Como ganhar tempo durante o TCC

compartilhe

Você está em pleno semestre de entrega de TCC e sua vida já começou a dar fortes sinais de que será uma loucura daqui em diante!?

A gente sabe como é… mas calma, muita calma nesta hora!

Neste post, reunimos algumas dicas práticas e também motivacionais para você não sofrer com a entrega de TCC, ganhar tempo durante o semestre (e assim não deixar o restante da sua vida de lado) e cumprir todas as atividades relacionadas ao seu trabalho de conclusão de curso.

A ideia é te ajudar a conseguir entregar tudo dentro dos prazos estipulados, já conforme as exigências das normas ABNT, e com a qualidade necessária para garantir aquela nota alta de aprovação.

Vamos lá!

Você já deveria ter começado, mas tudo bem…

Se você já está no semestre final de entrega do TCC, esta primeira dica pode ter chegado tarde demais: um TCC precisa ser pensado desde o primeiro semestre do seu curso. Ou seja, você já deveria ter começado a trabalhar nele há muito tempo.

Mas tudo bem! Fique calmo. Em um semestre é possível sim fazer um excelente TCC, e ganhar tempo com pequenas atitudes, bastante organização e um cronograma que seja adequado ao prazo disponível, ao seu perfil e às circunstâncias de alguns períodos (não adianta, por exemplo, você definir que vai entregar um capítulo em 7 dias, se em 3 deles você estará viajando, ou se justamente naquela semana seu orientador não estará disponível para acompanhar e validar o que você escreveu).

TCC em grupo? Muita atenção ao escolher seus parceiros

Alguns estudantes pensam que realizar um TCC em grupo, por si só, já vai significar ganho de tempo. Algumas instituições de ensino incentivam o trabalho em grupo. Em outras, realizar um TCC sozinho pode ter algum peso para uma nota mais alta.

Independentemente desses aspectos, você não deve escolher fazer um TCC em grupo simplesmente por achar que terá mais tempo livre ao dividir as responsabilidades. Pior ainda, se acreditar que poderá ser carregado nas costas por aquele amigo mais esforçado, e que te adora.

Realizar um TCC em grupo exige disciplina, compromisso e muito do seu tempo, tanto quanto um TCC individual. Isso porque TCCs em grupo normalmente ganham em complexidade, e são avaliados com maior rigor.

Escolher os parceiros certos, não só por amizade, mas principalmente pelos objetivos em comum, pela mesma vibe, e com habilidades complementares às suas, é o melhor caminho para ganhar tempo durante o TCC e realizar um trabalho digno.

Foque em uma atividade de cada vez

Você pensa em um milhão de coisas que precisa fazer. Você começa a fazer um pouco da primeira atividade, interrompe para iniciar uma outra, e depois a outra… quando volta à primeira, já se esqueceu de em que pé a tinha deixado. No fim das contas, nada andou! Isso é muito comum em períodos de TCC.

Foque sua concentração e energias em realizar uma atividade de cada vez. Existem métodos práticos que podem te ajudar nisso. Dessa forma, você terá muito mais controle da própria ansiedade e notará sua produtividade indo lá pra cima.

Dar um tempo para ganhar tempo

Existem diversos estudos científicos que comprovam como nosso índice de atenção cai com o passar das horas. E realizar um TCC de qualidade exige do aluno atividades densas, muitas vezes leituras técnicas complexas, resumos ainda mais difíceis de serem escritos…

Por isso, para ganhar tempo em sua produção, é preciso sim dar um tempo. Faça intervalos programados durante a realização de uma atividade.

Existem métodos para isso. O pomodoro, por exemplo, criado nos anos 80, recomenda uma pausa de 5 minutos a cada 25 de atividade. Depois da 4ª sequência de 25 minutos trabalhada, você faz uma pausa maior, de 20 minutos.

Você não precisa seguir exatamente essa técnica. Mas saiba que fazer intervalos, de forma regrada, fará você render muito mais durante suas atividades do TCC.

Vai dar tudo certo!

Essa parece ser uma dica motivacional ingênua e clichê, mas tem muita força quando acreditamos nela com convicção: no final, tudo vai dar certo sim!

Você poderá enfrentar alguns perrengues, esperar por respostas que não chegarão em tempo hábil, achar que o TCC do colega está ficando muito melhor do que o seu, que o prazo final de entrega será impossível de ser cumprido… mas se conseguir ter em mente que tudo vai dar certo, porque está determinado para isso e fará sua parte (e mais um pouco) para entregar um belo trabalho, conseguirá trabalhar com muito mais foco e tranquilidade. A certeza do sucesso no final já estará em sua mente!

Formate automaticamente seu TCC conforme as normas ABNT

Há um tempo atrás, uma grande preocupação dos estudantes em época de TCC era formatar seu trabalho de acordo com as normas ABNT.

Isso realmente era uma atividade complexa e tomava bastante tempo do aluno.

Hoje, é possível ganhar tempo durante o TCC com a formatação automática do trabalho, como manda a ABNT. Isso se deve, por exemplo, a uma ferramenta como o Mettzer, uma plataforma online em que o estudante já escreve todo o TCC automaticamente dentro das regras ABNT. Essa sim é uma dica valiosa para ganhar tempo durante o seu trabalho de conclusão de curso!

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade