Entenda como o método GTD pode melhorar sua produtividade acadêmica

compartilhe

Tá querendo otimizar seu tempo e dar conta de todas as suas tarefas? Então, é hora de conhcer o método GTD


Sumário

  1. O que é GTD?
  2. Aplicando o GTD para aumentar a produtividade nos estudos

Você já teve a sensação de que não ia conseguir cumprir todas suas obrigações na faculdade? Fazer estágio, assistir aulas, entregar trabalhos, fazer o TCC… são tantas coisas que às vezes parece que não vai ser possível dar conta de tudo. Aprenda então como aumentar sua produtividade acadêmica.

Assim, é possível realizar todas essas atividades sim e existem alguns truques e metodologias que podem ser aplicadas para aumentar sua produtividade nos estudos.

Neste post, vamos ensinar como utilizar a metodologia Getting Things Done (ou GTD) e assim ajudá-lo a melhorar seu desempenho na faculdade.

O que é GTD?

Criado pelo consultor em produtividade David Allen, Getting Things Done é uma metodologia de gerenciamento de tempo e tarefas. Seu objetivo é aumentar a produtividade ao organizar o processamento de atividades através de um sistema definido.


A metodologia GTD (Getting Things Done), proposta por Allen, sugere resolver problemas através do processamento de tarefas por meio de um fluxograma. Então, esse método auxilia na definição de atividades de curto e longo prazo, proporcionando uma organização que libera a memória de curto prazo. Isso permite focar na resolução de projetos imediatos, elevando a produtividade.

Ao adotar essa abordagem, é possível categorizar tarefas, identificar o que é dispensável ou essencial, determinar o que pode ser feito imediatamente e o que demanda planejamento. Isso contribui para assumir responsabilidades apropriadas, delegar tarefas quando necessário, reduzindo a ansiedade decorrente da sobrecarga de afazeres.

Em última análise, a metodologia GTD promove uma organização eficaz que melhora a capacidade de concentração nas atividades prioritárias.

plataforma

Os 5 pilares do método GTD para aumentar a produtividade nos estudos

Para aumentar sua produtividade acadêmica, você pode fazer uso da metodologia GTD em 5 passos simples:

Registre tudo

O primeiro passo é registrar qualquer possível atividade ou tarefa que venha a sua mente para que você não tenha que ficar se preocupando com isso enquanto faz outras coisas.

Ou seja, se você estiver lendo um artigo para uma prova e se lembrar que precisa devolver um livro na biblioteca, anote isso em algum lugar para poder tirar isso da cabeça e voltar a se concentrar no artigo.

Um ponto importante aqui é que você não anote as coisas em qualquer lugar, mas tenha um lugar específico para fazer todos estes registros, como um caderno, um bloco de anotações ou mesmo o seu celular.

Isso é necessário porque esse lugar onde você fizer as anotações se tornará sua ferramenta de organização e gerenciamento de tarefas, ou sua caixa de entrada, e você a utilizará diariamente.

Analise seus registros

Depois de anotar tudo, você precisará fazer o gerenciamento das atividades que estiverem na sua ferramenta de registro. As tarefas anotadas podem ser separadas em duas categorias:

  • Resolver imediatamente: para tarefas que sejam urgentes ou levem menos de dois minutos para serem concluídas;
  • Agendar para depois: para tarefas que demandam mais tempo que você tem no momento, sejam complexas ou necessitam de hora ou lugar específico para serem realizadas.

Tarefas complexas que demandam mais de uma ação para serem concluídas são categorizadas como projetos e devem ser quebradas em atividades menores que vão seguir o mesmo padrão de classificação adotado acima.

Organize suas tarefas

Agora que você já classificou suas tarefas e identificou aquelas que são mais trabalhosas, você precisa organizá-las para que sejam cumpridas. Esta organização também pode ser dividida em duas categorias:

  • Contexto: organizar tarefas pelo contexto significa que você deve agrupar todas aquelas atividades que são realizadas no mesmo lugar ou situação. Por exemplo: se você precisa pesquisar algum site, imprimir um arquivo e mandar um email, você pode agrupar todas essas tarefas no contexto “computador” e assim realizá-las todas de uma vez da próxima vez que você utilizar o computador;
  • Data: tarefas que possuem um prazo limite para serem entregues devem ser anotadas no calendário.

Execute suas atividades

Quebrar suas obrigações em tarefas simples e organizá-las por contexto e data facilita sua execução e permite que você tenha um controle muito maior sobre seu tempo, o que te ajudará a ter muito mais produtividade acadêmica.

Sejam suas tarefas divididas por contexto ou por data, você deve sempre fazer um acompanhamento para se certificar de que tudo está sendo cumprido e nenhuma atividade está ficando para trás.

Esse acompanhamento também ajuda a manter sua memória de curto prazo livre para focar em tarefas em execução, aumentando sua eficiência nos estudos.

Sempre revise suas anotações e suas tarefas

Um ponto super importante para garantir que o GTD melhore sua produtividade nos estudos é torná-lo um hábito e isso requer constante revisão das suas listas e tarefas.

Adotar essa prática fará com que a ação de fazer anotações se torne natural para você, facilitando a organização e a realização de atividades.

Faça o cadastro gratuito 🙂

formatação

Perguntas frequentes

Como posso implementar o método GTD na minha rotina diária?

Implementar o método GTD na rotina diária envolve a criação de um sistema de organização pessoal. Assim, identificando tarefas, projetos e compromissos, e atribuindo a cada um uma próxima ação clara.

Como a metodologia GTD pode me ajudar a organizar minhas tarefas de curto e longo prazo?

A metodologia GTD ajuda a organizar tarefas de curto prazo através do processamento contínuo, permitindo que a mente se concentre no momento presente, enquanto também fornece uma estrutura para planejar e executar atividades de longo prazo.

Como o método GTD aborda a questão do planejamento de tarefas e projetos?

O GTD aborda o planejamento de tarefas ao encorajar a definição de projetos e a identificação de ações específicas necessárias para avançar em cada projeto.

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade