensino remoto, pois pode-se utilizar os Mapas Mentais como um recurso no PPT.
A importância de mapas mentais nas aulas
Hoje, ao gravar uma videoaula, um dos melhores recursos utilizados pelo professor é o ppt, pois este recurso faz com que o conteúdo se torne dinâmico, além de poder ser utilizado como quadro para mostrar conceitos, ideias e deixar mais clara a matéria.
Assim, se torna extremamente interessante utilizar no ppt do conteúdo os mapas mentais, pois estes podem ser utilizados não só para mostrar o resumo da matéria, mas também para passar uma matéria nova.
Dessa forma, a partir de elementos visuais, palavras-chaves, frases-chaves e cores para determinar cada definição importante, fazemos com que os alunos tenham acesso a recursos fáceis, dinâmicos e objetivos, facilitando o seu aprendizado.
Isso não quer que o uso do Mapa mental em ppt substitua os textos da matéria, mas é sim um recurso importante para prender a atenção do aluno.
Principalmente daquele que tem mais dificuldade com textos, ou seja, aquele que se prende mais na questão visual.