O que um relatório técnico e qual a melhor forma de fazê-lo?

compartilhe

Se você pensa em trabalhar em empresas, você vai se deparar com um relatório técnico. E disso que vamos falar nesse post. O que é, quais são os tipos, e claro, como fazer!


Sumário

  1. O que é o relatório técnico?
  2. Por que o relatório técnico é importante?
  3. O que precisa ter em um relatório técnico?
  4. Tipos de relatório técnico
  5. Qual a estrutura de um relatório ténico?
  6. Como fazer um relatório técnico?

Se você trabalha em empresas, provavelmente já ouviu ou vai ouvir falar do relatório técnico é um documento que você cria sempre depois de uma visita técnica, onde você anota tudo o que viu e aprendeu nesta visita.

Quando você faz essas anotações para o relatório, você consegue fazer análises, e com elas montar planos de ação que podem ser importantes para a empresa.

Muitas dessas empresas até têm tudo o que precisa pra fazer esse relatório, mas é pouco colocado em prática. Então, se você começar a fazer o seu, já pode ganhar uns pontinhos com seu chefe. 😅

Por isso, vamos explicar por que isso é tão importante. Vem ver quais informações são essenciais e conhecer os tipos diferentes de relatórios técnicos que existem.

Vem comigo!

O que é o relatório técnico?

Bom, o relatório técnico, como falado antes, é um documento que resume de tudo o que aconteceu em uma visita técnica, como: o que deu certo, o que deu errado e como os problemas foram resolvidos. Assim, problemas da empresa podem ser resolvidos mais facilmente.

Esse relatório é útil porque guarda todas as informações que você precisa, ajudando a fazer análises mais acertivas e encontrar onde está localizado os problemas e assim, e claro,e conseguir aplicar melhorias nos processos.

Por que o relatório técnico é importante?

O relatório técnico é importante por três motivos simples:

  1. É a prova de que você fez trabalho para os clientes, pois, mostra que tudo foi feito corretamente. Então, isso mostra que empresa quer ser transparente e o mais confiável possível.
  2. o relatório cria um histórico de dados que ajuda as empresas na tomada de decisões, coisas, como, melhorar os serviços e, consequentemente, agradar mais os clientes, mantendo eles por perto.
  3. E também, o relatório técnico ajuda na organização da empresa, porquê evita perdas de dados importantes e deixa os clientes mais satisfeitos. Todo mundo sai ganhando.

O que precisa ter?

As informações do relatório técnico pode mudar dependendo do objetivo e do tipo de trabalho que foi realizado. Mas, é normal encontrarmos algumas informações, como:

  • Dados da empresa responsável pela realização do serviço;
  • Dados do cliente;
  • Dados do ativo ou equipamento;
  • Local de realização do serviço;
  • Horário de início e finalização do serviço;
  • Soluções aplicadas; 
  • Observações e recomendações;
  • Pendências;
  • Descritivo de itens conformes e não conformes;
  • Evidências fotográficas;
  • Assinatura do responsável técnico e do cliente. 
  • Tempo total de realização do serviço;
  • Descrição dos serviços realizados e valores envolvidos;
  • Descrição de peças e materiais utilizados e valores envolvidos;
  • Descrição da solicitação de serviço feita pelo cliente;
  • Descrição do diagnóstico encontrado pelo responsável técnico;
  • Problemas encontrados;

Tipos de relatório técnico

Aqui estão os cinco tipos de relatórios técnicos que geralmente são usados em diferentes serviços ou segmentos, dependendo da necessidade e complexidade:

  1. Relatório de Serviço ou Visita Técnica: Usado para documentar o que foi feito durante uma visita técnica, incluindo manutenção corretiva ou preventiva. É importante registrar a causa do problema, os serviços realizados, e qualquer informação que seja relevante no processo.
  2. Relatório Técnico de Manutenção: Similar ao relatório de serviço, este documento detalha o trabalho realizado durante a manutenção corretiva ou preventiva. A diferença principal está nas informações específicas do local e na abertura do chamado pelas equipes internas.
  3. Relatório de Não Conformidade: Utilizado para registrar problemas de qualidade em serviços, produtos, equipamentos ou procedimentos.
  4. Relatório Fotográfico: Sabe aquela vistoria quando você entrega o apartamento? É tipo isso, eles vão tirar foto de tudo, e se tudo estiver nos conformes, darão prosseguimento ao processo.
  5. Relatório Técnico de Inspeção de Segurança do Trabalho: Tem como objetivo investigar problemas que possam colocar em risco a vida e a saúde das pessoas. Está relacionado ao cumprimento das normas de segurança do trabalho.

Qual a estrutura de um relatório ténico?

A estrutura de um relatório técnico pode variar dependendo do que a empresa pede, mas geralmente eles seguem mais ou menos assim:

  1. Cabeçalho
  2. Informações da empresa, como: cliente e serviço
  3. Detalhes, como: o que foi pedido, problemas que apareceram e como foi resolvido.
  4. Lista de checagem
  5. Fotos
  6. Valores do serviço

É mais ou menos assim que a maioria dos relatórios técnicos são organizados, mas claro que cada empresa pode ter seus detalhes específicos!

Como fazer um relatório técnico?

Agora que você entendeu o que é e no que se baseia um relatório, vamos ver qual o passo a passo pra fazer um?

  1. Defina o Objetivo: Entenda claramente o propósito do relatório e para quem ele será apresentado.
  2. Coleta de Dados: Reúna todas as informações necessárias sobre o serviço, projeto ou pesquisa.
  3. Estruture o Relatório: Divida o relatório em seções como introdução, descrição do problema, metodologia, resultados, discussão, conclusões e recomendações.
  4. Apresente o Contexto: Na introdução, explique o contexto do trabalho, os objetivos e a importância do relatório. Assim, trará consigo as informações mais importantes.
  5. Descreva o Problema e a Solução: Detalhe o problema ou situação abordada, as soluções aplicadas e os resultados obtidos.
  6. Analise e Interprete os Resultados: Discuta os resultados,então, destaque tendências, comparações e pontos relevantes encontrados.
  7. Conclua e Sugira Ações: Resuma as principais conclusões, faça recomendações práticas e sugira ações para melhorias futuras.

E outro passo, mas não menos importante. Lembre-se que que mesmo que não seja um trabalho de faculdade, você pode usar o modelo de relatório da Mettzer

Modelo pronto de relatório

Se você já quebrou a cabeça escrevendo seu relatório, provavelmente precisa formatá-lo de acordo com a ABNT, certo? 

A boa notícia é que você não precisa passar por isso. Use a tecnologia a seu favor.

A Mettzer é o melhor editor de texto do mercado, que formata de forma automatizada qualquer trabalho nas normas ABNT: desde a capa até às referências bibliográficas. Ah, e temos verificador de plágio também! 

Inclusive, você pode começar seu texto a partir de um modelo de trabalho pronto. Incrível né?

Assim, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente ao que importa: o conteúdo do seu texto.

Além do mais, você pode usar a Mettzer para procurar bibliografias para usar como fonte de pesquisa de sua redação

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade