Como devem ser as margens do trabalho nas normas da ABNT?

compartilhe

A NBR 14724 estabelece as normas para as margens dos trabalhos nas regras da ABNT. Confira aqui.


Sumário

  1. O que são as margens para a ABNT?
  2. Mas, afinal, como formatar as margens na ABNT?
  3. Outras formatações importantes
  4. Formatação automática dos trabalhos acadêmicos nas normas da ABNT

Como você deve fazer as margens do seu trabalho conforme as regras da ABNT? Essa pergunta aparece de forma bastante constante por aí.

Bom, você já deve saber que existe uma regra de formatação específica para cada detalhe no trabalho. E, no fim das contas, a resposta é sempre bastante prática.

É só seguir as regras e você vai ter um trabalho com toda formatação correta. Mas e o tanto de trabalho que dá né?

Por isso, esse post inclui:

  1. Todas as regras de formatação para as margens na ABNT.
  2. Uma dica especial pra você não precisar gravar toooodas essas regras.

Bora? 🙂

O que são as margens para a ABNT?

Antes de mais nada, você precisa entender o que significam as margens para a ABNT.

Vamos lá. A ABNT estabeleceu que todos os trabalhos devem ser impressos em formato A4. O objetivo disso é que todos os conteúdos dos trabalhos sejam distribuídos da forma mais uniforme possível.

Eu sei que você já pensou em aumentar ou diminuir a letra pra alcançar as 20 linhas que a professora pediu. Acertei?

Então, ao restringir o espaçamento e as margens do trabalho, a ABNT evita que essas situações aconteçam. É o mesmo caso, claro, da padronização no tamanho e no tipo de fonte.

Mas, afinal, como formatar as margens na ABNT?

A formatação das margens ABNT vai guiar toooodo restante do trabalho. Vai por mim. No começo, você vai achar desnecessário e bastante confuso. Mas depois, vai preferir ver todas as páginas na configuração certa.

Vamos ao que importa. Seguindo as normas da ABNT, as margens de todos os trabalhos devem ser:

  • Esquerda: 3 cm
  • Superior: 3 cm
  • Direita: 2 cm
  • Inferior: 2 cm

E todas as regras têm um motivo para ser assim, ok? As margens da esquerda, por exemplo, são mais largas para não correr o risco de cortar parte da impressão no encadernamento.

Então, memorize essa dica de ouro: 3, 3, 2, 2.

Outras formatações importantes

Além das margens, você também precisa tomar cuidado com outras formatações importantes.

O espaçamento padrão para as normas da ABNT, por exemplo, é de 1,5 em texto justificado, com alinhamento da margem direita para a esquerda.

Além do mais, o recuo para começar o parágrafo deve ser de 1,25. Essa regra também vale para citações simples, com menos de três linhas e entre aspas “ ”.

No caso das citações diretas longas, deve-se fazer um recuo de 4cm.

Enfim, aqui está o resumo com as principais formatações de trabalhos acadêmicos na ABNT:

PRINCIPAIS-FORMATACOES

Formatação automática dos trabalhos acadêmicos nas normas da ABNT

Mas te falei que tinha uma dica especial pra não precisar gravar todas essas regras né?

Bom, independentemente do tipo de produção – seja um TCC, uma monografiadissertação e até tese e da área do conhecimento, você deve respeitar as normas da ABNT ou normas APA. Não tem como fugir.

Se você seguir as regras, seu trabalho vai ficar pronto pra publicar. Mas o tanto de trabalho que dá né?

A boa notícia é que você não precisa passar por isso. Use a tecnologia a seu favor: conte conosco pra te ajudar 🙂

O Mettzer é o melhor editor de texto do mercado, que formata de forma automatizada qualquer trabalho nas normas ABNT: desde a capa até às referências bibliográficas.

Assim, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente ao conteúdo do seu trabalho.

Se interessou? Faça um teste gratuito por 7 dias.

Como devem ser as margens nas normas da ABNT?

– a margem superior é de 3 cm
– a esquerda é de 3 cm
– a margem da direita é de 2 cm
– a margem inferior é de 2 cm

compartilhe

3 comentários em “Como devem ser as margens do trabalho nas normas da ABNT?”

  1. 1. Favor coloque a referência do site oficial da ABNT;
    2. Quando citar ‘1,25’, ‘1,0’… colocar a unidade (se é Ponto, Pica, Pixel, REM…), como vou saber se é relativa ou absoluta?

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade