Realidade virtual na educação: Como a tecnologia pode ser uma aliada dos estudantes

compartilhe

Depois da pandemia é normal vermos a tecnologia como aliada na educação, agora, estamos dando mais um passo: a realidade virtual na educação. Mas e aí? Será que funciona? Vem ver neste post.


Quando falamos em realidade virtual, logo pensamos naqueles filmes em que as pessoas entram em um videogame e começam a explorar o mundo. Como no famoso anime Sword Art Online. Mas,

A tecnologia em ambientes educacionais, como escolas e universidades tem se mostrado uma ferramenta poderosa, e a realidade virtual na educação é uma das inovações mais promissoras nesse campo.

Neste blogpost você vai ver como a realidade virtual está sendo usada para enriquecer o ensino de escolas e universidades. Bora lá?

O que é a realidade virtual?

Diferente do que pensam, a realidade virtual não é tão recente assim. Ela começou a ser desenvolvida com os simuladores de voo da Força Aérea dos Estados Unidos após a Segunda Guerra Mundial. Mais tarde, essa tecnologia se expandiu para o setor de entretenimento.

Existem diversas descrições de realidade virtual, porém, geralmente é descrita como uma experiência imersiva e interativa que utiliza imagens tridimensionais criadas em tempo real por computadores, ou seja, é uma simulação computadorizada que pode replicar o mundo real ou criar um ambiente totalmente fictício.

Com a realidade virtual permite que os usuários interajam com ambientes simulados por computador, ela pode possibilitar excursões virtuais, imergir estudantes em eventos historicamente significativos, simular ambientes de laboratório e construir conexões significativas entre instrutores e colegas, apesar da distância entre eles.

Como funciona a realidade virtual na educação?

Algumas empresas produzem conteúdo de aprendizagem em realidade que você pode acessar em um desktop, notebook ou tablet. Nesses casos, o conteúdo não é totalmente imersivo, mas os alunos ainda podem participar de ambientes simulados.

Embora a ciência ainda não esteja decidida se a realidade virtual é mais eficaz do que outras ferramentas de aprendizagem de mídia imersiva, ela parece ser uma verdadeira promessa pedagógica.

Assim, um estudo realizado por pesquisadores de Stanford analisou viagens de campo de feitas com realidade virtual sobre mudanças climáticas e descobriu que:

os participantes que exploraram mais o espaço virtual formaram associações cognitivas mais profundas com o conteúdo científico e puderam aprender, relembrar e reter as causas e efeitos da acidificação dos oceanos melhor do que aqueles, que não explorou tanto o mundo subaquático.”
realidade virtual na educação
a MedRoom, edtech que aplica a imersão da tecnologia de Realidade Virtual junto a estratégias de gamificação para educação em saúde

Como a realidade virtual pode transformar o futuro da educação?

A VR tem o potencial de revolucionar a educação ao tornar o aprendizado mais interativo e envolvente, promovendo melhor compreensão e maior engajamento dos alunos. A tecnologia pode oferecer experiências de aprendizado personalizadas e expandir o acesso à educação de qualidade, independentemente da localização geográfica dos alunos​, o que acaba beneficiando (e muito) a vida de estudantes que optam pelo EAD.

Como a realidade virtual é usada na educação

Além do exemplo acima, que é um exemplo na medicina, a realidade virtual pode ser utilizada em muitas outras áreas, como:

Educação Artistica

Um bom exemplo que podemos usar é a obra “BlueFall” uma pintura de 1966 da pioneira do Expressionismo Abstrato Helen Frankenthaler, está na coleção permanente do Museu de Arte de Milwaukee, mas você não precisa viajar até Wisconsin para experimentá-la.

Qualquer usuário de RV pode ampliar virtualmente o ousado monólito de cobalto de Frankenthaler – e até mesmo ouvir o autor Neil Gaiman atuar como docente enquanto ele empresta contexto e detalhes da história da arte.

Treinamentos

A Lifeliqe desenvolve simulações para treinamentos, preparando profissionais para carreiras requisitadas em áreas como saúde e manufatura avançada.

Os programas da empresa envolvem a exploração do ambiente de trabalho e responsabilidades, modelos de realidade virtural das ferramentas necessárias, simulações de treinamento e avaliações para auxiliar no acompanhamento do progresso dos alunos. 

Realidade virtual na educação Brasileira

No Brasil, a adoção da realidade virtual na educação ainda está em seus estágios iniciais, mas há um crescente interesse em explorar suas possibilidades.

Projetos piloto e parcerias entre empresas de tecnologia e instituições educacionais estão começando a surgir, visando incorporar a a realidade virtual como ferramenta pedagógica para enriquecer o ensino e a aprendizagem. Exemplos incluem o uso de VR para treinamento médico, simulações de engenharia e programas de aprendizado de idiomas​

Inteligência artificial em seus trabalhos usando a Mettzer

Com a inteligência artificial da Metttzer, selecionar conteúdo tornou-se mais simples: ele sugere referências e citações, permitindo que você adicione facilmente o que deseja clicando nas opções desejadas. E o melhor, tudo sem plágio. Ou seja, pode ser um TCC, ou até mesmo uma tese, a gente cuida disso tudo pra você!

Então, é só você selecionar o conteúdo e clicar para ter acesso a biblioteca de referências.

Gostou? Bora fazer um teste gratuito!

Perguntas frequentes

O que é realidade virtual?

Realidade virtual é uma tecnologia que cria um ambiente simulado, permitindo que os usuários se imerjam em uma experiência artificial. Diferente de interfaces tradicionais, a RV coloca o usuário dentro de uma experiência, onde eles podem interagir com o ambiente de maneiras que simulam o mundo real.

Como usar a realidade virtual na educação?

Para usar realidade virtual na educação para criar simulações imersivas e interativas, permitindo que os alunos explorem conceitos complexos, pratiquem habilidades em um ambiente seguro e experienciem cenários históricos ou geográficos distantes.

Quais os benefícios da realidade virtual para alunos e professores?

Os benefícios para os alunos incluem maior engajamento e motivação, melhor retenção de conhecimento e a capacidade de experienciar aprendizagem prática sem os riscos associados a atividades perigosas ou caras.

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade