Se você quiser fazer parte do desenvolvimento do seu curso e mudar ele pra melhor, pode tentar fazer parte do centro acadêmico. Não sabe o que é? Vem que eu te explico.
Você provavelmente é ou já foi calouro, certo? Lembra daquelas pessoas que te acolheram no primeiro dia? Pois então, muito provavelmente elas fazem parte do C.A (centro acadêmico) do seu curso.
São elas as responsáveis por fazer essa recepção, e algumas decisões importantes para a universidade, como por exemplo, os direitos dos alunos. E para que isso ocorra, os alunos também precisam entrar em ação.
Quer saber mais? Vem comigo que te explico.
O que é centro acadêmico?
Se você quer fazer parte do movimento estudantil, então provavelmente você ouviu ou vai ouvir falar do centro acadêmico.
Os C.A’s é uma entidade que representa todos os estudantes de um determinado curso. Ou seja, cada curso tem o seu. O centro acadêmico serve como canal direto dos estudantes para realizar desde discussões políticas do curso à até mesmo festas ou jogos universitários.
O que faz um centro acadêmico?
A função princial do centro acadêmico é garantir que os estudantes tenham acesso aos orgãos de representação geral, como o diretório central de estudantes (DCE) e claro, com a reitoria da universidade.
Mas, também existem outras funções, como:
Organização de eventos
A organização de eventos é feita praticamente todo mês, você provavelmente já frequetentou algum H.H (Happy Hour) ou alguma semana acadêmica na sua universidade, certo? Todos esses eventos e semelhantes são preparados pela organização dos centros acadêmicos.
Mas não é só isso, mesas redondas, palestras e até oficinas podem ser planejados por essa organização.
Ponte entre alunos e reitoria
Como dito anteriormente, o centro acadêmico é um espaço em prol dos alunos. Então, sempre vai acontecer algum debate que viabiliza propostas e ideias para a melhoria do curso.
Algumas açõe são pequenas, mas algumas podem fazer a diferença, como grade curricular, novos professores e outras questões além da política.
Direito da universidade
Uma das funções do C.A é promover a reflexão crítica sobre a formaçao dos estudantes e o sentido de suas lutas pela universidade, ou seja, o objetivo é construir espaços e propostas que permitem que os estudantes dêem sentido a sua formação e defendá-las politicamente.
Como fazer parte do centro acadêmico
O C.A é um lugar para todos os estudantes, então, fazer parte dele não é difícil. Você provavelmente precisará falar com o pessoal da direção do centro acadêmico e verificar as vagas disponíveis.
Por que se juntar ao centro acadêmico?
Se você está afim de fazer a diferença na universidade, o centro acadêmico é o primeiro passo que você podar.
Nele, você tem livre arbítrio para compartilhar suas expectativas, críticas e ideias políticas que podem ajudar a transformar a universidade em um ambiente seguro e de qualidade para todos os estudantes.
Nos C.A’s a experiência é além da sala de aula, entrar no C.A é pensar no coletivo e nas formas de mudar sua universidade para melhor.
Qual a diferença entre diretório, centro e grêmio acadêmico?
Lembra do ensino médio? Lá é onde tinha o grêmio estudantil. Já no ensino superior, são os centros acadêmicos.
O diretório acadêmico é a mesma coisa, porém para cursos variados de uma área em comum, por exemplo, na área de comunicação o diretório pode cuidar tanto do curso de Design quanto de Letras.
Conte com a Mettzer para sua vida acadêmica
Sabemos que a vida acadêmica não é fácil. Por isso, a Mettzer veio pra te ajudar.
Nossa plataforma é a melhor do mercado, além de prática é totalmente intuitiva e vai te ajudar em seus trabalhos acadêmicos. Com nosso editor você pode focar no qua realmente importa: sua pesquisa.
Deixe a formatação com a gente e foque totalmente no conteúdos.
E pra facilitar mais ainda, você pode contar com nossos modelos de trabalho, então, seja um TCC ou Resenha, a formatação tá garantida!
Ficou afim? Faça um teste gratuito!
Graduando de Letras e literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina. Gosta muito da área de comunicação, pois, é através dela que podemos dar voz à ciência.